31/01/08

Exibição QB

O Sporting assegurou a passagem à final da 1ª edição da Taça da Liga ao derrotar o Penafiel por 3-1, um jogo sem grande interesse, pois os leões resolveram o jogo em 30" sem terem necessidade de recorrer a grandes esforços, podendo assim aproveitar para recuperar energias, embora nem sempre isso tenha sido feito da melhor forma, o que ainda provocou ligeiros "arrepios". Izmailov foi a figura maior do Sporting, voltando a realizar uma excelente exibição coroada com 2 golos e 1 assistência.

O Sporting entrou no jogo para resolver depressa os acontecimentos, sem acelerar muito e mesmo jogando num ritmo baixo os leões foram aos poucos encostando o Penafiel à sua defensiva, equipa que também pouco ou nada mostrava em termos ofensivos. Consequência disso foi o 1º golo do encontro aos 20", a equipa leonina acelerou um pouco o jogo e numa boa combinação Izmailov serve Romagnoli em bandeja de prata para o argentino não desperdiçar.
Foi o melhor periodo do Sporting que culminou com o 2º golo, o russo recebe a bola passa pelo defesa, finta o guardião adversário e finaliza com classe, grande golo de Izmailov, a mostrar o porquê do interesse leonino em adquirir o seu passe.
Até final da 1ª parte o Sporting desperdiçou mais algumas oportunidades que poderiam ter morto o jogo em definitivo. O Penafiel tentou responder com alguns remates de meia distância, mas Patricio revelou-se sempre seguro.
No 2º tempo, Paulo Bento deu descanso a Vukcevic e apostou em Celsinho que finalmente teve oportunidade de mostrar um pouco do seu perfume e não desiludiu, o brasileiro fez a cabeça em água aos defesas contrários, sendo o principal dinamizador do ataque leonino.
Mas o Sporting aos pouco foi repousando e baixou muito de intensidade, deixando que o Penafiel fosse subindo no terreno e acreditando que podia fazer algo mais, o que viria a acontecer num rápido contra ataque resultante de uma perca de bola em zona proibida de Gladstone com Rui Patricio a defender e Gladstone ao tentar cortar o lance acabou por introduzi-la na baliza. Um lance com algum azar, mas também a revelar o porquê do brasileiro não jogar mais vezes.
Com o golo o Penafiel acordou e o Sporting intranquilizou-se por alguns momentos, até porque Paulo Bento apostou em Farnerud em detrimento de Tiui que esperava pela sua estreia, e o (pouco) público presente respondeu com uma assobiadela o que não ajudou muito a equipa.
Mas o Sporting reagiu e a cerca de 10" do fim, uma boa iniciativa de Pereirinha acabou com o 2º golo de Izmailov, tendo até final a equipa leonina desperdiçado mais algumas boas ocasiões para ampliar o resultado.
O Sporting atinge assim um dos objectivos da época e estará presente no dia 22 de Março no Estádio do Algarve a disputar a Final da Taça da Liga tendo o V. Setúbal como adversário. Um jogo onde o Sporting é amplamente favorito e onde tem de fazer valer o seu mais valor fazendo história ao conquistar a 1ª edição da competição.

30/01/08

O Grande Paulinho

Uma das figuras mais emblemáticas do Sporting faz hoje 39 anos, Paulo Gama de seu nome.
O Paulinho é muito mais do que um simple técnico de equipamentos, o Paulinho representa tudo o que de bom tem o Sporting, é um verdadeiro exemplo de esforço, dedicação, devoção e glória.
Presente em todos os momentos da vida do clube, muitos foram os atletas, os dirigentes e os presidentes que passaram pelo Sporting, e o Paulinho sempre lá.
A campanha de lançamento da gamebox desta época, onde o Paulinho teve um papel de destaque, foi um pequeno prémio por todo o seu sportinguismo, mas que teve grande significado, sobretudo para ele, uma pequena homenagem à importância que ele detém dentro do grupo.
Parabéns Paulinho!!!

Izmailov

O russo que estava convocado para a sua selecção foi dispensado do estágio que iria decorrer na Turquia, estando por isso disponivel para o encontro com o Belenenses a contar para a próxima jornada da liga. Uma boa noticia para os lados de Alvalade.
João Martins

O médio leonino, irmão de Carlos Martins, que se encontrava emprestado ao Olhanense vai abandonar o clube algarvio devido à pouca utilização até este momento. Martins vai agora ser emprestado ao Olivais e Moscavide onde já se encontram alguns jovens leões, para assim dar poder jogar com regularidade.
André Marques

O defesa esquerdo foi dispensado do Leiria por Vitor Oliveira e encontrava-se a aguardar colocação, sendo que o seu destino é o Freamunde da Liga Vitalis. O jovem leão tem assim nova oportunidade para mostrar serviço e tentar o regresso à casa mãe na próxima época.

29/01/08

A caminho do Euro

Rui Patricio foi chamado por Scolari para os trabalhos da Selecção Nacional sendo a grande surpresa da lista de convocados, a par das ausências de Miguel Veloso, Moutinho, Postiga (Panatinaicos) e Miguel (Valência).
O guardião leonino tem assim possibilidade de mostrar as suas qualidades ao seleccionador, sendo quase certo que se continuar a jogar até ao final da época deverá garantir um lugar no Europeu do próximo verão na Suiça e Austria.
No ano de estreia como futebolista sénior, Rui Patricio está a ter uma época em cheio, esperemos que corresponda a todas as expectativas.

Boa sorte.

