14/01/08

Chumbo no exame

Académica - 1 x SPORTING - 1
Era com alguma ansiedade que se esperava pela partida de Coimbra, para ver sobretudo a reacção da equipa leonina à pior semanda de Paulo Bento no comando do Sporting. É certo que houve melhorias e voltamos a ver futebol à nossa equipa, mas quando foi preciso maturidade para guardar a bola e conservar os 3 pontos, a equipa leonina voltou a falhar.
O Sporting entrou bem em jogo, mostrando atitude e vontade em dar a volta à situação que assola o clube de Alvalade. Os leões tiveram bons momentos de bola, criaram algumas boas situações de perigo, mas foram ineficazes, Liedson travou com Pedro Roma um aceso duelo, mas não conseguiu regressar aos golos apesar da boa exibição.
No segundo tempo mais do mesmo, o Sporting dominava, criava perigo, mas não marcava. Com o tempo a passar, Paulo Bento alterou o 4x2x3x1 para o seu modelo favorito, e apesar da equipa ter ficado mais atacante, a verdade é que perdeu alguma consistência e criatividade no meio campo. A 15" do fim e com o empate na forja, Bento arrisca tudo (ou quase...não percebo a inclusão de Farnerud em campo com Adrien e Celsinho no banco, a ideia não era ganhar o jogo? Quantas vezes tocou o sueco na bola? alguém deu por ele?) e o Sporting passa a jogar com 3 defesas.
Consequência das alterações ou não, a verdade é que o Sporting chegou ao golo aos 81" por intermédio de Tonel que na marcação de um livre subiu à área academista para fazer o golo. Pensava-se que o mais dificil estava feito e suspirou-se de alivio, mas foi puro engano, após o golo a Académica teve a reacção esperada e que ainda não tinha feito e começou a rondar a baliza leonina, voltando a ver-se a tremideira habitual no último reduto leonino.
Com pouco minutos para jogar o Sporting não foi capaz de guardar a bola e procurar jogar longe da baliza de Rui Patricio, consequência disso, uma perca de bola que deu em canto, um canto de onde resultaram 2 falhas de marcação e golo da Académica aos 94"... desencanto absoluto no reino do leão.
É verdade que o resultado é injusto e o Sporting realizou uma exibição agradável, mas o jogo tem 90" e só acaba com o apito final. O Sporting perdeu mais 2 pontos apenas por culpa própria e Paulo Bento assumiu o adeus ao titulo dizendo que uma equipa que joga assim não pode aspirar a ser campeã...
Agora pergunto eu, quem faz a equipa? quem a trabalha durante a semana? quem toma as opções técnicas? quem traça o sistema de jogo? quem faz as alterações durante o encontro?

9 rugido(s):

Krugul disse...

Mais uma vez, a equipa do sporting mostrou um futebol muito pouco dinâmico, o que resulta em muito poucas oportunidades de golo (especialmente na 1ª parte). Se vamos lá poucas vezes, é normal que não consigamos marcar muitos golos. A académica não fez nada para ganhar o jogo, mas quando se viu em desvantagem, pressionou um pouco e trememos logo. Até podiam ter chegado ao empate mais cedo.
Uma das coisas que mais me irrita no Paulo bento é esta mentalidade mesquinha de ...marcámos, vamos todos defender. Não digo que sejamos kamikases, mas se pressionarmos um pouco mais acima no terreno e não desistirmos de marcar, há menos possibilidades de sofrer golos assim.
Estou a falar por exemplo de um livre perigoso marcado a nosso favor, depois de estarmos em vantagem, perto da grande área (de lado)e que podia ser perigoso, mas que os jogadores resolveram não tentar marcar e em vez disso, seguraram a bola com rodriguinhos, acabando por perdê-la. Que mentalidade é esta? E porque raio é o ronny a marcar todos os livres e não apenas os que são a 40 metros da baliza? Isto é culpa exclusiva do Paulo bento, que como já afirmei aqui, devia sair e dar o lugar a outro já em Janeiro.
Saudações Leoninas

Anónimo disse...

Quando é que Vukcevic começa a marcar livres, aquando da sua contratação essa era uma das suas especialidades e no youtube há vários exemplos disso, quando PB?
Quando é que Adrien é uma aposta séria e Farnerud um ausente da equipa?
Não há pachorra...

Anónimo disse...

123,,,

Anónimo disse...

O MEU MESTRE E GRANDE PORTISTA D.CAETANO DO BONÉ DIZ SEMPRE ENTRE DOIS UISQUES QUE NUMA COISA O VALE DE AZEVEDO TINHA RAZÃO: OS LAGARTOS SÃO PERDEDORES...

OH GLÓRIA A NÓS PORTISTAS NAS ALTURAS!!
OH TODO PODEROSO JORGE NUNO, EXERCE A TUA FURIA SOBRE ESTA PLEBE MULTI-COLLOR!!!

PERDOA-OS AOS QUE NÃO SÃO PORTISTAS E ABRE CELESTIALMENTE AS PORTAS DO TEU REINO DOS DRAGÕES!!!

OH MISERICORDIOSO DOM CATANO,GÉNIO VIVO E SEGUNDO SEMI-DEUS DA DRAGONISTICA,DÁ-LHES A LUZ DE QUE TANTO PRECISAM

Armando Silva disse...

Foi um jogo de certo modo bem conseguido mas que acabou como os outros..., sem a vitória... Merecíamos mais, mas falhamos na fase decisiva.

Um abraço amigo

Anónimo disse...

UM DIA O SPORTING AINDA NOS VAI ESPANTAR A TODOS...VAMOS TODOS FAZER UMA VAQUINHA PRA SEREM CAMPEOES . BORA LÁ!

Anónimo disse...

AGORA COM LICENÇA, VOU VER O DIAS FERREIRA A FERVER NA TV. EH EH

Cozinheiro Sueco disse...

Este jogo teve (na sua parte final) semelhanças com o de Aveiro da época passada. Depois de marcarmos, não conseguimos meter a bola no bolso...

Anónimo disse...

Help to prove Graham wrong, visit and vote for Ronaldo.

Thanks

http://planetronaldo.blogspot.com/