28/01/08

Leão de raça

Sporting - 2 x Porto - 0

O Sporting regressou às vitórias no campeonato e realizou no meu entender a melhor exibição colectiva da temporada. Foi uma verdadeira equipa a que se viu ontem em Alvalade, enorme atitude, entreajuda entre todos os jogadores, capacidade de sacrificio, alguma sorte à mistura, mas também mostras do talento que a equipa possuiu.
Para além do resultado do encontro, da aproximação ao lider, da recuperação classificativa e da pressão ao adversário mais próximo, esta vitória pode e deve ser o "click" que faltava para a equipa elevar os seus indices de confiança e realizar um resto de temporada ao melhor nivel, depois no final se farão contas.

As equipas apresentaram-se com esquemas tácticos diferentes dos habitualmente utilizados, o Sporting jogou com a defesa habitual à excepção de Pereirinha (grande exibição do puto...!!!), com Veloso à frente da defesa, Romagnoli no vértice do miolo um pouco mais recuado, com Moutinho e Izmailov nas alas a fecharem os caminhos a Quaresma e Bosingwa e Vukcevic a apoiar Liedson no ataque. Já o Porto optou por jogar em 4x4x2 para povoar o meio campo e tirar partido disso.
O porto entrou melhor e criou 2 situações de perigo que faziam antever um jogo complicado, o Sporting respondeu com eficácia e 2 golos de rajada, com os protagonistas a serem os mesmos embora com papeis invertidos. No 1º caso Izmailov cruza para Vukcevic que de primeira chuta para o 1-0 com a preciosa ajuda de Helton. No 2º caso foi Vukcevic a cabecear (adiantado)levando Helton a defender como pode e o russo oportunista a empurrar para a baliza.
O Sporting encontrava-se assim com uma vantagem confortável, optando por recuar no terreno, procurando recuperar a bola e lançar rápidos ataques.
Até final o equilibrio a meio campo foi a nota dominante.

No segundo tempo, o porto alterou o seu esquema táctico, procurou o golo e foi mais pressionante no ataque, mas a defesa leonina, a entreajuda colectiva de toda a equipa e alguma sorte é certo, fizeram com que os andrades não tenham marcado.
Embora tenha optado por jogar na expectativa , o Sporting espreitava o ataque e também criou alguns lances de perigo para a baliza portista com destaque para Liedson que já perto do fim viu a bola salva em cima da linha, à semelhança do que Polga tinha feito alguns minutos atrás.

Apesar do maior dominio (consentido) portista, considero o Sporting um justo vencedor pela entrega e disponibilidade da equipa, pela eficácia que tantas vezes tem faltado. Espero continuar a ver a mesma atitude até final da temporada.

Notas soltas:
- Embora considere que o Sporting valeu pelo seu todo, a exibição de Pereirinha foi enorme, o miúdo fez um grande jogou e secou por completo todos os adversários. Ganhou-se um lateral?
- Sistem táctico utilizado pelo Sporting que é sem dúvida o que mais se adequa à equipa neste momento, Vukcevic e Liedson na frente, é favor na inventar mais...
- 2 golos saidos das linhas com cruzamentos para a área, a ver se é desta que Paulo Bento percebe que os extremos davam um jeitaço ao nosso plantel;
- Não se percebe a obsessão por Farnerud, alguém reparou que ele entrou em campo??? Com Adrien no banco sedento de participar no seu 1º clássico o porquê da entrada de um jogador que é uma completa nulidade?

14 rugido(s):

David Caetano disse...

Raça da sorte, foi o que foi :P Entre um golo ilegal, um penalty por assinalar e um cartão vermelho que ficou por mostrar ao Liedson pela entrada sobre o Helton, lá se safaram.

Também está bem. Assim não deixam fugir o Benfica.

Aquele abraço

Visconde disse...

