17/04/08

Mágico


Jogo memorável ontem em Alvalade. O Sporting depois de 45" deprimentes, deu um autentico recital de bola ao adversário, mostrando uma vontade e um crer como há muito não se via, transformando uma derrota já anunciada numa goleada a seu favor.
Um jogo que fica para a história, pela emoção, pelo grande espectáculo, pelos golos, pelo ambiente, por tudo, assim vale a pena o futebol, e este sim, é o meu Sporting, onde a existe crença e vontade de vencer até ao último minuto.

A equipa leonina apresentou-se com alguma alterações, Veloso a central e Adrien no seu lugar, com Romagnoli a ocupar a posição 10 e Vukcevic a regressar ao lado esquerdo do meio campo, e apesar do equilíbrio inicial, cedo se percebeu que os leões iriam ter grandes dificuldades em segurar os rápidos ataques do adversário, devido à maior velocidade e frescura física, mas sobretudo á superioridade numérica que existia no miolo do terreno, uma vez que o Recreativo actua em 4x5x1.
Esse maior domínio do Recreativo da Luz traduziu-se em golo aos 20", num lance onde foram evidentes as falhas de marcação e a ausência de compensações da equipa leonina.
Quando se pensaria que o Sporting iria responder ao golo, isso não aconteceu e foi o Recreativo que continuava a impor o seu futebol e chegava ao 0-2 aos 30" em nova falha de marcação e revelando uma grande eficácia.
O Sporting não se encontrava, Paulo Bento trocou Adrien por Izmailov e aos poucos os leões começaram a soltar-se, terminando a 1ª metade em cima do adversário em busca de um golo que reduzisse a desvantagem e relançasse o jogo, o que não aconteceu.

Na 2ª metade os leões entraram com vontade e determinação em dar a volta ao jogo, passando o jogo a decorrer no meio campo do adversário, mas o dominio constante não se traduzia em ocasiões de golo e a equipa leonina sentia algumas dificuldades em penetrar na defesa adversária, até que aos 60" uma bomba do capitão Moutinho leva a bola a embater na trave. Foi o click que a equipa precisava.
O Sporting já com Derlei (grande regresso após 7 meses) em campo por troca com Romagnoli (muito apagado) acentuou ainda mais a pressão e aos 66" Yannick concluiu da melhor forma uma jogada magistral de Vukcevic que partiu por completo os rins ao defensor contrário.
Estava iniciada a recuperação, a equipa acreditava mais do que nunca, o público estava em delirio e em completo apoio à equipa e o adversário encostado às cordas tremendo como podia.
Os leões carregavam e Quim adiou por duas vezes o empate a remates de Derlei e Vukcevic, mas aos 76" não deteve o pontapé de Liedson, estava feito o mais dificil, o Sporting recuperava de 0-2 para 2-2 e mostrava-se ambicioso como há muito não se via, não sendo por isso de estranhar que apenas 3 minutos volvidos e já Alvalade celebrava novo golo leonino. Derlei aproveita uma grande jogada de Izmailov para fazer o 3-2, comemorando da melhor forma o regresso aos relvados.
Apesar de já estar na frente do marcador a equipa leonina estava embalada pela recuperação e continuava ao ataque, não precavendo a rectaguarda, e um mau alivio da defesa leonina surge novamente o empate na partida, um balde de água fria que não gelou Alvalade e não arrefeceu o espirito de conquista da nossa equipa. Poucos pensariam que seria possivel tal resultado, e com 3-3 a poucos minutos do final já se pensaria em prolongamento, puro engano, o melhor ainda estava para vir.
Num jogo louco, apenas 3" depois do empate do Recreativo da Luz, Yannick agarra na bola no meio campo, inicia uma cavalgada até à area adversária e disfere um grande pontapé, um golaço de Yannick a bisar no jogo. O Sporting voltava ao comando do jogo e ainda teve tempo para mais um momento de magia, Veloso a recuperar uma bola, a iniciar o ataque, fazendo uma abertura certeira para Vukcevic, que de primeira fazia o 5-3. Mais um grande momento a por um ponto final num jogo mágico.

O Sporting chega assim ao Jamor pelo 2º ano consecutivo, fruto de um jogo que ficará para sempre na história, com uma 2ª parte de sonho, onde vimos uma equipa com um crer, uma ambição e vontade de vencer como há muito não se via.
Obrigado SPORTING.

Filme do Jogo

33 rugido(s):

Anónimo disse...

GOZA E APROVEITA BEM QUE PARA A SEMANA JÁ VOLTAS AO NORMAL:
RANGERS...VITÓRIA DE SETUBAL...ETC ETC...EH EH MUH HUHUHUHUHUHUH

Anónimo disse...

