14/04/08

Com cabeça

O Sporting cumpriu a sua obrigação, venceu o Leixões e aproveitou as comemorações do dia da águia para regressar aos lugares de acesso à champions, ganhando ainda terreno ao Setúbal e mantendo a distância para o Guimarães.
Os leões sem realizar uma exibição de encher o olho, fizeram um jogo razoável, dominando quase na sua totalidade, criando inúmeras ocasiões e desperdiçando várias situações que poderiam ter dado num resultado mais confortável, permitindo uma gestão de esforço mais adequado para o próximo jogo.
O Sporting entrou no jogo com alguma passividade, sem agressividade, o que apesar de ir dominando o jogo, permitia ao Leixões alguns contra ataques perigosos. Apesar de tudo foram do Sporting as melhores ocasiões de golo, e só por uma vez o Leixões proporcionou a Rui Patricio uma excelente intervenção a remate de Ezequias. Esse lance suou como despertador para a equipa leonina que empurrou o adversário para a sua defesa, desperdiçando alguma situações claras de golo, tendo chegado a marcar mesmo aos 37" por Liedson, golo mal anulado por pretenso fora de jogo.
O jogo chegava ao intervalo com um 0-0 penalizador para o Sporting, mas que castigava a apatia leonina num jogo em que estava obrigado a vencer.
Na 2ª metade Paulo Bento trocou Farnerud por Pereirinha e o Sporting surgiu com outro ritmo, mais dinâmico e procurando chegar rapidamente ao golo, o que surgiu após algumas ameaças. Á semelhança dos últimos jogos, o Sporting resolveu o jogo em apenas 7", dois pontapés de canto cobrados por Ronny a encontraram Tonel e Liedson que fizeram a diferença, colocando alguma justiça no marcador e pondo os 3 pontos ao alcance do Sporting.
Aos 68" Ronny voltou a complicar e foi expulso, deixando a equipa reduzida a 10 elementos com mais de 20" para jogar, o que levou PB a trocar Pereirinha que havia entrado ao intervalo, por Adrien para reestruturar o meio campo, recuando Veloso para defesa esquerdo. Aqui parece-me acertada a decisão do treinador em manter os 2 avançados em campo, mas não compreendo a saida de Pereirinha quando poderia ter poupado Izmailov.
Até final e apesar de alguns calafrios da equipa de Matosinhos, foi o Sporting que dispôs das melhores ocasiões para dilatar o marcador, com Liedson em destaque, ele que na minha opinião foi o melhor em campo.
Foi uma vitória justa do Sporting, que permite depender exclusivamente de si para aceder à liga milionária, e que permitiu aos leões alcançar a 4ª vitória consecutiva e a sua melhor série na liga deste ano, seria bom que tivesse sido sempre assim.
Agora é tempo de recuperar forças e preparar a vitória da próxima 4ª feira, rumo ao Jamor.
Notas:
- Arbitragem fraquinha de Duarte Gomes (grande penalidade sobre Abel, golo mal anulado a Liedson, expulsão poupada a Ezequias por lance semelhante ao de Ronny);
- Farnerud voltou a ser o mesmo de sempre;
- Yannick voltou a ser perdulário, apesar de ter feito um bom jogo, revelando entender-se bem com Liedson;
- Ronny foi um completo desastre a defender, era sempre Izmailov que recuperava a posição, e como se não bastasse ainda foi expulso infantilmente.

10 rugido(s):

Krugul disse...

Caro Visconde,

Mantendo a coerência do meu discurso, sou forçado a admitir que ontem o Rui Santos disse tudo muito acertado. O problema do Sporting, a nível da equipa técnica é um problema de estratégia na medida em que preferimos sempre entrar a tentar controlar o jogo e ver o que dá, em vez de optar por uma toada mais ofensiva, que tente controlar o jogo por via do resultado já obtido até esse momento. Por outro lado, há a questão da táctica, uma vez que jogando com este esquema, que não permite a utilização de verdadeiros extremos, exige muito dos laterais, que muitas vezes não cumprem, dando pouca profundidade ao jogo ofensivo. Tudo isto resulta num jogo muito afunilado e previsível, que em termos estéticos é na maior parte das vezes feio. Felizmente temos bons jogadores que, com a sua qualidade individual, criam alguns desiquilibrios, mas parece-me que com outro esquema táctico ainda podiam render mais.

Embora não seja especialista nestes assuntos, apeteceu-me mandar uns bitates, porque pelo menos sei que já vejo futebol há muitos anos e nunca vi o sporting jogar tão feio como agora. Ganhar o 2º lugar não chega. É preciso dar o mínimo de espectáculo para levar as pessoas as estádio.