Sorte não é sinónimo de eficácia...
Qt ao golo ilegal realmente aconteceu e foi anulado (lisandro), embora no 2º do Sporting o Vukcevic tenha a unha do pé esquerdo adiantada e tb estaria em offside.
Qt ao penalty...ninguém viu nada, em nenhum jornal se fala nisso, tens a certeza que estavas a ver este jogo???
Qt as expulsões, realmente ficaram 2 vermelhos por mostrar ao Bruno Alves, um por acumulação de todas as porradas k mandou durante o jogo e outro directo por agressão ao Moutinho...

Saudações

Krugul disse...

Em primeiro lugar..2-0! toma embrulha!

Grande vitória, grande entrega e que raça de alguns jogadores! Vukcevic arrisca-se a ser um ídolo nos próximos anos (para mim já é). Faz lembrar o Sá Pinto em raça.

Pontos muito positivos:
- resultado, claro
- exibição defensiva de toda a equipa
- Pereirinha confirmou a boa exibição contra o beira-mar
- ronny, depois de um início desastrado até fez um bom jogo
- izmailov defendeu e atacou muito bem
- vukcevic..sem palavras
- rui patrício - temos guarda-redes
- polga e tonel - brilhantes

No entanto, nem tudo são rosas..
valeu a exibição defensiva e a atitude, mas mais uma vez, a equipa mostrou pouco fio-de-jogo, recorrendo demasiadas vezes ao futebol directo com poucos ou nenhuns resultados. O romagnoli passou completamente ao lado do jogo..e a entrada de Farnerud não lembra ao diabo (e o Adrien?). Para além disso, tivemos muita sorte porque o Porco estava desinspirado e a barra ajudou.

Este parece-me ser o melhor sistema, com o vuk ao lado de liedson. Talvez mudasse o joão moutinho para 10 e o adrien entrava para o seu lugar, ficando o romagnoli de fora.

Apesar dos aspectos menos bons, pode ser o arranque para uma segunda metade da temporada bem melhor, embora eu continua a achar que continuamos com muitos dos problemas que já tinhamos e num jogo em que a sorte não esteja do nosso lado, as coisas podem complicar-se muito. Espero estar enganado..

Saudações Leoninas

Anónimo disse...

ENTÃO!!MAS QUE É ISTO??
MAIS RESPEITO PELO MEU MESTRE D.CAETANO!!!
DEVEM CONFESSAR JÁ QUE OS GOLOS ESTAVAM FORA DE JOGO E QUE O ÁRBITRO NÃO MOSTROU TAL CARTAO VERMELHO!!!
FAÇAM A VONTADE A D.CAETANO POIS ELE VÊ A LUZ!
FOMOS ROUBADINHOS...AI AI AI, SOCORRO. NÓS FOMOS ROUBADINHOS...

Virgílio disse...

Visconde: Desta vez não concordo ctg qd dizes que o dominio na 2:ª parte foi consentido... ...Xiça, se o foi, não imagino o que seria se não fosse...É que eu tive no Estádio, e não foi isso que transpareceu. Há que convir que sofremos muito e podemos agradecer tambám á falta de pontaria dos jogadores do Porto, principalmente do Lucho...

Na 2.ª parte, a estrelinha, que tão arredia tem estado, brilhou em Alvalade. Desta vez sorria para nós!

De qlq forma foi um jogo bem conseguido e "quem não marca, sofre"...Este é um dos clichés mais antigos do futebol que mais uma vez prevaleceu ontem à noite!

Gde abraço!

SL!

Armando Silva disse...

Gostei muito do jogo... Ganhamos, não demos show mas marcamos quando precisamos, fomos eficazes e esta vitória só tem sido tão ofuscada na imprensa porque quem perdeu foi o "queridinho" do porto, que não sei porquê está muito bem visto no seio da comunicação social... Ganhamos, lutamos, corremos, fomos duros e tivemos a recompensa... N~ºao se esqueçam que aos 15 minutos já ganhávamos por 2 - 0..., é obvio que o porto teria de ir para cima de nós, nada mais natural, mas fomos muitos lutadores e por isso fomos recompensados... E mais, quando é o Sporting a falhar golos de baliza aberta, somos aselhas, quando é o porto é falta de sorte... Porquê..., querem mais sorte do que a que têm tido!!!!