Sumarissimos


Espero que desta vez o Sr. Vitor Pereira e sus muchachus também tenham visto estas imagens.
Depois de Paulo Bento ter sido suspenso por ter dito que os árbitros perderam a vergonha, aguardo anciosamente o castigo a aplicar ao Luis Filipe Orelhas por declarações idênticas.
Já em relação ao Arruaceiro Alves e visto o Shôr Carlos Xistra ter achado que um amarelozito chegava para punir a infracção, espero que desta vez também seja usado o recurso ao video e imagem que em outras ocasiões serviu, só com uma diferença, a cor da camisola era outra...
O Conselhos Disciplinar da LPFP costuma surpreender, por isso vamos aguardar até ao final da semana para sabermos a resposta.

28/01/08

Leão de raça

Sporting - 2 x Porto - 0

O Sporting regressou às vitórias no campeonato e realizou no meu entender a melhor exibição colectiva da temporada. Foi uma verdadeira equipa a que se viu ontem em Alvalade, enorme atitude, entreajuda entre todos os jogadores, capacidade de sacrificio, alguma sorte à mistura, mas também mostras do talento que a equipa possuiu.
Para além do resultado do encontro, da aproximação ao lider, da recuperação classificativa e da pressão ao adversário mais próximo, esta vitória pode e deve ser o "click" que faltava para a equipa elevar os seus indices de confiança e realizar um resto de temporada ao melhor nivel, depois no final se farão contas.

As equipas apresentaram-se com esquemas tácticos diferentes dos habitualmente utilizados, o Sporting jogou com a defesa habitual à excepção de Pereirinha (grande exibição do puto...!!!), com Veloso à frente da defesa, Romagnoli no vértice do miolo um pouco mais recuado, com Moutinho e Izmailov nas alas a fecharem os caminhos a Quaresma e Bosingwa e Vukcevic a apoiar Liedson no ataque. Já o Porto optou por jogar em 4x4x2 para povoar o meio campo e tirar partido disso.
O porto entrou melhor e criou 2 situações de perigo que faziam antever um jogo complicado, o Sporting respondeu com eficácia e 2 golos de rajada, com os protagonistas a serem os mesmos embora com papeis invertidos. No 1º caso Izmailov cruza para Vukcevic que de primeira chuta para o 1-0 com a preciosa ajuda de Helton. No 2º caso foi Vukcevic a cabecear (adiantado)levando Helton a defender como pode e o russo oportunista a empurrar para a baliza.
O Sporting encontrava-se assim com uma vantagem confortável, optando por recuar no terreno, procurando recuperar a bola e lançar rápidos ataques.
Até final o equilibrio a meio campo foi a nota dominante.

No segundo tempo, o porto alterou o seu esquema táctico, procurou o golo e foi mais pressionante no ataque, mas a defesa leonina, a entreajuda colectiva de toda a equipa e alguma sorte é certo, fizeram com que os andrades não tenham marcado.
Embora tenha optado por jogar na expectativa , o Sporting espreitava o ataque e também criou alguns lances de perigo para a baliza portista com destaque para Liedson que já perto do fim viu a bola salva em cima da linha, à semelhança do que Polga tinha feito alguns minutos atrás.

Apesar do maior dominio (consentido) portista, considero o Sporting um justo vencedor pela entrega e disponibilidade da equipa, pela eficácia que tantas vezes tem faltado. Espero continuar a ver a mesma atitude até final da temporada.

Notas soltas:
- Embora considere que o Sporting valeu pelo seu todo, a exibição de Pereirinha foi enorme, o miúdo fez um grande jogou e secou por completo todos os adversários. Ganhou-se um lateral?
- Sistem táctico utilizado pelo Sporting que é sem dúvida o que mais se adequa à equipa neste momento, Vukcevic e Liedson na frente, é favor na inventar mais...
- 2 golos saidos das linhas com cruzamentos para a área, a ver se é desta que Paulo Bento percebe que os extremos davam um jeitaço ao nosso plantel;
- Não se percebe a obsessão por Farnerud, alguém reparou que ele entrou em campo??? Com Adrien no banco sedento de participar no seu 1º clássico o porquê da entrada de um jogador que é uma completa nulidade?

Futebol Formação

Iniciados:
Oeiras - 0 x SPORTING - 3

Juvenis:
SPORTING - 3 x Alverca - 1

Juniores:
SPORTING x Belenenses (02/02)

Modalidades Leoninas

Futsal
Olivais - 4 x SPORTING - 5

O Sporting visitou e venceu o Sport Lisboa e Olivais por 5-4, em jogo a contar para o nacional de futsal. Davi (1), Evandro (1) e Café (3) foram os autores dos tentos «leoninos».
Os pupilos de Paulo Fernandes, até alcançarem a vantagem de 5-1, fizeram uma boa exibição, optando pelo sistema 4x0. Os «leões» trocaram bem a bola e dominaram a partida, enquanto que o Olivais procurava jogar na exploração do erro do Sporting. A meio da segunda parte, a equipa «verde e branca» atingiu as cinco faltas, deixou de fazer pressão alta e recuou no campo, dando hipóteses a que a formação da casa reduzisse a desvantagem para 5-4, quando faltavam pouco mais de 20 segundos para o final do encontro. O Sporting ainda teve oportunidade de fazer o sexto golo, mas o «egoísmo» de Deo, quando tinha Alex isolado e em boa posição para marcar, inviabilizou uma vitória mais confortável. No entanto, os «leões» saíram da partida com uma vitória merecida.
Com este resultado, o Sporting ascendeu ao 3.º lugar da classificação, encurtando para três os pontos de distância para o segundo classificado – Benfica.


