29/05/08

Prestigio

Futuro

Foi ontem a Assembleia Geral que ditou o futuro imediato do Sporting, uma Assembleia algo conturbada, mal organizada, embora pacifica. Da noite longa do Pavilhão Atlântico, a proposta teve a votação de 63,71% votos a favor e 36,29% votos contra, dos quais resultaram as seguintes decisões:
- Aprovação da passagem da Academia do Sporting para a Sporting SAD;
- Aprovação do Projecto de Reestruturação Financeira, através de um empréstimo obrigacionista no valor de 60 milhões de euros, cujos títulos, serão obrigatoriamente convertíveis em acções da SAD num prazo de cinco anos;
- Reprovação da passagem da Sporting, Comércios e Serviços para a Sporting SAD;
Posto isto só no futuro saberemos se foi positiva ou negativa a posição tomada ontem, pois o seu impacto só será visivel a curto/médio prazo, mas quer-me parecer que o Sporting tal qual todos nós conhecemos está a caminhar para o seu fim. O Sporting seguirá um caminho mais empresarial, deixará de exercer uma posição maioritária na SAD, a opinião dos sócios será cada vez menos válida, existirá um investidor a comandar os nossos destinos e uma das nossas bandeiras e imagens de marca caminhará para a extinção, o ecletismo passará a ser uma recordação na sua quase ou toda a globalidade, sendo o futebol o único motor do clube. Soares Franco já o havia mencionado na passada semana, no fórum da Associação de Adeptos Sportinguistas, quando disse que as modalidades não são auto sustentáveis e o futebol é suporta esses custos deixando de investir no seu projecto desportivo.
Assim sendo, gostava que isto fosse uma visão pessimista, mas parece-me que é o futuro do Sporting. Vamos ver o que o tempo dirá.
Viv'ó SPORTING

Ninja renova

O ninja vai vestir a camisola leonina por mais uma temporada, depois de algum impasse nas negociações, ontem foi finalmente fechado o acordo.
Paulo Bento vê assim satisfeita uma das suas escolhas para a nova época. Sendo certo que Derlei foi um dos jogadores que mais falta fez ao Sporting dentro das 4 linhas, espero que tenha melhor sorte este ano e faça uma época de grande nível, uma despedida de leão.

28/05/08

Buscas nas Pampas

O Sporting parece ter optado novamente pelo mercado sul americano para o reforço da equipa na próxima época, depois de uma viragem a leste, parece dar-se o regresso às origens.
Segundo a imprensa desportiva nacional de hoje, são 2 os potenciais novos reforços leoninos, ambos argentinos, um é médio direito, outro é guarda redes, Augusto Matias Fernandez e Gérman Caffa de seus nomes.
Augusto Fernandez
actua no River Plate, tem 22 anos e é visto na Argentina como um jogador de largo futuro, sendo cobiçado por alguns clubes europeus. Fernandez fez recentemente a sua estreia com a camisola azul celeste e a confirmar-se a sua vinda seria uma grande aquisição para o Sporting (ver aqui e aqui).
Gérman Caffa
é um "arquero" de 27 anos, jogador do San Martín que recentemente subiu à 1ª divisão argentina, tendo sido um dos esteios da equipa. Caffa está a ser observado por Ricardo Peres que fará um relatório pormenorizado do atleta.
Para ficaram a conhecer melhor o jogador vejam isto.
Em território nacional, hoje sabemos que Caneira dá preferência ao Sporting no regresso a Portugal (nem podia ser de outra forma), seria bom que os nosso dirigentes se mexerem rapidamente, e de Itália surge o rumor de Grimi estar cada vez mais longe devido aos valores da sua cláusula, que já disse por diversas ocasiões, me parece bastante exagerada, sendo que na minha opinião Rodrigo Alvim do Belenenses encaixaria bem no Sporting e por um valor bem mais baixo.

27/05/08

Quem diz a verdade?

