O Sporting entrou no jogo para resolver depressa os acontecimentos, sem acelerar muito e mesmo jogando num ritmo baixo os leões foram aos poucos encostando o Penafiel à sua defensiva, equipa que também pouco ou nada mostrava em termos ofensivos. Consequência disso foi o 1º golo do encontro aos 20", a equipa leonina acelerou um pouco o jogo e numa boa combinação Izmailov serve Romagnoli em bandeja de prata para o argentino não desperdiçar.
Foi o melhor periodo do Sporting que culminou com o 2º golo, o russo recebe a bola passa pelo defesa, finta o guardião adversário e finaliza com classe, grande golo de Izmailov, a mostrar o porquê do interesse leonino em adquirir o seu passe.
Até final da 1ª parte o Sporting desperdiçou mais algumas oportunidades que poderiam ter morto o jogo em definitivo. O Penafiel tentou responder com alguns remates de meia distância, mas Patricio revelou-se sempre seguro.
No 2º tempo, Paulo Bento deu descanso a Vukcevic e apostou em Celsinho que finalmente teve oportunidade de mostrar um pouco do seu perfume e não desiludiu, o brasileiro fez a cabeça em água aos defesas contrários, sendo o principal dinamizador do ataque leonino.
Mas o Sporting aos pouco foi repousando e baixou muito de intensidade, deixando que o Penafiel fosse subindo no terreno e acreditando que podia fazer algo mais, o que viria a acontecer num rápido contra ataque resultante de uma perca de bola em zona proibida de Gladstone com Rui Patricio a defender e Gladstone ao tentar cortar o lance acabou por introduzi-la na baliza. Um lance com algum azar, mas também a revelar o porquê do brasileiro não jogar mais vezes.
Com o golo o Penafiel acordou e o Sporting intranquilizou-se por alguns momentos, até porque Paulo Bento apostou em Farnerud em detrimento de Tiui que esperava pela sua estreia, e o (pouco) público presente respondeu com uma assobiadela o que não ajudou muito a equipa.
Mas o Sporting reagiu e a cerca de 10" do fim, uma boa iniciativa de Pereirinha acabou com o 2º golo de Izmailov, tendo até final a equipa leonina desperdiçado mais algumas boas ocasiões para ampliar o resultado.
O Sporting atinge assim um dos objectivos da época e estará presente no dia 22 de Março no Estádio do Algarve a disputar a Final da Taça da Liga tendo o V. Setúbal como adversário. Um jogo onde o Sporting é amplamente favorito e onde tem de fazer valer o seu mais valor fazendo história ao conquistar a 1ª edição da competição.