Andebol
SPORTING - 21 x Porto - 23

O Sporting perdeu, por 23-21, frente ao FC Porto, em jogo realizado no Pavilhão do Ginásio do Sul e referente à 15.ª jornada do Campeonato da Liga Halcon.
Uma derrota com um certo sabor amargo, já que os «leões» – após um começo periclitante – embalaram para uma prestação de cariz positivo, chegando ao intervalo a vencer por 11-10 e mantendo-se na frente do marcador até à entrada dos derradeiros dois minutos. Foi nesse curto espaço de tempo que tudo se decidiu, com a chamada sorte sorrindo à formação visitante. Face ao equilíbrio observado, o empate espelharia, muito melhor, o desenrolar dos acontecimentos.
Num agradável espectáculo andebolístico, nota elevadíssima para as soberbas actuações de Humberto Gomes e Ricardo Candeias, dois guarda-redes em grande plano.
Alinharam e marcaram pelo Sporting – Humberto Gomes; Hugo Canelas, Vladimir Bolotskih (2), Pedro Cruz (6), Tiago Silva (2), Nuno Roque (2), Márcio Cardoso (1), João Pinto (1), Mitja Lesjak (2) e Fernando Nunes (5).

25/01/08

Reforço Lateral

O Sporting assegurou o 2º reforço de inverno para a equipa, trata-se de Leandro Grimi, lateral argentino do Milan quem vem cedido até final da época. Os leões vêem assim reforçada uma posição que há muito se encontrava fragilizada.
Grimi estava referenciado pelo Sporting há já algum tempo, e foi mesmo a escolha principal para o inicio da temporada, mas o argentino preferiu o Siena para estar mais perto do clube mãe e adaptar-se ao calcio.
Com a chegada de Grimi, o Sporting fica com excesso de laterais para o lado esquerdo (ou melhor pseudo laterais), pelo que 1 deles deve sair do clube nos próximos dias, passando pelo empréstimo de Ronny ou pelo recâmbio de Marian Had, sendo esta a solução mais viável e mais lógica.
Apesar de Grimi trazer boas referência, o Sporting não tem aqui uma aposta futura, a não ser que o Milan abra mão do jogador, nem traz ao Sporting algo que faz muita falta, experiência, pois trata-se de um jogador de 23 anos.
Resta esperar que o argentino se adapte rapidamente e faça um boa segunda volta, mostrando ser uma mais valia para que o Sporting possa assegurar o seu passe para o futuro.

24/01/08

Frase do dia

Romagnoli: "Foi um alívio quando conseguimos marcar."
Esta frase ilustra bem o que se passa pelas cabeças dos jogadores leoninos quando entram em campo, o nervosismo e a ansiedade que a equipa demonstra mesmo perante adversários bastante inferiores.

Final à vista

SPORTING - 3 x Beira Mar - 0

O Sporting conseguiu ontem a 1ª vitória na fase de grupos da Taça da Liga e deu um passo importante rumo à final.
Sem fazer uma exibição de encher o olho, a partida teve duas partes distintas, um 1º tempo onde não se viu futebol, salvo 1/2 excepções, a equipa não encontrava soluções para furar a muralha aveirense, jogava muito lentamente, sem ideias, ou seja mais 45" do futebol deprimente a que estamos habituados.
Com o intervalo veio também o melhor periodo dos leões, o Sporting introduziu mais velocidade no jogo, criou algumas oportunidades mas tardava em marcar. Com a troca de Veloso por Moutinho a equipa soltou-se mais e ganhou maior mobilidade, não sendo de estranhar que aos 67" Liedson fizesse o golo que o Sporting já justificava.
Após o 1-0 podemos assistir a uma recta final da partida de bom futebol. Em vantagem no marcador a equipa soltou-se da ansiedade e da pressão que trazia e o dominio total do Sporting traduziu-se ainda em mais 2 golos de Vukcevic, que continua em grande forma.
Do Beira Mar nem sinal, a equipa de Aveiro limitou-se a defender e a tentar segurar o 0-0.
O Sporting conseguiu o objectivo principal, mas a equipa ainda está longe de produzir um futebol de encantar, talvez os cerca de 6500 adeptos que foram ao estádio queiram dizer qualquer coisa.
Notas soltas:
- Miguel Veloso é uma sombra de si mesmo, lento, pesado, com pouco descernimento, incapaz de dar ritmo ao meio campo leonino. Um dos piores em campo;
- Izmailov também passa por uma má fase, a que não será alheio o facto de não ter tido férias, pois veio para Portugal no decurso da época na Rússia. Não seria Celsinho ou Adrien uma opção mais válida neste momento?
- Ronny parece ter finalmente visto que livres em força não são a sua especialidade. Ontem depois de 2 tentativas à bomba que em nada resultaram, teve 2 tentativas em jeito que resultaram numa bola na trave e na defesa da noite do guardião adversário. A confirmar...
- Pereirinha fez um bom jogo, apareceu desinibido e sem medo de apoiar e desiquilibrar no ataque, é certo que o adversário quase não atacou, mas ficou o sinal;
- Rui Patricio foi o escolhido para ontem quando se apostaria em Stojkovic face às últimas escolhas de Paulo Bento, será que vamos voltar a ter o Sérvio na baliza leonina para o campeonato?

23/01/08

Obrigatório vencer

(As minhas apostas para mais logo) - 21.15h RTP1
O Sporting joga mais logo uma carta decisiva do sucesso na Taça da Liga. Depois de uma derrota na 1ª jornada, os leões precisam dos 3 pontos para continuarem a prosseguir o objectivo de vencer a I Edição desta nova competição.
Se vencer é fundamental para as aspirações leoninas e um empate deixa tudo em aberto para a última jornada, já a derrota deixa-nos fora da competição, o que seria uma verdadeira catástrofe com repercussões de larga escala.
Apesar do adversário ser de um escalão inferior e estar a passar também por um periodo conturbado, será bom que a equipa entre com um atitude forte e procure resolver o jogo o mais cedo possivel, de forma a evitar surpresas, ansiedade e de modo a gerir o jogo à sua forma pensando já no próximo encontro.

Loteamento aprovado, dívida reduzida?