Nos últimos dias temos assistido a um verdadeiro frente a frente entre estes 2 senhores, antigo e actual presidentes do Sporting, tudo por causa do Project Finance elaborado em 2005 por Dias da Cunha e do novo projecto de Soares Franco. Dias da Cunha diz que o passivo é invenção de Soares Franco e Soares Franco diz que o passivo existe e é da responsabilidade de Dias da Cunha.
Na minha modesta opinião, o Project Finance de Dias da Cunha falhou, assim como a reestruturação que Soares Franco pretende levar a cabo me deixa muitas reticências e dúvidas que ainda não consegui esclarecer. Nessa medida e porque me parece ser fundamental, acho que o projecto deveria ser chumbado na AG de amanhã, e deveria ser feita uma auditoria externa ao clube para de uma vez por todas se acabar com a especulação e sabermos o real passivo do clube, só depois se deveria tomar decisões, decisões muito importantes porque afinal o que está em jogo é o futuro do SPORTING CLUBE DE PORTUGAL e nada mais.

25/05/08

Futebol Formação

Iniciados (Fase Final - 3ª Jornada):
SPORTING - 2 x Benfica - 1
Classificação:

1º Benfica - 6
2º Sporting - 4
3º V. Guimarães - 4
4º Porto - 3
Juvenis (Fase Final - 3ª Jornada):

Benfica - 0 x SPORTING - 0
Classificação:

1º Benfica - 5
2º Porto - 5
3º Sporting - 5
4º Boavista - 0

Modalidades Leoninas

Futsal (Playoffs)

SPORTING - 4 x Fundação Jorge Antunes - 3 (AP)
O Sporting bateu a FJ Antunes, por 4-3, a.p. (3-3 no tempo regulamentar) no primeiro jogo dos quartos-de-final do playoff do Nacional da I Divisão. Os «leões» colocam-se, assim, em vantagem na eliminatória, cuja segunda mão se realiza sexta-feira, 30 de Maio, na casa do emblema de Vizela, palco, também, no dia seguinte – caso seja necessário – da chamada «negra».
Num embate entre dois grandes candidatos ao título, pautado pelo equilíbrio e eivado de emoção, os «leões» alcançaram um triunfo muito sofrido. Estiveram em desvantagem (0-1), obtiveram o empate ainda antes do intervalo (por intermédio de Café), chegaram aos 3-1 através de dois vistosos golos de Alex, mas viram diluir-se a referida vantagem quando o adversário, nos derradeiros cinco minutos, retirou dividendos da aposta no guarda-redes avançado e adiou a resolução do confronto para o prolongamento. Dez minutos intensamente competitivos, com a FJ Antunes mantendo a estratégia que lhe proporcionou empatar a partida, enquanto Sporting defendia estoicamente e tentava explorar eventuais falhas alheias. E foi precisamente numa desarticulação do adversário na saída para o ataque que o Sporting «carimbou», a pouco mais de três minutos do fim, a vitória, na sequência de um letal «chapéu» saído do pé esquerdo de Café.
Atletismo
Taça dos Campeões Europeus de Pista
A equipa feminina de atletismo do Sporting garantiu a subida ao Grupo A da Taça dos Clubes Campeões Europeus de Pista, vencendo em Vila Real de Sto. António.
Como era esperado, as «leoas» vincaram a sua superioridade, após dois anos de ausência no certame, conquistando o título com 91 pontos, uma enorme vantagem em relação às segundas classificadas, as israelitas do Maccabi Reshon-Le'zion (57 pontos).
Em relação à formação masculina, os comandados de Moniz Pereira não conseguiram repetir o pódio do ano passado após um 2ª dia menos positivo (no final do 1º dia, o Sporting liderava a classificação), quedando-se no quinto lugar da geral com 95 pontos. A vitória voltou a sorrir aos russos do Luch com 115 pontos.
GRUPO A (Masculino)
1.º Luch Moscovo (RUS) - 115 pontos
2.º Dukla Praha (CZE) - 106
3.º Spartak Dubnica (SVK) - 102
4.º Fiamme Gialle (ITA) - 99
5.º SPORTING CP (POR) - 95
6.º Puma Chapin Jerez (ESP) - 74
7.º Montreuil (FRA) - 70
8.º Enka Spor Kulubu (TUR) - 55
GRUPO B (Feminino)
1.º SPORTING CP (POR) - 91 pontos
2.º Maccabi Reshon-Le’zion (ISR) - 57
3.º Mainz (GER) - 54
4.º ST Bern (SUI)- 51
5.º AAC Amsterdam (NED) - 40

