31/08/07

Análise ao sorteio

O Sporting ficou colocado no Grupo F, com Manchester United, Roma e Dinamo de Kiev. Um grupo em tudo idêntico ao da última edição, que deixa antever uma luta acessa pela qualificação até à última jornada. Em relação áo passado ano, a equipa leonina tem de melhorar a sua performance em casa e manter a mesma coesão fora de portas para seguir em frente.
Análise aos adversários do Sporting:

Manchester United (Eng.)

Será o principal candidato ao apuramento, é a equipa com melhor palmarés europeu do grupo e na última edição foi semi-finalista da prova (eliminado pelo Milan).
Apesar de não atravessar um grande momento na liga interna, tem 2 empates e 1 derrota em 4 jogos, é o acampeão em titulo e é uma equipa que investiu forte para a nova época, tendo gasto cerca de 75 milhões de euros em jogadores como Nani, Anderson, Tevez ou Hargreaves, mas que manteve o seu núcleo duro, tendo apenas saido Alan Smith, Heinze e Richardson, jogadores nem sempre utilizados.
O Manchester apesar de tudo, tem demonstrado nos últimos anos alguma dificuldade em conseguir o apuramento para a 2ª fase (em 2005/06 falhou o apuramento e em 06/07 só o conseguiu no último jogo), sobretudo nos jogos fora de portas, onde não costuma fazer grandes resultados. É neste aspecto que o Sporting joga uma carta importante do seu futuro, pois recebe o Man Utd na 1ª jornada, sem Rooney e ainda com alguns dos seus melhores jogadores a meio gas.
O ponto fraco desta equipa, se é que tem pontos fracos, é o sector defensivo, onde para além das opções iniciais, as restantes apostas deixam algo a desejar. Outro factor é a dependência da magia de jogadores como Ronaldo, Rooney ou Gigggs.

AS Roma (Ita.)

A Roma surge como 2º cabeça de série e com aspirações na prova, onde no passado ano chegou aos quartos de final, tendo sido humilhada pelo Manchester por 7-1, o que deixa antever grande rivalidade entre os 2 emblemas, e que o Sporting pode aproveitar.
A equipa romana chega à Champions como vice-campeã italiana, onde apesar da boa campanha ficou a 22 pontos do campeão, apesar de ser a única equipa a vencê-los.
Á semelhança do Sporting, a Roma também chega a esta edição como vencedora da taça e supertaça de Itália.
Uma equipa italiana nunca é um bom adversário, mas esta formação tem caracteristicas diferentes do tipico futebol transalpino, a Roma é uma equipa que gosta de atacar, e não de ficar atrás da bola com uma defesa sólida em busca do contra-ataque, o que favorece a equipa leonina, que não se dá bem com as matreiras equipas italianas.
A Roma perdeu para esta época o avançado Montella e um dos esteios da defesa, Chivu, mas reforçou-se com Cicinho (Real Madrid), Juan (B. Leverkusen) e Giuly (Barcelona), o que lhe garante uma equipa de ambição a ganhar troféus.
Esta equipa faz do seu ataque o ponto forte, onde Totti é a estrela. O melhor marcador de Itália é apoiado por Mancini, Taddei, Aquilani, Perrotta, Pizarro entre outros, jogadores capazes de desiquilibrar e resolver jogos.

Dinamo Kiev (Ucr.)

O Dinamo é considerado o elo mais fraco do grupo, embora eu ache que esta equipa é uma incógnita, o desconhecimento ou a fraca visibilidade do seu campeonato não deixa que se tenha uma real percepção do seu valor.
O Dinamo costuma ser uma assidua equipa desta competição, apesar de raramente passar à 2ª fase. É uma equipa que foi remodelada, tendo perdido o dominio do futebol ucraniano nestes últimos anos, onde pontificam vários jogadores brasileiros que trazem algum brilhantismo ao seu futebol.
Nesta formação ucraniana realce para o veterano Rebrov, para o avançado Milevskiy que brilhou no europeu de sub.21 em Portugal e chegou a estar na rota do Sporting, e para os brasileiros Diogo Rincon, Kleber e Michael.
Actualmente e ao fim de 7 jogos encontra-se na 4º posição do seu campeonato com 3 V, 3E e 1D.
Outra condicionante importante neste adversário, são as condições metereológicas que geralmente os opositores têm de enfrentar, o Sporting desloca-se à Ucrânia a 2 de Outubro, na 2º jornada, o que não deixa de ser positivo, ou menos mau.
O apuramento para a 2ª fase será de grande satisfação, já a Uefa é uma obrigação.
Força SPORTING

2 rugido(s):

Miguel Fraga disse...

Vai ser complicado passar, mas espero muito desta equipa.
Força Sporting!

Armando Silva disse...

Amigo Visconde, muitos parabéns por esta fantástica analise aos nosso adversários... O trabalho que isto te deu, de certo que valeu a pena, pois o resultado final é magnifico...
Quanto aos adversários, penso que temos todas as hipóteses de passar à fase seguinte... Para mim passamos nós e o Man