Foi finalmente aprovado o projecto de loteamento para os antigos terrenos do Estádio José Alvalade, passados 9 anos o Sporting vai agora receber os 27,5 milhões de Euros a que tem direito.
Com a resolução de mais este problema seria de extrema importância que o presidente do clube viesse informar os sócios do panorama financeiro actual do clube.
Se bem me lembro, o Sporting encaixou no último ano com a venda do património não desportivo, com a aprovação do loteamento e com a venda de alguns activos, um valor superior a 100 milhões de euros. Assim sendo gostaria de saber qual a divida actual do Sporting, para onde foi canalizado esse valor, o montante da divida à banca e quais os projectos a curto/médio prazo para resolução desse passivo?
Não seria tão mais interessante ver essas questões fundamentais esclarecidas no site oficial do Sporting, que afinal é o principal meio de comunicação com os sócios e adeptos, do que assistirmos a piadas sobre algo que em nada contribuiu para o sucesso do clube, quando o mesmo tem tanto com que se preocupar verdadeiramente?
PS
- Nobre Guedes já declarou à Antena 1 que "fazia parte do plano vender o património e receber o dinheiro dos terrenos. Esta aprovação da Câmara permite o pagamento de contratos feitos há sete ou oito anos. Este dinheiro é exclusivamente para reduzir o passivo do Sporting. Quando os juros baixarem devido à diminuição do passivo, pode começar-se então a libertar mais dinheiro para investir no futebol.
Estamos a negociar um processo de reestruturação com o banco que está quase terminado e que se baseia sobretudo nos prazos de amortização das dívidas que faltam liquidar. Então sim, podemos começar a respirar."

22/01/08

Taça de Portugal: 6ª Eliminatória

O sorteio ditou o confronto com o Maritimo na próxima ronda do troféu. O Sporting continua assim a defesa do troféu jogando novamente em Alvalade perante um adversário complicado, que não costuma facilitar nas visitas à capital.
O Sporting é favorito na eliminatória porque tem melhor equipa, porque joga em casa e porque é o defensor do troféu, agora é só preciso provar esse favoritismo em campo e demonstrar determinação e atitude em alcançar este objectivo.
Restantes jogos da 6ª Eliminatória:

• Atlético Valdevez-Moreirense
• Naval 1.º de Maio-Rio Ave
• Gil Vicente-Leixões
• Vitória Setúbal-V. Guimarães
• Sertanense-FC Porto
• Benfica-Paços de Ferreira

21/01/08

Rumo ao Jamor

SPORTING - 4 x Lagoa - 0
Um jogo sem grandes motivos de interesse, tamanha a diferença entre ambas as equipas. O Sporting aproveitou o encontro para reencontrar o caminho das vitória e ganhar confiança para os próximos desafios.
Perante um adversário que apesar de tentar jogar o jogo pelo jogo, pouco incomodou Stojkovic, a equipa leonina carimbou a passagem à próxima eliminatória jogando quante baste, sem ser preciso recorrer a grandes esforços, fruto do golo madrugador de grande execução do nosso capitão Moutinho.
Deste jogo podemos tirar alguns apontamentos importantes:
- A não utilização de Adrien (a não ser que esteja a ser poupado para esta 4ª feira frente ao Beira Mar) em detrimento de Farnerud, que mais uma vez fez questão de demonstrar a sua qualidade, ou melhor, a falta dela. Nem com adversários de nivel reduzido este sueco rende alguma coisinha... fraquinho, fraquinho.
- A lesão de Abel que pode ser mais um grande problema para o Sporting se tiver alguma gravidade, pois para além de Abel ser um dos leões do momento e estar a realizar uma grande época, a sua alternativa de momento é Pereirinha e isso é logo constrangedor.
- Finalmente Celsinho voltou a vestir a camisola do Sporting, depois de 45" frente ao Fátima, jogou cerca de 20" frente ao Lagoa, será aposta para manter? Ou Será que Farnerud dá mais garantias a PB...!!!
- A utilização de Vukcevic no apoio a Liedson. Numa altura em que os avançados leoninos não acertam com as redes, Paulo Bento encostou o montenegrino em grande forma a um Liedson a querer voltar á ribalta, pode ser que resulte.

Futebol Formação


Iniciados:

SPORTING - 9 x Seixal - 0

Juvenis:
Ac. fundão - 0 x SPORTING - 3

Juniores:
Nacional - 0 x SPORTING - 3

Modalidades Leoninas

Futsal
SPORTING - 5 x Sassoeiros - 0

Apesar do resultado volumoso e da boa exibição leonina, só nos últimos minutos o Sporting conseguiu marcar o golo da tranquilidade, pois o 1-0 teimava em manter-se apesar da avalanche ofensiva dos leões, muito do culpa do GR forasteiro que assinalou exibição de grande nivel.
Os «leões» foram uma equipa serena, dominadora -- 70% de posse de bola e cerda de 40 remates contra, apenas, sete, do opositor -- que implementou uma pressão bastante alta, desgastando, progressivamente, o antagonista e acabando, na parte final, por recolher dividendos da eficiência com que «atacou» o 5 para 4 contrário.
Alinharam e marcaram pelo Sporting - João Benedito; Bibi (2), Deo (1), Davi, Alex (1), Café (1), Evandro, Jorge Fernandes, Nenê e Zezito.