23/05/08

O Açoriano

No mesmo dia em que se dá conta da renovação de Derlei por mais uma época, da dispensa oficial de Gladstone, de um possível re-interesse em Maxi Lopez (deve ser piada), é Pedro Pauleta que surge como potencial reforço leonino para a próxima temporada.
Pauleta está em final de contrato com o PSG e já declarou não jogar mais no estrangeiro, deixando no entanto aberta a porta de se estrear no campeonato luso. Aos 35 anos, Pauleta, é o melhor marcador da história da Selecção Nacional e um dos mais carismáticos jogadores a actuar em França, nunca tendo actuado em Portugal ao mais alto nível, sendo esta a derradeira oportunidade. Sabendo-se que o Sporting procura um avançado para reforçar a equipa, é natural que surja noticias sobre o interesse do clube no jogador.
Segundo A Bola, o Sporting irá oferecer ao jogador um contrato de uma época e por objectivos, embora alguma novidade só deva acontecer após sábado, altura em que o jogador disputa o seu último jogo pelo PSG, na Final da Taça de França.
Na minha opinião, Pauleta terá ainda capacidade para fazer uma boa época em Portugal e será sempre uma hipótese a considerar pelo Sporting, no entanto penso que os leões deveriam apostar mais forte nesta contratação, alguém de qualidade indiscutível e que faça a diferença, uma mais valia para o clube, temos de ser ambiciosos, precisamos disso para conquistar títulos. Ricardo Oliveira (Saragoça) que desceu de divisão em Espanha, Klasnic (Werder Bremen) em final de contrato, Saha (Manchester) que se encontra sem jogar, Saviola (Real Madrid) que está de saída do clube, entre outros. Penso que o Sporting deveria apostar forte e tentar uma contratação de renome, além da qualidade que traria à equipa, seria uma mais valia em termos de imagem para o clube.
Pauleta será sempre, caso não se consiga atingir outros patamares, uma alternativa credível e com provas dadas.
Deixem as vossas opiniões e sugestões...

Uefa Football Fantasy

Terminou na 4ª feira a edição 2007/08 da Liga do Visconde, onde a equipa da casa foi a vencedora não dando qualquer hipotese à concorrência.
Resta continuarem a treinar que para o ano há mais...

21/05/08

Entrevista com tranquilidade

Paulo Bento esteve ontem em directo no Trio D'Ataque da RTPN, abordando o passado, presente e o futuro desportivo do Sporting (ler aqui).
Foi uma entrevista interessante, em que revelou algumas curiosidades e onde abriu o livro em relação a temas mais "quentes" sem quaisquer tabús.
Paulo Bento falou de Purovic e Stojkovic, ambos de saida do Sporting mas por motivos diferentes, o avançado porque não se adaptou e enquadrou no sistema leonino e será vendido, o guardião por motivos sobretudo disciplinares. Ao que parece Stojkovic saiu da equipa após lesão, tendo a aposta recaído em Patricio, sendo que o sérvio deixou de realizar o trabalho diário com o mesmo afinco, preferindo sair a público com declarações menos próprias. O treinador, e bem neste caso, disse que acima de tudo e de todos está o Sporting e há coisas que não se toleram, como tal Stojkovic vai embora e o seu substituto virá do mercado externo e não da formação como se pensava (Golas).
Em relação a Vukcevic e a pseudo polémica do passado domingo na final da Taça de Portugal, Bento foi perentório ao afirmar que conta com o jogador para a próxima época, que entende a insatisfação de Vukcevic por não jogar e mais por se tratar de uma final, que Vukcevic não entrou porque não quis que ele entrasse, por não sentir a sua disponibilidade a 100%, mas nunca por dizer que não queria entrar. Ainda assim, quero que Vukcevic continue no Sporting, mas quem o rodeia o faça lembrar do que ele passou noutro clube. Depois, o Sporting não contrata nenhum jogador para ser sempre titular.
Outros jogadores abordados foram Derlei, Izmailov e Grimi, com quem PB conta dispor na próxima temporada, sendo o caso do argentino aquele que oferece maior resistência.
Confirmou ainda a permanência de Rodrigo Tiui no plantel leonino e da possivel vinda de Caneira que seria sem dúvida uma grande noticia, embora ainda seja cedo para tal suceder.
Bento falou ainda do sistema táctico e da possibilidade do Sporting deixar de utilizar o losango na próxima temporada, optando por um 4x4x2 mais clássico ou outro que se enquadre mais nas caracteristicas dos jogadores, deixando antever que a equipa leonina utilizará mais os flancos, algo que há muito se pedia.
Falou ainda do que falhou no Sporting para haver tanta irregularidade na Liga, realçando aspectos como a unidade, disponibilidade e responsabilidade para com o clube, a saída de 4 jogadores titularissimos e enquadrados nessa filosofia e as lesões em jogadores importantes.
Aqui faltou dizer mais qualquer coisa...