De qualquer forma, sabe sempre bem ultrapassar os lampiões, mas tenhamos noção de que isso só é possível, porque eles ainda são mais coxos do que nós..

Saudações Leoninas

Visconde disse...

Caro Krugul

No meu ponto de vista o principal problema do Sporting é precisamente a falta de ambição, a passividade com que encaramos as partidas na esperança que corram sempre bem.
Depois aliado a isto, temos um plantel curto, onde não impera a qualidade em demasia e um sistema táctico exigente em termos fisicos, tácticos e técnicos, tudo junto resulta no pseudo-futebol que praticamos salvo raras excepções.

Relembro que a mesma táctica, com mais 4/5 bons jogadores e uma equipa ambiciosa, nos levou a praticar o melhor futebol de Portugal o ano passado. O Sporting entrava sempre a matar e cedo resolvia as partidas.
Esta época deitamos a perder o que demorou 18 meses a construir.

SL caro amigo

PS- Isto é a minha opinião pessoal, não quer dizer que seja a mais correcta.

PSN disse...

Caro Visconde,

Voltámos a dar 45 minutos, mas conseguimos o nosso objectivo.

De qq forma, não fizemos mais do que a nossa obrigação. Era o leixões por amor de Deus!

Não achei que Farnerud tivesse sido assim tão mau como o Visconde diz. Acho que está com mais confiança e mais acertado, mas, como é óbvio, continuo a achar que não é jogador para o Sporting.

Quanto ao árbitro já se sabe...2 roubos por jogo é normal...

Ao contrário do que muita gente diz, acho que Ronny pode ser um jogador útil ao Sporting.

Colocá-lo a médio direito pode ser uma boa solução. Centra bem. Bom nas bolas paradas. Rápido. O problema é o losando que não permite jogadores nas alas...

Como defesa, é para esquecer.

Gnitrops disse...

Exibição qb!

+ 3 pontos rumo ao 2º lugar!

Abraço

Armando Silva disse...

O mais importante foi conseguido, mas este Sporting tem ainda um trabalho muito árduo pela frente, o pior é que não vejo forma de isto mudar na próxima época...

Grande abraço

Anónimo disse...

Tudo bem que o Ronny não é craque e a defender é uma nódoa...mas fez as duas assistências para o golo!

Acertei em 3 dos 4 resultados dos que lutam pelo 2º lugar. Claro que o resultado do Benfica me enganou. E como é bom ser enganado!!!

Próxima jornada, prognósticos em termos de distribuição de pontos:

Porto 3 - 0 Benfica
Belenses 1 - 1 Setúbal
Académica 1 - 1 Guimarães
Leiria 0 - 3 Sporting

Classificação após prognósticos:

2ºSporting 49
3ºGuimarães 49
4ºBenfica 45
5ºSetúbal 42

Saudações

Anónimo disse...

JÁ ANDAM TODOS CONTENTINHOS A CONTAR PONTINHOS PELOS DEDOS, EH EH...

CALMINHA LÁ QUE ISTO AINDA NÃO ACABOU!!!

Visconde disse...

Contentes não, mais bem dispostos sim... foi das comemorações do dia da águia...

que grande ideia...só no recreativo da luz!!!

Anónimo disse...

À LAGARTADA FAÇO UM DESCONTOZINHO, EH EH...

LÁ VAI TAMBÉM O MEU TOTOBOLA PARA A PRÓXIMA JORNADA:


Belenses 1 - 1 Setúbal

Académica 1 - 0 Guimarães

Leiria 2 - 0 Sporting (SORRY FOLKS...)

Porto - Benfica (DERROTA POR FALTA DE COMPARENCIA DA EQUIPA DA CASA,VISTO TER IDO EM PESO AO HOSPITAL DA LUZ VISITAR O SEU PRESIDENTE ACOMETIDO DE MAIS UM ATAQUE DE GASES, MUH UH UH UH...)

Anónimo disse...

...E PARA MAIS JÁ NÃO TEM A PRIMEIRA DAMA,QUE SEMPRE ACENDIA CIGARROS E BATIA PALMINHAS ENQUANTO ELE PRESENTEAVA AS MULTIDÕES COM SALVAS DE RETROVENTOSIDADES: PURUPUPUPUPUPUPUUFUUUUUUUU...FUUUU...

SÃO CAGÕES ATÉ NA VIDA REAL...
MUH UH UHUH...CHORO A RIR...MUHUHUH

CUIDADO...VEM JÁ AÍ O MESTRE KATONO TENTAR CENSURAR ISTO, MUH UHUH...LINDO...