Jogo memorável ontem em Alvalade. O Sporting depois de 45" deprimentes, deu um autentico recital de bola ao adversário, mostrando uma vontade e um crer como há muito não se via, transformando uma derrota já anunciada numa goleada a seu favor.
Um jogo que fica para a história, pela emoção, pelo grande espectáculo, pelos golos, pelo ambiente, por tudo, assim vale a pena o futebol, e este sim, é o meu Sporting, onde a existe crença e vontade de vencer até ao último minuto.
A equipa leonina apresentou-se com alguma alterações, Veloso a central e Adrien no seu lugar, com Romagnoli a ocupar a posição 10 e Vukcevic a regressar ao lado esquerdo do meio campo, e apesar do equilíbrio inicial, cedo se percebeu que os leões iriam ter grandes dificuldades em segurar os rápidos ataques do adversário, devido à maior velocidade e frescura física, mas sobretudo á superioridade numérica que existia no miolo do terreno, uma vez que o Recreativo actua em 4x5x1.
Esse maior domínio do Recreativo da Luz traduziu-se em golo aos 20", num lance onde foram evidentes as falhas de marcação e a ausência de compensações da equipa leonina.
Quando se pensaria que o Sporting iria responder ao golo, isso não aconteceu e foi o Recreativo que continuava a impor o seu futebol e chegava ao 0-2 aos 30" em nova falha de marcação e revelando uma grande eficácia.
O Sporting não se encontrava, Paulo Bento trocou Adrien por Izmailov e aos poucos os leões começaram a soltar-se, terminando a 1ª metade em cima do adversário em busca de um golo que reduzisse a desvantagem e relançasse o jogo, o que não aconteceu.
Na 2ª metade os leões entraram com vontade e determinação em dar a volta ao jogo, passando o jogo a decorrer no meio campo do adversário, mas o dominio constante não se traduzia em ocasiões de golo e a equipa leonina sentia algumas dificuldades em penetrar na defesa adversária, até que aos 60" uma bomba do capitão Moutinho leva a bola a embater na trave. Foi o click que a equipa precisava.
O Sporting já com Derlei (grande regresso após 7 meses) em campo por troca com Romagnoli (muito apagado) acentuou ainda mais a pressão e aos 66" Yannick concluiu da melhor forma uma jogada magistral de Vukcevic que partiu por completo os rins ao defensor contrário.
Estava iniciada a recuperação, a equipa acreditava mais do que nunca, o público estava em delirio e em completo apoio à equipa e o adversário encostado às cordas tremendo como podia.
Os leões carregavam e Quim adiou por duas vezes o empate a remates de Derlei e Vukcevic, mas aos 76" não deteve o pontapé de Liedson, estava feito o mais dificil, o Sporting recuperava de 0-2 para 2-2 e mostrava-se ambicioso como há muito não se via, não sendo por isso de estranhar que apenas 3 minutos volvidos e já Alvalade celebrava novo golo leonino. Derlei aproveita uma grande jogada de Izmailov para fazer o 3-2, comemorando da melhor forma o regresso aos relvados.
Apesar de já estar na frente do marcador a equipa leonina estava embalada pela recuperação e continuava ao ataque, não precavendo a rectaguarda, e um mau alivio da defesa leonina surge novamente o empate na partida, um balde de água fria que não gelou Alvalade e não arrefeceu o espirito de conquista da nossa equipa. Poucos pensariam que seria possivel tal resultado, e com 3-3 a poucos minutos do final já se pensaria em prolongamento, puro engano, o melhor ainda estava para vir.
Num jogo louco, apenas 3" depois do empate do Recreativo da Luz, Yannick agarra na bola no meio campo, inicia uma cavalgada até à area adversária e disfere um grande pontapé, um golaço de Yannick a bisar no jogo. O Sporting voltava ao comando do jogo e ainda teve tempo para mais um momento de magia, Veloso a recuperar uma bola, a iniciar o ataque, fazendo uma abertura certeira para Vukcevic, que de primeira fazia o 5-3. Mais um grande momento a por um ponto final num jogo mágico.
O Sporting chega assim ao Jamor pelo 2º ano consecutivo, fruto de um jogo que ficará para sempre na história, com uma 2ª parte de sonho, onde vimos uma equipa com um crer, uma ambição e vontade de vencer como há muito não se via.
Obrigado SPORTING.
Filme do Jogo