20/05/08

Definições

Chegou o final da época e surge a temporada das dispensas e novas contratações. O Sporting não foge à regra e segundo consta Purovic e Gladstone irão abandonar Alvalade, sendo certo que em breve a lista será mais extensa.
Purovic nunca se adaptou ao esquema táctico utilizado pelo Sporting, ele que tendo sido a escolha precisamente para servir de alternativa a esse esquema. Assim não se compreende bem o investimento feito no avançado, um dos maiores na última temporada, para alternar entre o banco de suplentes e a bancada. Resta esperar que consiga colocação e nos permite recuperar o investimento.
Gladstone por seu lado, chegou emprestado pelo Cruzeiro, mas nunca se impôs. É um central sem classe, que basicamente só sabe destruir, sendo o preço para exercer a compra do seu passe no minimo absurdo. O Sporting precisa de um central de qualidade e com classe, pelo que esta noticia é sem dúvida uma boa opção.

Em sentido inverso parecem estar Grimi e Izmailov, jogadores que o Sporting pretende manter e que se encontram emprestados por Milan e Lokomotiv de Moscovo com cláusulas de opção elevadas.
Se no caso do argentino o Sporting tenta novo empréstimo ou a aquisição parcial do passe do atleta, já no caso do russo, o seu clube parece intransigente no valor a pagar, pelo que os leões terão mesmo de desembolsar 4,5 milhões de euros para a sua permanência.

Se em relação às saídas não me parece haver qualquer inconviniente, desde que o Sporting recupere o investimento em Purovic, já em relação às entradas e apesar de considerar ambos os jogadores bastante úteis ao clube, parece-me que os valores em causa são demasiado elevados tendo em conta o seu valor.
Izmailov é um jogador interessante, bom tecnicamente e tacticamente, mas algo inconstante. Já Grimi é um lateral razoável, bastante superior a Ronny, mas não é nenhuma estrela para ser cotado desta forma.

Boletim médico

Informação Clínica
Bruno Pereirinha:
Vai submeter-se hoje no Hospital da Cruz Vermelha em Lisboa a uma cirurgia à região inguinal. Esta cirurgia requer um tempo de recuperação breve pelo que não compromete a aptidão desportiva do jogador para o início da época 2008/2009. A alta está prevista para o dia de amanhã.

Tonel: Vai submeter-se hoje no Hospital CUF - Infante Santo a uma cirurgia para correcção de um desvio do septo nasal. Esta cirurgia requer um tempo de recuperação breve pelo que não compromete a aptidão desportiva do jogador para o início da época 2008/2009. A alta está prevista para o dia de amanhã.