18/01/08

Manifesto SCP

Manifesto SCP - Mais e Melhor Sporting
Consultar
aqui

17/01/08

Jogador mistério

Numa altura em que se procuram reforços para equilibrar e melhorar as equipas, o Sporting não foge à regra e dos 3 jogadores "pedidos" pelo treinador (avançado, médio e defesa esquerdo) já foi ocupada uma das vagas. O que me leva a escrever este post não é sugerir nomes para as posições em questão, algo que já fiz anteriormente aqui e aqui, mas antes procurar perceber se a chave para o problema leonina não está dentro de portas.
Sabendo-se que o Sporting procura mais um médio para o plantel, eu gostava de entender onde pára Celsinho?
O Sporting precisa de uma alternativa a Romagnoli, um nº 10, um jogador criativo que consiga criar desiquilibrios e furar as defesas contrárias, o sósia de Ronaldinho gaúcho tem esses atributos, porque não joga?
O jovem brasileiro vinha rotulado de craque, desaprendeu entretanto desde que chegou a Alcochete?
É certo que precisava de tempo para se adaptar a um novo futebol, mas já passaram mais de 6 meses, não era já tempo de ter uma oportunidade?
Pouco foi o tempo que tivemos para ver o jogador com a camisola do leão, mas será que consegue ser pior que Farnerud e Pereirinha que têm constantes oportunidades na equipa?
Outro assunto que me suscita muitas dúvidas é a duração do contrato de Celsinho, ele está emprestado por 1 ano como foi noticiado no inicio da época, ou o seu passe pertence ao Sporting por um periodo de 5 anos como disse Carlos Freitas?
Gostaria de entender todas estas questões, mas numa altura em que o Sporting está com um muito fraco poder de compra, parece-me lógico que a solução para o meio campo passa por tirar partido das qualidades deste jogador.
Outra solução possivel seria o regresso de Fábio Paim ao clube mãe, ele que está a fazer uma excelente época no Trofense, onde foi considerado pelos adeptos como o reforço mais preponderante na equipa, enviando o Sporting como contrapartida o Pereirinha que numa época em Alvalade pouco ou nada evoluiu para ser uma aposta constante de Paulo Bento (será padrinho...!!!?)
Com este "reforços" internos o Sporting pouparia os trocos que tem para ir às compra para aplicar na totalidade num defesa esquerdo em condições ( Jorge Ribeiro a preço da chuva não era mau de todo, até porque dificilmente não estará no próximo Europeu de Futebol onde o seu passe sairia valorizado).
Comentem e digam as vossas opiniões.

Tiui: A ave rara

Já foi apresentado o 1º reforço de inverno do Sporting, Rodrigo Tiui, nome de pássaro raro, chega ao Sporting depois de ter terminado o contrato com o Fluminense a 31 de Dezembro, mas que segundo os dirigentes de Alvalade, era um jogador observado há já 7 meses e que esteve para vir para o clube no verão, chegou agora e assinou por 3 épocas e meia. Com tanto tempo de observação, desta vez os nossos dirigentes acertaram na escolha... ou será que não?

Após alguma pesquisa por sites e blogs brasileiros, chego há conclusão que se trata de um jogador de nivel médio. No entanto e para ficarmos todos a conhecer melhor a nossa ave rara, ficam algumas opiniões de quem o conhece melhor:
Ricardo Gomes (Treinador do Mónaco)
- "O Rodrigo Tiuí tem um estilo diferente do Liedson, mas são dois estilos de jogo que podem ser compatíveis. Acho que se vão conseguir entender bem, por aquilo que conheço dos dois, que já treinei. É um jogador inteligente, rápido... Via-se logo que tinha qualidade. Prefere jogar na frente com outro avançado, para poder jogar mais por fora."
Luiz Filipe Scolari (Seleccionador Nacional)
- "O Rodrigo Tiuí? É muito bom jogador"
Milton do Ó (Jogador do Trofense)
- "Creio que vai dar certo no Sporting. É bom jogador, bastante rápido e muito leve. É também humilde e trabalhador. A sua principal arma é a velocidade, por ser muito leve. Tem óptima técnica e trabalha bem com as duas pernas. O estilo de jogo dele é diferente do de Liedson, pois joga mais a descair para os flancos, mas as características individuais até são parecidas. Joga na frente, mas não é jogador de área. Faz golos, mas não é artilheiro. É mais de dar golos, de criar oportunidades e abrir espaços. Vai jogar bastante e de certeza que encaixa bem na equipa."
Cláudio Pitbull (Jogador do Setúbal)
- "É bom jogador, um bom reforço para o Sporting. Teve uma boa passagem pelo Fluminense e pelo Santos e espero que agora se adapte depressa a Portugal. É um avançado que aposta no drible, sempre na direcção do golo. Lá no Brasil, ele descaía muito para os corredores laterais."

Modalidades Leoninas

Futsal
Freixieiro - 4 x SPORTING - 4

O Sporting empatou, 4-4 (1-1 ao intervalo) com o Freixieiro, na partida em atraso da 12.ª jornada do «Nacional» da I Divisão Fut/Sagres, disputada ao fim da tarde de quarta-feira, 16 de Janeiro, no Pavilhão do Freixieiro.
Num embate de grande espectacularidade, os «leões» -- que viram quatro remates serem devolvidos pelos postes da baliza anfitriã -- estiveram a vencer por 4-2 já no decurso do segundo tempo, mas acabaram por consentir a igualdade nos dois derradeiros minutos.
Alinharam e marcaram pelo Sporting -- João Benedito, Evandro, Deo, Alex, Café (2), Zezito, Bibi, Nenê e Davi (1). Um dos quatro golos foi marcado por um jogador adversário na própria baliza.
Com este resultado o Sporting reparte com o Freixieiro o terceiro lugar da classificação (27 pontos), a seis do Benfica e a nove do líder Belenenses.

16/01/08

Rodrigo quê...???