Adoro este SUPERCOBRA. Adoro...

Toma lá mais uma para o Guiness...5 golos em 26 minutos!!!

Ai que vem aí o Porto...lol...vai ser lindo!

Embrulha...

Anónimo disse...

Pelos menos temos algo para aproveitar e gozar durante a semana, não é? Já os adeptos da melhor equipa dos últimos 10 anos não podem dizer o mesmo... Coitaditos... Boa sorte para segurarem o 4º lugar.

Anónimo disse...

EH EH, ATENÇAO AO POST AQUI DE BAIXO INTITULADO'ASSIM NÃO DÁ..': AFINAL DURANTE ESTA SEMANA O PAULO BENTO E O SOARES FRANCO SEMPRE FICAM PARA MAIS UMAS ÉPOCAS.
É ASSIM A LAGARTADA...
MUHUHUHUHUHU HU
EH EH EH

Anónimo disse...

POIS VEM AÍ O PORTO, VEM! E VAI SER LINDO VAI... PARA VOS IR À CARTEIRA E LEVAR A TAÇA PARA O COVIL, EH EH...
MUH HUHUH UHU HUH

Anónimo disse...

E passas tu aqui o dia. Muda logo de clube pá...e deixa a azia de lado. 5 na tola...ai!

Visconde disse...

Ó MINHOCA TU REALMENTE ÉS UM TRISTE...
DEPOIS DE 2 HUMILHÇÕES CONSECUTIVAS DEVIAS TAR CALADINHO NO TEU CANTINHO, EM VEZ DE ANDARES A FALAR DOS OUTROS. PREOCUPA-TE COM O TEU CLUBE E COM O MELHOR PLANTEL DOS ÚLTIMOS 10 ANOS...
É SÓ RIR COM VOCÊS, OBRIGADO POR EXISTIREM, A VIDA TEM TÃO MAIS PIADA...

MUHUHUHUHAHAHAHAH

Anónimo disse...

...RI-SE O ROTO DO ESFARRAPADO...

Anónimo disse...

Mas o esfarrapado é completamente patético.

Anónimo disse...

Grande equipa , Grade Treinador , Grandes adeptos ---) Sporting clube de Portugal

Super cobra
Vai á farmacia mais proxima comprar comprimidos para a azia

Força Grande a Sporting!!

Krugul disse...

Caro Visconde,

Obrigado Sporting por um jogo memorável! Excelente Crónica!

Continuo preocupado com o facto de darmos 45´de avanço. Não fizémos nenhum remate à baliza na 1ª parte, o que é muito grave. Tem a ver com a estratégia que falei no comentário do outro dia. No entanto, quando os jogadores do sporting acordaram, guiados pelo grande João Moutinho, o Benfica não teve hipótese. Porque não começamos logo a jogar assim? Contra uma equipa melhor, mais organizada, podíamos não ter conseguido dar a volta.

De qualquer forma, foi um jogo magistral nos últimos minutos, como já não via desde o jogo para a taça UEFA com o Newcastle, em Alvalade.

Um abraço e Saudações Leoninas

Mário Silva disse...

6 MILHÕES DE PORCOS FORAM ONTEM ABATIDOS PELA ASAE. A CONTAMINAÇÃO ERA TÃO GRANDE QUE FOI PRECISO O AUXILIO DE 5 LEÕES FEROZES NO ABATE !!!!

Anónimo disse...

ACHO PIADA A ESTE GORDO VIR AQUI CHAMAR PORCO A QUEM? COM AQUELA CARINHA DE PORKY PIG,EH EH...

NÃO TENS ESPELHO EM CASA?
VAI LÁ, VAI...

Anónimo disse...

Cala-te suíno lampião.

Gnitrops disse...

Grande jogo!

Grande Sporting!

hi5 para os lamps!

SPORTING SEMPRE!

PSN disse...

Numa palavra: épico!

Peyroteo disse...

Sporting, 5 - Benfica, 3

Um dos melhores jogos de sempre... e seguramente o melhor (até à data) do Século XXI!



Parabéns ás duas equipas pelo fantástico espetáculo que proporcionaram a todos aqueles que gostam de desporto em geral e de futebol em particular. Mesmo os adeptos da equipa derrotada têm motivos para estarem felizes, pois este terá sido para muitos o melhor jogo que presenciaram nas suas vidas.