Direcção Clínica: José Gomes Pereira

19/05/08

Nas asas de um passarinho

O Sporting conquistou a Taça de Portugal 2007/08, a 15ª do seu historial. Os leões foram uns justos vencedores, foram a equipa que mais fez por vencer num jogo difícil, com muitos casos, com um grande golo e com um herói improvável.
O Sporting realizou uma 1ª parte de grande nível, entrou melhor no jogo perante um adversário nervoso e que não conseguia criar qualquer lance de perigo. A equipa leonina dispôs de várias ocasiões de golo, com Derlei em evidência no ataque leonino, ele que substitui Vukcevic de inicio, e Nuno Espírito Santo a cotar-se como o elemento em foco na partida, negando por 3 vezes situações de golo eminente.
A equipa portista ia sacudindo a pressão como podia e só por uma ocasião criou perigo à baliza leonina, com Patrício a resolver bem a situação. Após este calafrio, a equipa leonina voltou à carga e comandava o jogo a seu belo prazer. Perto do final da 1ª metade, 1º lance polémico do encontro, Romagnoli a combinar bem e depois a rematar para o fundo da baliza de Nuno, com o auxiliar a marcar um pretenso fora de jogo. Um lance muito duvidoso que me parece mal anulado e que daria uma justíssima vantagem ao Sporting ao intervalo.
Na segunda parte foi novamente o Sporting a entrar melhor e a dispor das melhores situações, contudo o Porto foi equilibrando a partida e foi nesse sentido que o jogo decorreu até a meio da etapa complementar surgir nova polémica, Lisandro é derrubado dentro da área por Polga, ficando uma grande penalidade por assinalar com o Sporting. No lance seguinte uma entrada bárbara de João Paulo ditou a sua expulsão mais do que justa, ficando eu a aguardar pelo castigo que lhe será aplicado depois dos encontrões de peito e cabeça ao árbitro da partida e sabendo que Derlei apanhou 3 jogos por muito menos.
Com mais uma unidade, o Sporting voltou a tomar conta do jogo, tentando o Porto sair em contra ataque, mas o jogo perdeu qualidade e arrastou-se até ao prolongamento.
Nos derradeiros 30" o Sporting arriscou mais, Tiui entrou para o lugar de Abel e o Sporting passou a ser mais ofensivo, mas durante a 1ª metade do prolongamento só registo para 2 situações, um remate de Tiui a rasar o poste e a conclusão da mesma por parte do árbitro aos 6"...!!!!
Na 2ª metade surgiu a emoção, os golos, os casos, as agressões, etc. O Porto queixa-se de uma falta, fora da área, sobre Lisandro, o Sporting pode queixar-se das agressões de Quaresma, Lisandro e Fucile. Quanto ao golos, eles saltaram do banco e o Sporting teve o herói improvavél na final da Taça, Rodrigo Tiui vestiu a pele de Liedson e fez os 2 golos da vitória leonina. Se no 1º teve alguma sorte à mistura com o ressalto de bola, já o 2º é de grande execução, um golaço.
O Sporting foi um justo vencedor, foi a melhor equipa, a que criou oportunidades para vencer e não é por um lance faltoso fora da área que essa vitória possa ser posta em causa, isso é falta de fair play shôr Jesualdo, saiba antes reconhecer os seus erros de casting.
É claro que o pior elemento em campo foi o árbitro, mas também é unânime que errou para ambos os lados e isso não retira qualquer mérito e emenda justiça há vitória leonina.
Terminamos a época em grande, espero que a próxima seja assim durante toda a época.
Até morrer SPORTING allez...

E vão 15

Futebol Formação

Iniciados (Fase Final):
Porto - 1 x SPORTING - 0
Classificação:

1º Benfica - 3
2º Porto - 3
3º Sporting - 0
4º V. Guimarães - 0
Juvenis (Fase Final):

Boavista - 0 x SPORTING - 1
Classificação:

1º Sporting - 4
2º Benfica - 4
3º Porto - 2
4º Boavista - 0

Modalidades Leoninas

Futsal
Instituto D. João V - 2 x SPORTING - 2
O Sporting empatou (2-2, com 1-0 ao intervalo), no Pavilhão do Louriçal, frente ao Instituto D. João V, no embate da 26.ª e última jornada da fase regular do Campeonato Nacional da I Divisão Fut/Sagres, realizado na tarde de sábado, dia 17 de Maio. Os «leões» concluíram o primeiro ciclo da prova no quinto lugar, defrontando, agora, nos quartos-de-final do «playoff», a FJ Antunes.
Ténis de Mesa