Grande abraço amigo

David Caetano disse...

Visconde, o que achas do lance Ronny & Quaresma?

Krugul, eu embrulho se tu embrulhares 11 pontos de vantagem ;)


Armando Silva, sendo o Porto o melhor ataque da prova e tendo nas suas fileiras o avançado mais certeiro deste campeonato, falhar golos de baliza aberta é sem dúvida algo pouco usual...

Krugul disse...

Caetano,

Quero lá saber dos 11 pontos. Esta semana vamos gozar a vitória! Toma!

Se calhar ainda vos vamos ver a tremer se voltarem a perder pontos..ai ai..e o cigano nem cumprimentou o Jesualdo..

Nós já não temos tanta pressão em cima de nós, o que pode ser bom para esta segunda volta.

Saudações Leoninas

Visconde disse...

Capicua, quando disse dominio consentido tem a ver com o facto do Sporting estar a vencer e recuar estratégicamente no terreno para aproveitar os ataques rápidp, embora reconheça que por vezes o dominio portista fez-nos sofrer.

Caro Caetano, mas essa obsessão por penalties tem tudo a ver com a azia do Quaresma? Onde raio viste tu essa falta? Já consultei o Zé do Boné e nem lá esse alegado lance é falado....

Saudações

Anónimo disse...

O MEU MESTRE D.CAETANO ANDA MUITO IRADO.
NEM TEM BEBIDO O SEU DIGESTIVO CÁLICE DE VINHO FINO ANTES DE DORMIR, COMO FOI SEU APANÁGIO DURANTE ANOS!! IMAGINEM BEM...

David Caetano disse...

Visconde, nao viste o lance? Por coincidencia, até sucedeu numa altura em que a imagem da SportTV esteve parada alguns minutos (pelo menos por cá) e só tivemos direito a ver isso em repetição.

Krugul, eh pa, leva la a bicicleta. Só acho que é mais favorável ter perdido e ter vantagem de 8 pontos sobre o 2º classificado, do que ter ganho e estar a 11 pontos atrás do 1º. Digo eu... Posso estar enganado.

Quanto ao Quaresma... valha-nos ao menos que o rapaz não mandou o treinador ir "tomar no traseiro" (adaptado).

Anónimo disse...

NÃO MANDOU...MAS POR CERTO PENSOU!
OH MEU CARO MESTRE, ELES PARA A SEMANA VOLTAM À ROTINA, DESCANSE ESSE SEU GORDUROSO-BRILHANTINO CABELO E TUDO O QUE ESTÁ POR BAIXO.

Krugul disse...

Caetano,

Claro que eu também preferia estar nessa situação. Tenho andado na brincadeira. A questão é que as vitórias contra os grandes rivais são sempre muito saborosas...

Se lêr o meu comentário com atenção, especialmente a parte final, repara que reconheço que a falta de pontaria do porto e sorte estiveram do nosso lado, e que o sporting continua a apresentar muitos dos problemas que tinha. Por outro lado, compete-me apoiar sempre o sporting e defendê-lo de ataques externos, daí a pequena provocação.

p.s. parabéns Rui Patrício! Temos guarda-redes!

Saudações Leoninas

Visconde disse...

Caro amigo caetano continuo a afirmar, mesmo com a imagem parada, que ninguém viu nada nesse lance a não ser tu...
(um conselho amigo, vai à multiopticas...lol).

Quanto ao Quaresma, realmente não madou o Jesualdo "tomar no c...", mando-o "Pra p... que o pariu" ou não viste???
Ganda Mustang...