Mais uma 1ª parte mal conseguida
Com menos 2 dias de descanso e muitas baixas no plantel, o Sporting foi obrigado a colocar Veloso a Central a substituir o líder da defensiva Anderson Polga, e o "verdinho" Adrien Silva no meio campo. Mais do que o facto de Veloso jogar a central, o maior problema residiu na ausência deste no meio campo a servir de pêndulo de todo o futebol Leonino.
Depois Romagnoli passou 1 hora em campo a engonhar, engonhar, sem desenvolver e assim o futebol do Sporting tinha dificuldades em definir e resolver. Vuk andou completamente escondido.
Apesar de tudo o Sporting começou o desafio com 10/15' de superioridade, mas cedo se desvaneceu e foi o Benfica a chegar ao golo aos 18'.
Após o golo de Rui Costa, o Sporting foi muito a baixo psicologicamente e o Benfica passou a controlar completamente a partida, apresentando classe em campo; e foi sem surpresa que aos 30' chegou ao 0-2 por Nuno Gomes.
Pairava em Alvalade o fantasma o último jogo para a UEFA, onde fomos derrotados pelos Rangers, precisamente por 0-2 e da forma mais cínica possível, por uma equipa que colocou o "seu autocarro de 2 andares" em frente à baliza.
Mas com este 2º golo do Benfica, Paulo Bento decide mexer e arriscar colocando em campo Izmailov para o lugar de Adrien; desfazendo o 4-4-2 em losango e passando a um 4-3-3, com Izmailov a fazer o lado direito. Deste modo o Sporting no final da 1ª parte o tentou atacar mais e melhor, mas a falta de inspiração e o GR Quim evitaram o golo Leonino. Ao mesmo tempo o Benfica foi recuando progressivamente e começando a jogar com os tempos de jogo.
O intervalo chegava com o Sporting com 67% de posse de bola! Mas com 0-2 no placard, o que mais fazia ainda lembrar o desaire com os Escoceses! Os cerca de 10.000 adeptos do Benfica presentes, brindavam o estádio com "Olés", o que entristecia e enervava ainda mais os Leões.
As perspectivas para a 2ª parte não eram as melhores, pois para além de não ter opções no banco… tínhamos menos 2 dias de descanso e treino que o adversário, o que fazia temer o pior! Ainda para mais, "sabíamos" que não nos bastaria marcar 2 golos para empatar a partida, pois no caso das coisas terem que ser decididas a penalties, temos "malapata".
Os comentadores das TV's e Rádios faziam já o enterro ao Sporting…
Na mente de quase todos os Sportinguistas, seria inadmissível continuar a aturar Paulo Bento como treinador do Sporting, caso a previsível derrota se confirmasse.



Nova Chama
No primeiro quarto de hora da 2ª parte o Sporting entrou com muito mais vontade, mas continuou sem definir bem na altura de marcar. Aos poucos o Benfica foi ficando encostado ás cordas, jogando com 2 linhas defensivas, mas a verdade é que o golo não chegava. Romagnoli continuava a engonhar.



O momento da viragem (60')
Aos 60' dá-se o momento da viragem. O Capitão Moutinho dispara uma "bomba", que Quim desvia de forma espectacular para a barra.
Paulo Bento perde a paciência pelo facto de não se conseguir marcar e decide arriscar tudo, fazendo entrar mais um avançado, Derlei (que vinha de uma lesão que durou desde o início da época) para o lugar do complicativo Romagnoli.
O Benfica foi jogando cada vez mais à defesa, mas não mexeu bem na equipa, que jogava agora contra um Sporting que já havia desfeito o inicial 4-4-2, depois o 4-3-3, e apresentava agora uma frente de 4 avançados, ainda com Moutinho e Izmailov a ajudar.



O que é jogar à Sporting?
Esta pergunta ouviu-se nos últimos tempos pela imprensa.
A resposta foi dada em campo!
Jogar à Sporting é jogar com DEDICAÇÃO, DEVOÇÃO e ESFORÇO… para obter a GLÓRIA!
Jogar à Sporting são os 25' finais da partida de hoje, onde pura e simplesmente o Sporting jogou no limite da adrenalina, sendo Imperial, dando tudo em campo, esmagando uma equipa da dimensão do Benfica com 5 golos em 24'!!!
Foram cinco golos que fizeram pular e perder a voz ao mais pacato dos adeptos.