SPORTING - 3 x Porto Santo - 1
O Sporting conquistou a Taça de Portugal, ao bater, na final, o Sporting Porto Santo, por 3-1, em jogo disputado, na tarde de domingo, 18 de Maio, no Pavilhão do Casal Vistoso. Foi a vigésima vitória dos campeões nacionais em 40 edições da prova, os quais, deste modo, açambarcaram tudo quanto havia para ganhar, a nível colectivo, na temporada 2007/08 -- Supertaça, «Nacional» da I Divisão e Taça de Portugal. Domínio arrasador da maior potência do ténis de mesa luso.
Andebol

SPORTING - 30 x Porto - 36
Foi um início de encontro muito complicado para os comandados por José Tomás que apenas conseguiram o primeiro golo aos sete minutos, quando o adversário já contava com quatro. Perante um sistema defensivo muito aguerrido, os atletas «verdes e brancos» sofreram muito nos 25 minutos iniciais – estiveram a perder por 12 golos – conseguindo uma ligeira recuperação antes do intervalo, com dois golos de Nuno Roque e de Fernando Nunes, que colocaram a diferença em oito.
Na segunda parte, os «leões» «entraram com tudo», com 10 minutos impressionantes que os deixaram a apenas dois golos de diferença dos dragões, através de ataques rápidos e contra-ataques nascidos em recuperações de bola nos 6 metros ou através de defesa do guarda-redes Humberto Gomes. O Sporting conseguiu, a pouco mais de 10 minutos para o final, chegar ao empate a 26 golos – e numa situação de vantagem numérica de duas unidades – mas, feita a espectacular recuperação, o acerto na finalização (6 minutos sem marcar), várias decisões muito duvidosas da dupla de arbitragem – que deixaram passar em claro uma agressão a Ricardo Dias, na primeira parte, e dois lances passíveis de marcação de livres de sete metros sobre Fernando Nunes nos minutos decisivos – e uma desatenção dos oficiais da «mesa do jogo», levaram a que FC Porto ganhasse, novamente, uma vantagem que, desta vez, não deixou escapar, saindo a equipa «verde e branca» fora da presença na final da taça de Portugal.

17/05/08

Soltem o rugido do leão

Os 18 magnificos:
Guarda-redes:
Rui Patrício e Tiago.
Defesas: Abel, Polga, Tonel, Gladstone, Ronny e Grimi.
Médios: Miguel Veloso, Pereirinha, Izmailov, Farnerud, João Moutinho e Romagnoli.
Avançados:Vukcevic, Derlei, Yannick e Tiuí.