Rodrigo Bonifácio Tiui (!!!) foi o avançado escolhido pelo Sporting para colmatar o défice de atacantes e para ajudar a equipa a fazer golos.
Tiui vem para o Sporting a custo zero (mais um...) depois de terminado o seu contrato com o Fluminense, onde no último brasileirão marcou em 19 jogos a magnifica quantia de 3(!!!) golos.
Não querendo desde já afirmar que se trata de mais um barrete, quer-me parecer que pelo historial do jogador o panorama não é muito animador, pelo menos no que respeita a golos.
Numa altura em que o Sporting precisa de qualidade, a chegada de um jogador a custo zero só mostra que os nossos responsáveis não têm qualidade para mais, ou então que meio mundo anda a dormir e nós descobrimos um talento escondido.
O avançado cujas melhores caracteristicas diz serem a técnica e velocidade, vai ter a sua 1ª experiência na Europa, depois de passagens pelo Sport Club, Santos e Fluminense, onde nunca revelou uma grande veia goleadora.
Rodrigo Tiui é um jovem produto das escolas do Fluminense onde deu nas vistas, embora ainda não tenha confirmado o que dele se esperava. O avançado tem agora aos 22 anos a sua grande oportunidade de brilhar, espero que consiga ter sucesso e nos surpreenda a todos.

14/01/08

Chumbo no exame

Académica - 1 x SPORTING - 1
Era com alguma ansiedade que se esperava pela partida de Coimbra, para ver sobretudo a reacção da equipa leonina à pior semanda de Paulo Bento no comando do Sporting. É certo que houve melhorias e voltamos a ver futebol à nossa equipa, mas quando foi preciso maturidade para guardar a bola e conservar os 3 pontos, a equipa leonina voltou a falhar.
O Sporting entrou bem em jogo, mostrando atitude e vontade em dar a volta à situação que assola o clube de Alvalade. Os leões tiveram bons momentos de bola, criaram algumas boas situações de perigo, mas foram ineficazes, Liedson travou com Pedro Roma um aceso duelo, mas não conseguiu regressar aos golos apesar da boa exibição.
No segundo tempo mais do mesmo, o Sporting dominava, criava perigo, mas não marcava. Com o tempo a passar, Paulo Bento alterou o 4x2x3x1 para o seu modelo favorito, e apesar da equipa ter ficado mais atacante, a verdade é que perdeu alguma consistência e criatividade no meio campo. A 15" do fim e com o empate na forja, Bento arrisca tudo (ou quase...não percebo a inclusão de Farnerud em campo com Adrien e Celsinho no banco, a ideia não era ganhar o jogo? Quantas vezes tocou o sueco na bola? alguém deu por ele?) e o Sporting passa a jogar com 3 defesas.
Consequência das alterações ou não, a verdade é que o Sporting chegou ao golo aos 81" por intermédio de Tonel que na marcação de um livre subiu à área academista para fazer o golo. Pensava-se que o mais dificil estava feito e suspirou-se de alivio, mas foi puro engano, após o golo a Académica teve a reacção esperada e que ainda não tinha feito e começou a rondar a baliza leonina, voltando a ver-se a tremideira habitual no último reduto leonino.
Com pouco minutos para jogar o Sporting não foi capaz de guardar a bola e procurar jogar longe da baliza de Rui Patricio, consequência disso, uma perca de bola que deu em canto, um canto de onde resultaram 2 falhas de marcação e golo da Académica aos 94"... desencanto absoluto no reino do leão.
É verdade que o resultado é injusto e o Sporting realizou uma exibição agradável, mas o jogo tem 90" e só acaba com o apito final. O Sporting perdeu mais 2 pontos apenas por culpa própria e Paulo Bento assumiu o adeus ao titulo dizendo que uma equipa que joga assim não pode aspirar a ser campeã...
Agora pergunto eu, quem faz a equipa? quem a trabalha durante a semana? quem toma as opções técnicas? quem traça o sistema de jogo? quem faz as alterações durante o encontro?

Modalidades Leoninas

SPORTING - 3 x Inst. D. João V - 3
O Sporting empatou a três golos (3-1 ao intervalo) na recepção ao Instituto D. João V, em jogo da 13.ª jornada do «Nacional» da I Divisão Fut/Sagres, realizado, na tarde de sábado, 12 de Janeiro, no Pavilhão Paz e Amizade, em Loures.
Um jogo onde os «leões» só se podem recriminar a si próprios por não terem conquistado os três pontos do triunfo, permitindo, nos derradeiros dois minutos, que o adversário chegasse à igualdade através de dois clamorosos erros defensivos (um colectivo e outro de natureza individual. Se há embates com desfechos inexplicáveis, este é um deles...
Apesar dos visitantes terem inaugurado o marcador por volta dos dois minutos, os pupilos de Paulo Fernandes rapidamente tomaram conta dos acontecimentos, pressionando alto, imprimindo uma boa circulação da bola e asfixiando, por completo, o opositor, impotente para se libertar do espartilho a que esteve submetido. Alex contabilizou o 1-1, João Matos desempatou o confronto e Deo, a 29 segundo do término do primeiro tempo, «facturou» o terceiro tento. Antes, porém, Café enjeitou a possibilidade de «matar», definitivamente, a partida, ao falhar a transformação de dois livres de dez metros. Para se ter uma noção do «massacre» imposto pelos «leões», diga-se que estes tiveram cerca de 90% de posse de bola, enquanto os forasteiros apenas fizeram um remate à baliza defendida por João Benedito.
O segundo tempo, porém, revestiu-se de características diferentes, prevalecendo um maior equilíbrio de forças. Isto, porque enquanto o Instituto D. João V se revelou mais afoito e pressionou com mais intensidade, o Sporting jogou mais recuado, baixando as linhas de marcação, mas não abdicando do controlo do desafio, embora sem criar lances de perigo eminente. Por isso, o marcador não se alterou até à entrada dos últimos dois minutos. Fatídicos e extremamente penalizadores para os anfitriões, os quais deitaram pela borda fora a conquista da vitória devido a duas absurdas falhas defensivas. Resumindo: o Sporting não «matou» o jogo quando o devia ter feito e, depois, sofreu o correspondente castigo...

