17/12/07

Sacrificio, Sorte e Vukcevic

Maritimo - 1 x SPORTING - 2

O Sporting regressou ontem ás vitórias para o campeonato e fora de portas onde não ganhava há mais de 2 meses. Com uma exibição mediana em termos qualitativos, salvou-se o espirito de sacrificio e a atitude após o golo adversário. Os leões garantiram 3 pontos importantes, num campo tradicionalmente dificil, contando com um factor que afinal também existe para o nosso clube... a sorte.
A equipa leonina apresentou-se com algumas alterações face à indisponibilidade de Izmailov e ao condicionamente de Romagnoli, aparecendo Adrien sobre a direita e Moutinho a 10 como aconteceu frente ao Dinamo. Liedson também jogou, embora não estando nas melhores condições.
O 1º tempo foi um deserto de ideias, onde os lances de maior realce aconteceram de forma irregular, um para cada formação e ambos em posição de fora de jogo.
O 2º tempo foi bastante melhor, o que também não era dificil, com as equipas em busca do golo e os lances de perigo a surgirem naturalmente. O 1º sinal foi dado pelo Maritimo com Patricio a responder presente, depois o Sporting respondeu e assumiu o controlo do jogo, tendo criado alguns lances de perigo para a baliza local. Destaque para o pontapé de Abel, o que já vem sendo um hábito, proporcionando a defesa da noite a Marcos e para uma jogada de Moutinho com Purovic a falhar o toque final a escassos centimetros da baliza.
O Sporting parecia encaminhado para o golo, mas foi o Maritimo que inaugurou o marcador num lance de bola parada sem fazer por merecer o resultado. Fogaça ganha nas alturas e cabeceia para o 1-0, Miguel Veloso errou na marcação e o avançado não errou a baliza, a equipa leonina sofria assim mais um golo consentido.
Apesar da injustiça o golo como que catapultou o Sporting para o seu melhor periodo. Paulo Bento arriscou, trocou Adrien por Romagnoli e recuou Moutinho, passando o Sporting a ser uma equipa mais organizada e com maior profundidade, embora continuasse a dominar o jogo mas sem criar grande perigo. Bento preparava-se para trocar Ronny por Pereirinha, quando um cruzamento da direita encontra a cabeça de Vukcevic que remata à baliza, a bola embate num defesa madeirense e só para no fundo da baliza. Sorte é verdade, mas que repôs justiça no marcador.
Mesmo com o empate Paulo Bento troca Ronny por Pereirinha e recua Veloso para lateral esquerdo, um substituição em cheio, pois Veloso subiu bastante de produção e Pereirinha surgiu de forma dinâmica e desiquilibradora no lado direito do ataque. O Sporting carregava e foi novamente um cruzamento da direita que chegou ao pé esquerdo de Vukcevic, passou por um adversário e rematou cruzado para o 1-2. Um golo de raça, que fazia a reviravolta no marcador a 2" do final do encontro e que dava os 3 tão ambicionados pontos ao leão.
O Sporting obteve um importante triunfo, não jogando bem, mas que eleva para 3 vitórias consecutivas o pecúlio da equipa, permitindo subir os niveis de confiança dos jogadores encarando os próximos jogos de forma mais optimista.
Foi uma vitória com sorte é verdade, ela que nos tinha abandonado em tantas ocasiões e que parece dar sinais de retoma. Agora é encarar jogo a jogo, de vitória em vitória, no final veremos no que isso se traduz.

8 rugido(s):

Sportingman disse...

Grande Simon, isto sim é o que podemos esperar dele!

Finalmente mais 3 pontos, era bom acabar agora o ano a ganhar frente ao Paços..

Saudações Leoninas

Anónimo disse...

Melhor o resultado que a exibição, mas é isso que importa.
Agora há que dar continuidade aos últimos resultados.

Saudações

Krugul disse...

