23/07/07

No bom caminho

O Sporting venceu os franceses do Lille por 3-0 no primeiro jogo da presente temporada diante dos seus adeptos, no novo tapete de Alvalade, com dois golos de Liedson, o primeiro dos quais a levantar os adeptos das cadeiras. Vukcevic fechou a contagem, com o seu primeiro golo, a passe do capitão João Moutinho. Um jogo que se revelou perfeito para Paulo Bento afinar a sua «máquina» e para os jogadores somarem pontos na luta pela titularidade. Stojkovic é quase uma certeza na baliza, Gladstone está cada vez mais sólido ao lado do capitão Polga, Farnerud parece mais solto do que a época passada e Ronny deixou claro que o leão não está assim tão coxo na esquerda.
O Lille, décimo classificado da última edição da liga francesa, revelou-se um adversário macio, muito previsível a atacar e demasiado «tenrinho» no meio-campo, permitindo que os leões assumissem a iniciativa do jogo, de forma folgada, desde o primeiro apito de Pedro Proença. Paredes deu apoio à defesa; Pereirinha, Romagnoli e Farnerud, com o sueco em bom plano, estabeleceram a ligação com o ataque que contou com Purovic, ainda muito apagado, ao lado de um exuberante Liedson.
O levezinho revelou uma enorme disponibilidade física, recuando para o meio-campo para provocar desequilíbrios, para logo a seguir se destacar no ataque, em movimentações que contrastaram com a menor mobilidade de Purovic. O primeiro golo, aos 13 minutos, arrancou os adeptos das cadeiras. Liedson recebeu um passe largo, controlando a bola com mestria, antes de tirar um adversário do caminho e atirar colocado, ainda fora da área, para as redes de Malicki. A festa estava lançada, mas esmoreceu com muitas interrupções até ao intervalo, com Gladstone a destacar-se com um par desarmes na área de Stojkovic.
Paulo Bento fez apenas três alterações ao intervalo, enquanto o Lille trocou meia equipa, com destaque para a entrada do desastrado guarda-redes Sylva que acabou por oferecer o segundo golo a Liedson. Na sequência de um mau atraso, o guarda-redes saiu de entre os postes, tentou driblar o levezinho que acabou por ganhar o lance e atirar para as redes vazias. Pouco depois da uma hora de jogo, Paulo Bento voltou a mexer, promovendo cinco alterações de uma assentada. Miguel Veloso, João Moutinho e Djaló revelaram que trouxeram as suas qualidades intactas das férias e o número 28, que herdou a braçadeira de Polga, ofereceu o primeiro golo a Vukcevic, com um cruzamento bem medido da direita para o montenegrino encostar ao segundo poste. Os dois protagonistas do terceiro golo tinham entrado em campo há apenas três minutos.
Os últimos minutos permitiram ainda averiguar que Rui Patrício, com duas excelentes intervenções, está pronto para lutar pela titularidade, e que Miguel Veloso já está em excelente forma. Boas dores de cabeça para Paulo Bento que não vai ter vida fácil para escolher o primeiro onze.
Temos equipa.

2 rugido(s):

Anónimo disse...

O Miguel Veloso encontra-se muito distante da forma como acabou a época passada.
E o Purovic começa-me a preocupar seriamente.
Neste momento aposto no Djaló para fazer companhia ao Liedson.

Armando Silva disse...

Gostei do jogo, já se viu alguma coisa mais, parece-me que estamos no bom caminho.