Futebol Formação

Iniciados:
Real Massamá - 0 x SPORTING - 2

Juvenis:
SPORTING - 1 x Benfica - 2

Juniores:
SPORTING - 4 x E. Amadora - 0

10/01/08

Deprimente...

...é como classifico o futebol do Sporting dos últimos tempos. A paciência em ver aquele triste espectáculo está a esgotar-se, a equipa não mostra ambição, não mostra crer, joga sem ideias, não há ligação entre sectores, não consegue produzir um lance digno de bom futebol, não existe vontade de vencer, uma nulidade autêntica, é uma completa vergonha para um clube como o Sporting ser representado desta forma.

Paulo Bento continua a insistir num esquema táctico que em nada resulta, um sistema que neste momento não serve em nada os interesses da equipa, e como se isso já não bastasse ainda consegue piorar as coisas na escolha da equipa, que meio campo foi aquele ontem??? Adrien já não serve outra vez??? Uma equipa que se encontra em crise de resultados e precisa de vencer para dar a volta aos acontecimentos não deveria apostar no seu melhor 11???
Neste momento o Sporting devia actuar com um só avançado e povoando melhor o meio campo que é o sector mais fragilizado da equipa, actuando com 2 jogadores mais recuados para dar maior consistência defensiva à equipa, e 3 homens mais avançados capazes de criar soluções de perigo, desiquilibrar e apoiar o avançado. É dificil de perceber.....
Será que foi desta que Soares Franco percebeu que a equipa precisa urgentemente de reforço de qualidade para pelo menos não tornar esta época numa das piores de sempre da história do clube???
A avaliar pelo discurso de Paulo Bento no final, não entrará ninguém...
"Quanto ao mercado, se pensarmos que é isso, a entrada de dois ou três jogadores, que vai resolver os problemas do Sporting, antes de o tentarmos com quem já temos aqui, então estamos a ir pelo caminho errado"

08/01/08

Adeus definitivo

Carlos Freitas, um dos homens mais "controversos" do Sporting nos últimos tempos, pediu a demissão do seu cargo de administrador para o futebol. Embora a noticia não constitua de todo uma grande surpresa, o timming da sua saída não era o esperado.
A saída de Freitas estava tomada desde o alegado periodo de reflexão que fez em Outubro, altura em que aceitou ficar até final de Janeiro, mas face aos maus resultados e constantes acusações de más decisões tomadas em prol do Sporting, o anúncio foi feito no imediato embora o adminsitrador se mantenha em funções até final de Fevereiro.
As razões da saida são as mesmas invocadas aquando do periodo de reflexão, sobretudo devido ao infoque na sua pessoa nas situações negativas, não se verificando o mesmo nas situações inversas. Freitas diz ainda que saiu por vontade própria, não foi empurrado, e sem qualquer tipo de indemnização.
Carlos Freitas chegou ao Sporting em 1999 pela mão de Luis Duque e cedo deu nas vistas ao contratar 3 jogadores que foram fundamentais (Mpenza, César Prates e André Cruz) para a conquista do titulo nacional nessa temporada e sobretudo depois de um largo jejum.
É certo que durante os quase 8 anos em que serviu o Sporting, Carlos Freitas cometeu muitos erros em contratações de futebolistas cuja qualidade futebolistica não lembra ao diabo (Mota, Koke, Spehar, Mahon, Horvath, Kirovky, Nalitzis, Marcos Paulo, Silva, Farnerud, Paredes... entre muitos outros), mas foi o mesmo que garantiu a contratação de algumas mais valias para o Sporting (Jardel, Polga, Liedson, Rochemback, Rogério, Tinga, Sá Pinto, João Pinto, Paulo Bento, Enakarhire, Caneira...) e também é justo que isso se mencione.
Este nome nunca irá gerar consensos, mas a balança das contratações entre os barretes e os valores confirmados não irá desiquilibrar muito para qualquer um dos lados. É certo que o o saldo deveria ser francamente positivo, mas se analisarmos bem todos os reforços, o investimento feito e o orçamento disponivél, talvez o trabalho de Freitas não seja tão mau como dizem porque sem ovos não se fazem omoletes...
Justas são as criticas que o acusam de nem sempre estar com a equipa, sobretudo nos maus momentos, de nunca ter dado a cara pelos jogadores que ele contratou e por nunca se ter pronunciados publicamente sobre diversos assuntos que a ele diziam respeito como responsável e administrador da SAD, só o fazendo quando quis limpar o nome dele.
Para todos os efeitos foi uma era que terminou no Sporting, agora resta saber quem será o novo homem forte do futebol leonino, sabendo de antemão as responsabilidades que daí advêem e cuja margem de erro é bastante reduzida. O Sporting precisa de titulos e não de mais experiências e fracassos.

Rui Patricio até 2013

Patricio renovou contrato com o Sporting até 2013, passando a ter uma cláusula de rescisão no valor de 20 milhões de euros.
O guarda redes que terminava contrato no final da próxima época e era um dos jogadores mais mal pagos do plantel, cumpre assim um sonho antigo:
"Era o meu sonho. Queria ficar no Sporting e, agora, desejo continuar a fazer o meu trabalho para ficar muitos mais anos. Apesar de ser o primeiro ano, trabalhava para ser titular e agora quero manter essa posição."