Caros,

Ganhámos, o que foi fantástico, mas por muito pouco não perdemos outra vez.
O que se passa com a equipa que o ano passado entrava com tanta garra, que resolvia os jogo nos primeiros 20 minutos e depois era só controlar? Será um problema físico?animico? Nunca deslumbrámos, mas o futebol que jogamos hoje em dia é horrível..
Será que ainda vamos voltar a jogar relativamente bem? Terá chegado ao fim o tempo do Paulo Bento no sporting? Sinceramente não sei, mas estou muito apreensivo quanto ao futuro desta equipa. Não vamos ter a sorte que tivemos nos barreiros muitas vezes..
Desculpem o tom pessimista, mas não fiquei assim tão entusiasmado com a vitória. Ainda por cima o clima no seio da equipa parece ser mau..vejam a capa do jornal "o jogo" de hoje..

Acham que o losangulo é um sistema assim tão bom? eu prefiro jogar com extremos nas alas e uma toada mais ofensiva. Quando jogamos feio, mas temos muito bons resultados, tudo bem, mas assim, nem uma coisa nem outra..
somos o clube do mundo que mais e melhor forma extremos. não me digam que não podemos usar um sistema de jogo que os aproveite.

Saudações leoninas

Gil Lopes disse...

Foi uma vitória da raça e da vontade, ainda que alguns jogadores estejam em má forma e outros não têm qualidade para serem titulares do Sporting, e como Paulo Bento acha que só o 442 Losango pode dar resultados...
Mas não ter extremos de qualidade numa equipa de topo tem os seus custos.
Pode ser que com esta vitória o Sporting melhore principalmente o seu jogo, pois sempre foi isso que eles mostraram e bem no ano passado.

Krugul disse...

É bom ler comentários optimistas para levantar o moral das tropas. Espero bem que tenha razão wolverine23.
Atenção, tenho sido sempre um defensor do Paulo Bento. Só agora comecei a ter as minhas dúvidas.
Acho inadmissível nunca contratarmos extremos de raiz. Só temos médios mais interiores adaptados a extremos. Mas como o sistema é o losangulo..

Qual é a vossa opinião sobre o Jorge Jesus como treinador? (abstenham-se do que ele diz..) Num hipotético cenário de substituição do Paulo Bento, acham que era viável? (questão levantada pelo mro na centúria leonina)

Saudações Leoninas

Visconde disse...

1 - Apesar de não ser um defensor do losangulo, antes pelo contrário, penso que as diferenças do Sporting em relação ao ano passado são sobretudo a má forma fisica e a ausência de um criativo. O ano transacto tb passamos por uma má fase, só na 2ª volta praticamos um futebol entusiasta pq tinhamos uma defesa de betão, um veloso e um moutinho em alto nivel, um nani a partir a loiça e um romagnoli em excelente momento. Neste momento Romagnoli e Veloso estão em má forma, Moutinho parece agora estar a subir de rendimento e Izmailov/Vukcevic não são tão imprevisiveis como Nani, aliado a isto, temos uma defesa insegura, tudo isto reflete-se no rendimento global da equipa.
Na minha opinião o Sporting devia jogar em 4x3x3 só com um avançado e 2 extremos e podemos ver que qd o Sporting actua em 4x2x3x1 apresenta melhorias significativas no rendimento.

2 - Quanto ao Paulo Bento, apesar da teimosia parece-me que ainda é o homem certo no lugar certo pelo menos até final da época, depois logo analisaremos a sua produção.
Jorge Jesus é um bom treinador a nivel táctico, quanto ao resto é bastante discutivel, embora nunca tenha tido oportunidade de provar o seu valor, e se deva realçar o que tem conseguido em Belém.

Saudações

Anónimo disse...

HÁ 3 BAIXAS NO FCP PARA A CHOUPANA:
TARIK E O QUARESMA POR LESÃO, E BRUNO PIDÁ POR ENCARCERAMENTO.

Krugul disse...

haha .. muito bom anónimo