Destaques
- Izmailov: tem feito muitos jogos em que passa despercebido, mas ás vezes joga a sério, e hoje fez tudo bem! Um quebra-cabeças para os adversários.
- Djaló: o "anti-Sansão"! Cortou o cabelo e agora é sempre a facturar. Aquele seu 2º golo de 30 metros não está ao alcance de qualquer um!
- Moutinho: um grande capitão! Um médio polivalente de grande qualidade.
- Quim: está a fazer a sua melhor época de sempre. Para mim é esta época o melhor GR do campeonato. Deveria ser titular da selecção.
- Di Maria: a surpresa para este jogo, com a velocidade que empregou, destabilizou a remendada defensiva Leonina. Chalana deu um tiro no pé ao substituí-lo.
- Derlei: marcou logo no seu regresso após prolongada lesão. Dá tudo o que tem.
- Liedson: joga muito e lá meteu mais um.
- Rui Costa: muita classe, mas as pilhas não já não dão para mais de meia hora. Enquanto teve forças foi o cérebro do Benfica.
- Tonel: tem vindo a subir de forma e é hoje um valor seguro como central, com a vantagem de apontar bastantes golos de cabeça. Merece jogar pela selecção, apesar de não ser um primor técnico faria boa dupla com o Ricardo Carvalho.
- Grimi: o lateral esquerdo que faltava… segurem-no!
- Rodriguez "Cebola": tem bom poder de fogo, de média e longa distância. Ainda bem que não fica no Benfica para o ano.



Agradecimentos
Obrigado Sporting pela Cilindrada de hoje! Uma MÃO CHEIA!
Obrigado Benfica pela grande equipa que também é!
Obrigado à grande maioria dos Benfiquistas, que soube nas TV's, Rádios e Jornais, dar mérito à estrondosa vitória do Sporting. Hoje soube-se Ganhar e soube-se Perder.
Obrigado à equipa de arbitragem. Quando é isenta… o Sporting normalmente ganha.



Azias
- Para aqueles que querem inventar lances salvadores da arbitragem onde não existem, o meu desprezo. Até porque afinal as únicas razões de queixa seriam do Sporting, pois o árbitro Jorge de Sousa não quis expulsar ninguém para preservar o espectáculo; e teve 3 oportunidades para colocar jogadores do Benfica na rua.
- Rui Santos. O comentador da SIC estava com uma azia tremenda, mas continuo sem perceber se é por ser Benfiquista e estar aziado pela derrota, ou se é por ser Sportinguista e estar furioso pelo seu odiado treinador (Paulo Bento) ter "assinado o contrato" para a próxima época com esta exibição.
- A minha e a de muitos Leões, que perguntam a eles próprios porque raio a equipa não apresenta sempre esta grande vontade e empenho nos jogos, ou até porque não a tem desde o 1º minuto, nomeadamente nas primeiras partes dos desafios?
Ficou hoje provado (e de que maneira) que a melhor defesa é o ataque; e acho que o Sporting só tem a ganhar com o incremento de tácticas ofensivas.



http://bola-na-trave.blogspot.com/2008/04/sporting-5-benfica-3.html

Anónimo disse...

JÁ ESTÃO MAIS CALMOS?
Ó VISCONDES, ANDAS AÍ ÀS VOLTAS A COM OS BALANCETES,OS RECAPITULATIVOS... E SEMPRE A PENSAR NOS NUMEROS ERRADOS:5-3!!!
VÊ LÁ MOÇO, QUERO ISSO TUDO EXPLICADINHO EM ANALITICOS, E BEM CERTINHO.
JÁ ESTOU DE LÁPIS VERMELHO E CALCULADORA NA MÃO, EH EH

A MAGIA DO FUTEBOL disse...

Parabéns amigos - um sportinguista é sempre um amigo - por serem do grande Sporting Clube de Portugal!

Caro Visconde, eu bem sei que vivemos em democracia mas não há maneira de calar esse tipo?

Visconde disse...

ogirdor

eu mantive-o calado uns tempos, mas decidi dar-vos a conhecer as verdadeiras pérolas que este espécime consegue redigir...

Anónimo disse...

LOL lindo! Um verdadeiro estereotipo do especime lampionico. A escola Vieirica no seu melhor!

Anónimo disse...

Ó MEU AMIGO: COMO SÓ JANTO POR VOLTA DAS NOVE HORAS, SE QUISER TENTAR CALAR-ME PODEMOS ENCONTRAR-NOS HOJE AINDA NO TABULEIRO SUPERIOR DA PONTE DE VILA FRANCA PARA UM DUELO AO SABRE!!! LEVE UM PADRINHO DE SOBRECASACA COMO MANDA O FIGURINO, SFF...

PS.LEVO CARTOLA PRETA,NO PESCOÇO UM LENÇO SATINADO MARFIM COM UMA PÉROLA CRAVEJADA EM ALFINETE DE PRATA E UMA ROSA BRANCA NA LAPELA PARA ME IDENTIFICARES.

ATÉ LÁ, OGIRDOR...