Rui Patricio assumiu recentemente a titularidade da baliza leonina e é uma grande aposta para o futuro. Neste momento é um dos pontos de discórdia das opções de Paulo Bento, por ser titular em detrimento de Stojkovic.
Na minha opinião parece-me que Paulo Bento não escolheu o momento oportuno para lançar o guardião, pois a equipa estava (e está) sob brasas e para um jovem que tem de adquirir experiência e maturidade não parece a melhor solução. Havendo ainda outro contra, que foi a aquisição de um jogador internacional para a posição e que agora se encontra "encostado", não rentabilizando o investimento.
Quer-me parecer que neste momento Stojkovic seria o #1 leonino e o Rui seria a aposta nos jogos da Taça de Portugal e Taça da Liga, ganhando ai algum ritmo para ser aposta segura na próxima época e desde inicio.

07/01/08

Rescisão tardia

Como já era esperado, o Sporting emitiu um comunicado dando conta da rescisão contratual com o jogador Carlos Paredes. O acordo foi conseguido de forma amigável, não tendo o jogador direito a qualquer indeminização pelo ano e meio de contrato que faltava cumprir.
Paredes foi um enorme fiasco no Sporting, tendo sido contratado para ser pedra fundamental na equipa, nunca se conseguiu impor não passando de 2ª ou 3ª escolha.

Esta decisão da SAD só peca por tardia e permite ao Sporting poupar cerca de 1 milhão de euros só em vencimentos e prémios do atleta. Pode ser que dê para ir às compras...

Futebol Formação

Iniciados:
SPORTING - 7 x Elvas - 1

Juvenis:
Pontinha - 0 x SPORTING - 0
Juniores:
Atlético - 0 x SPORTING - 3

2 passos atrás

Boavista - 2 x SPORTING - 0

Depois da recuperação efectuada na jornada anterior, eis que o Sporting voltou aos maus resultados, não só aproveitando o deslize das galinhas, como permitindo aos andrades ganhar terreno rumo ao titulo.
O Sporting entrou mal em jogo e apesar do Boavista não criar perigo de maior, só após o 1º quarto de hora, os leões começaram a equilibrar o jogo, passando depois a ser a equipa mais audaciosa dentro do terreno, mas foi curiosamente nesse periodo que a equipa axadrezada chegou ao golo. Enormes falhas de marcação no interior da área, com os 2 centrais adversários a terem tempo e espaço para fazer o golo.
Apesar da reacção ao golo, o resultado não sofreu alterações até ao intervalo.

No 2º tempo, a equipa entrou dominadora e com vontade de mudar o rumo dos acontecimentos, criou várias situações de golo, mas Peter Jehle (em noite muito sim), a defesa boavisteira, o poste e a azelhice dos nossos jogadores não permitiram que isso acontecesse.
Com o Sporting completamente balanceado para o ataque em busca do empate, um contra-ataque venenoso do Boavista matou o jogo e fez o resultado final.

Pelo que fez sobretudo no 2º tempo, o Sporting não merecia perder, mas quem oferece quase 45" de nulidade ao adversário, quem desperdiça ocasiões flagrantes como as que os leões desperdiçaram, arrisca-se a sair derrotado.
O Sporting revelou mais uma vez as fragilidades conhecidas, falta de atitude, falta de ambição, falta de alegria, falta de soluções capazes de servirem como alternativa.
Os leões hipotecaram muito provavelmente as remotas hipoteses de chegar ao titulo.

03/01/08

No reino do leão

Yannick
O avançado leonino começou mal o ano e voltou a parar. O jogador referiu queixas dolorosas na coxa direita, no mesmo grupo muscular que o obrigou a parar durante mês e meio. O jovem avançado ressentiu-se da lesão que o afastou da competição e, depois de ter trabalhado sem quaisquer limitações nas últimas sessões efectuadas, voltou a ser entregue aos cuidados do departamento clínico verde e branco, suspeitando-se mesmo de que possa existir nova rotura muscular, o que não deixa de ser "esquisito". Não percebo estas lesões, se não estava apto a 100% porque foi dado como tal? Para agora estar mais 1 mês parado...
Celestino
O médio emprestado ao Estoril e que está a fazer uma grande temporada, deverá ser emprestado até ao final da época a um clube da Bwin Liga por forma ao jogador ganhar maior ritmo e experiência na competição.
Esta opção (correcta) por parte do Sporting é um sinal claro que conta com o jogador para a próxima temporada.
Celestino ao que tudo indica será emprestado ao Estrela da Amadora.
Saleiro
O processo de renovação do contrato de Saleiro com o Sporting pode ficar concluído na próxima semana. O Sporting e o jogador já chegaram a acordo em relação à duração do contrato, falta apenas acertar o vencimento do atleta.
Saleiro deverá cumprir a próxima pré-temporada com a equipa principal, cuja permanência dependerá do rendimento demosntrado nesse periodo.
Na presente temporada, ao serviço do Fátima, o avançado já fez o gosto ao pé por 5 vezes.

02/01/08

Hasta la vista...

Carlos Paredes está ausente dos treinos do Sporting após o regresso das mini férias do Natal. Até ao momento o jogador não deu qualquer justificação para o atraso e nem o seu representante sabe do seu paradeiro.
Paredes é um reincidente nesta matéria e espera-se por isso mão pesada da SAD neste caso, que para mim, só terminaria com a rescisão por justa causa do contrato com o jogador, a menos que alguém o queira levar. O paraguaio é o jogador mais caro do Sporting, isto se analisarmos os escassos minutos que tem em campo e tendo em conta que recebe um dos maiores ordenados do plantel leonino.
Para o Sporting esta é uma oportunidade de ouro para despachar um dos maiores "barretes" dos últimos anos, abrindo vaga a um novo reforço, trocando um jogador que não acrescenta nada à equipa por alguém que tenha vontade de mostrar serviço e dar nas vistas, porque não o regresso de Celestino que está a fazer uma grande época ao serviço do Estoril. O Sporting passaria a ter mais opções válidas, menos gastos e maiores prespectivas futuras a todos os niveis.
A bem do Sporting NÃO VOLTES...