08/01/08

Adeus definitivo

Carlos Freitas, um dos homens mais "controversos" do Sporting nos últimos tempos, pediu a demissão do seu cargo de administrador para o futebol. Embora a noticia não constitua de todo uma grande surpresa, o timming da sua saída não era o esperado.
A saída de Freitas estava tomada desde o alegado periodo de reflexão que fez em Outubro, altura em que aceitou ficar até final de Janeiro, mas face aos maus resultados e constantes acusações de más decisões tomadas em prol do Sporting, o anúncio foi feito no imediato embora o adminsitrador se mantenha em funções até final de Fevereiro.
As razões da saida são as mesmas invocadas aquando do periodo de reflexão, sobretudo devido ao infoque na sua pessoa nas situações negativas, não se verificando o mesmo nas situações inversas. Freitas diz ainda que saiu por vontade própria, não foi empurrado, e sem qualquer tipo de indemnização.
Carlos Freitas chegou ao Sporting em 1999 pela mão de Luis Duque e cedo deu nas vistas ao contratar 3 jogadores que foram fundamentais (Mpenza, César Prates e André Cruz) para a conquista do titulo nacional nessa temporada e sobretudo depois de um largo jejum.
É certo que durante os quase 8 anos em que serviu o Sporting, Carlos Freitas cometeu muitos erros em contratações de futebolistas cuja qualidade futebolistica não lembra ao diabo (Mota, Koke, Spehar, Mahon, Horvath, Kirovky, Nalitzis, Marcos Paulo, Silva, Farnerud, Paredes... entre muitos outros), mas foi o mesmo que garantiu a contratação de algumas mais valias para o Sporting (Jardel, Polga, Liedson, Rochemback, Rogério, Tinga, Sá Pinto, João Pinto, Paulo Bento, Enakarhire, Caneira...) e também é justo que isso se mencione.
Este nome nunca irá gerar consensos, mas a balança das contratações entre os barretes e os valores confirmados não irá desiquilibrar muito para qualquer um dos lados. É certo que o o saldo deveria ser francamente positivo, mas se analisarmos bem todos os reforços, o investimento feito e o orçamento disponivél, talvez o trabalho de Freitas não seja tão mau como dizem porque sem ovos não se fazem omoletes...
Justas são as criticas que o acusam de nem sempre estar com a equipa, sobretudo nos maus momentos, de nunca ter dado a cara pelos jogadores que ele contratou e por nunca se ter pronunciados publicamente sobre diversos assuntos que a ele diziam respeito como responsável e administrador da SAD, só o fazendo quando quis limpar o nome dele.
Para todos os efeitos foi uma era que terminou no Sporting, agora resta saber quem será o novo homem forte do futebol leonino, sabendo de antemão as responsabilidades que daí advêem e cuja margem de erro é bastante reduzida. O Sporting precisa de titulos e não de mais experiências e fracassos.

4 rugido(s):

Krugul disse...

É verdade que muitas vezes tinha pouco dinheiro para comprar jogadores, mas para mim, uma boa gestão implica comprar apenas se for uma mais valia. Com a qualidade de muitos dos jogadores que vieram nos últimos anos, parece-me que mais valia ter apostado mais em jogadores da formação, que mesmo sem ser deslumbrantes, não eram piores do que os que vieram.
Também temos que pensar, que se estivesse um outro funcionário no seu lugar, também tinham vindo jogadores durante este período de tempo.
A mim não me deixa muitas saudades..
Saudações Leoninas

Krugul disse...

queria dizer "tinham vindo jogadores de qualidade.."

Visconde disse...

Se as criticas feitas lhe acentam que nem uma luva na sua quase totalidade, parece-me injusto não reconhecer que o homem também fez bens negócios e nos ajudou a conquistar qualquer coisa, pouca é certo, mas ajudou.
Eu só naõ acho que ele seja o único responsável pela situação do Sporting e agora que ele se demitiu veremos aonde recaem as culpas.
O seu substituto tem de ser alguém com conhecimentos do mercado e que traga mais valias no imediato.

Saudações

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.