GOODBYE MY LOVE, GOODBYE!!!
AQUI ME DESPEÇO POIS À VERDE FURIA DOS GOLPES SIBILANTES DE OGIRDOR POR CERTO NÃO ESCAPAREI... ADEUS...CHUIF...CHUIFF...TRATA BEM DA DIANA, A NOSSA CADELINHA...BUÁÁÁ...E APAGA SEMPRE A LUZ DA GARAGEM...ADEUS... ADEUS

Anónimo disse...

LOLOL

Anónimo disse...

Este lampião mentecapto faz jus à estupidez colectiva mais que reconhecida que leva esta maralha a esfaquear adeptos de outros clubes.

Anónimo disse...

Tenham calma leoeszitos de trazer por casa.... nós se estamos mal.. deixem lá que voçes tb se devem orgulhar do que têm feito... enfim.. não fora os habituais penaltys em q são beneficiados e o facto de nós termos um "cego coitado" no banco e... mas pronto.. sabem quem se fica a rir? os Portistas!! Afinal de contas já têm os "cabeçudos" e "animadores de finais" para defrontar no jamor. E digo, os penaltys (sim os... ou já se esquecem que por bem menos voçes já beneficiaram de alguns?).. não são desculpa porque afinal estivémos a ganhar 2-0 e aquele tosco não conseguiu ver que o benfica estava a perder força no meio e tinha q mexer...

Aquele abraço.
ADN.

P.S. mas... parabéns pela grande atitude do Sporting na 2ª parte.

Virgílio disse...

Como se enche hoje de êxtase a minha alma de sportinguista em passeio pela blogosfera leonina!

Ver o "meu" povo feliz, deve ser das sensações mais reconfortantes que consigo!

O SPORTING VIVE, A LENDA CONTINUA!

Armando Silva disse...

Grande jogo, grande vitória e resultado simplesmente épico!!! Este jogo custou muito a engolir a muita gente, eu bem sei disso, pois é..., tanta coisa e tanta coisa e no final foi o Sporting que mais uma vez realizou a exibição mais fantástica dos ultimo anos no futebol nacional... Mas que jogo meus amigos, até os comemos vivos!!!

grande abraço amigo

Anónimo disse...

Ha malta que simplesmente não sabe perder... mas no fundo os lampiões estão a roer-se por dentro!

Foi muito bom, foi lindo, todos ja estavam à espera do 1º golo, a partir dai foi a reviravolta!!!

Allez-allez, Allez-allooo, Spoorting Allez...

Krugul disse...

ppa

grande comentário. do melhor que já tenho visto por aqui! completamente de acordo. o que nos falta é ter uma estratégia mais ofensiva e ambiciosa. isso é que é jogar à sporting, honrando os míticos 5 violinos (ok, eram outros tempos, mas mesmo assim..)

saudações leoninas

Renata A. disse...

Se na primeira parte os leões foram amorfos e praticaram um futebol sem qualquer magia, depois do intervalo a equipa leonina apareceu transfigurada, com um futebol solto, com alma, com dedicação. É este o meu Sporting, capaz de fazer das fraquezas forças e de colocar o leão a rugir bem alto.

Saudações

equipaleonina.blogspot.com

Anónimo disse...

... porque não fizeram das fraquezas forças contra o Celtic... e viraram o resultado? ou nesse jogo não vos apeteceu? cuidado que não jogam tanto como pensam... nesta 2º parte é q tudo vos saiu bem.. e mais uns penaltys perdoados...e quanta Excitação... por... terem ganho ao Benfica. Só nos valorizam.
Continuem assim porque se nós estamos mal deixem lá que voçes são brilhantes! E vão acordar deste "sonho" mais rápido do que imaginam.... quem vos avisa...

saudações
ADN

Anónimo disse...

Primeiro, é nítido aí um certo trauma derivado do jogo que o Benfica fez com o Celtic. É normal. Ficou-vos tão marcado nos dúbios neurónios como os pitons do Bynia no joelho daquele escocês. De facto, o Sporting jogou foi contra o Rangers, que até está à frente do "vosso" Celtic no campeonato ;)

Só vos valorizam? LOL O facto de termos ganho ao Benfica, pelo contrário, não vos desvaloriza? Ou de repente a excitação em volta da exigência de eleições antecipadas para a direcção do Benfica também é nossa? E a excitação dos olés na primeira parte era de quem? Podemos até acordar deste "sonho" mas até lá, não estamos, ao contrário de outros, a viver num pesadelo.

Passar bem (com Rennie).

Cozinheiro Sueco disse...

Aina hoje, não consigo tirar o sorriso da cara!