16/05/08

Mercado

A época está no final, começam as movimentações do mercado na preparação da nova temporada e surgem as 1as aquisições e muitos, muitos nomes.
O Sporting ao que parece tem os seus alvos bem definidos, Caneira, Viana e um central e um avançado, caso não surja alguma boa oportunidade de negócio, isto para além da aquisição do passe de Izmailov.
Hoje surgem noticias vinda de Espanha de que Hugo Viana já teria acertado a rescisão de contrato com o Valência e seria um jogador livre dentro de dias, sendo também noticiado que Caneira estaria na calha para lhe seguir as pisadas. A confirmarem-se estas noticias, e sabendo que o Sporting está interessado em ambos, seria bom que a SAD atacasse em força este assunto e o resolve-se rapidamente, assegurando assim 2 importantes jogadores e 2 mais valias para a próxima época, ainda por cima a custo zero.
Viana iria aumentar o leque de escolhas do meio campo leonino, que passaria a dispor de qualidade e alternativas credíveis para todas as posições. Já Caneira seria uma aquisição fundamental, pela solidez que empresta à defesa, pela polivalência e pela voz de comando. Numa altura em que Grimi parece confirmar o seu regresso a Milão, uma vez que o clube italiano não abdica dos 3,5 milhões de euros, algo que o Sporting não está disposto a pagar, e bem (Grimi veio dar alguma qualidade à defesa leonina, mas não vale nem de perto tal verba) , a vinda de Caneira é por isso prioritária.
Quem parece definitivamente longe de Alvalade é Miguel Veloso, o Arsenal considera-o um jogador prioritário depois da venda de Flamini, e Wenger vê nele um jogador fulcral no seu esquema táctico.
Sabendo que o nosso clube precisa de qualidade para poder conquistar os seus objectivos e sabendo que precisa de um central e um avançado, porque não o Sporting avançar para a aquisição de Quiroga (Wolfsburgo) e Klasnic (Werder Bremen), ambos estão em final de contrato e não vão renovar com os seus clubes.
Quiroga é um central que já passou por Alvalade e mostrou qualidade, é internacional Argentino e tem agora aos 30 anos experiência internacional para trazer qualidade ao sector recuado leonino.
Klasnic é um avançado de grande qualidade, que esteve perto de terminar a carreira devido a um problema renal, tendo recuperado e voltado aos relvados no final da Bundesliga e ainda a tempo de fazer alguns golos. O avançado croata vai deixar o Bremen devido aos problemas com o departamento médico, que culpa do sucedido, e prepara-se para jogar o Euro 2008 pela sua selecção. Numa altura em que Liedson estará ausente por um período longo, parece-me ser uma opção bastante boa para o nosso sector atacante.
Aceitam-se sugestões e opiniões.

Foi há 44 anos

15/05/08

Um grande 31...

Segundo informação clínica disponível no site do Sporting, Liedson irá fazer uma artroscopia para ver a real gravidade da leão que afecta o joelho do levezinho. A situação é grave mas ainda não se sabe por quanto tempo estará o jogador indisponível, o que é certo é que dificilmente Liedson iniciará a próxima época a 100%, o que se traduz desde já num rude golpe à ambição leonina. Só não percebo porque foram precisas 3 semanas de tratamento conservador para ainda não se saber o tempo de paragem do atleta.
Vamos esperar que não seja tão grave quanto se prognostica e que Liedson possa iniciar a nova época em grande.

Informação Clínica
Liedson: Sofreu entorse do joelho esquerdo no jogo do passado dia 27 de Abril. Foi tentado, sem sucesso, um tratamento conservador, procedimento médico recomendado nestas situações. Este, foi estimado em três semanas, de acordo com a clínica e com os exames complementares realizados na altura. Após a realização de novos exames complementares e de acordo com a evolução clínica, a equipa médica reuniu com o jogador e decidiu que se justifica, neste momento, a realização de uma artroscopia que terá lugar amanhã. Só após a realização desta artroscopia, será possível estimar o tempo de recuperação e a completa caracterização da lesão. No próximo sábado, caso se justifique, o Director Clínico descolar-se-á à sala de imprensa para uma actualização desta situação.

Direcção Clínica José Gomes Pereira

Renovações

O Sporting renovou contratos com Abel e Tiago, o lateral até 2011 e o GR até 2009.
Abel que terminava contrato no final da próxima época vê assim prolongada a sua ligação ao clube por mais 2 épocas. Embora não sendo um jogador sublime e não recolhendo consenso junto dos adeptos, parece-me que o lateral é um jogador útil ao clube como demonstrou esta época até se ter lesionado. Mesmo que o sector seja reforçado, Abel é sempre uma alternativa credivél e o Sporting precisa de soluções credivéis no plantel para não suceder o mesmo que esta temporada.

Tiago é o jogador mais velho do Sporting e o mais antigo do plantel, a renovação por mais uma temporada é vista como um sinal de confiança e influência no balneário leonino, mas sobretudo demonstra que Stojkovic é carta fora do baralho de PB como há muito se suspeitava. Assim com a aposta em Patricio, a renovação de Tiago e a ascenção de Golas, o sérvio só tem um caminho a seguir, a saída de Alvalade, o que é mau sobretudo para o Sporting que perde um bom activo.

Derlei deve ser o senhor que se segue, devendo renovar por uma época.

14/05/08

Apitadelas

Olarápio Boiquerença foi o árbitro escolhido para a final da Taça de Portugal, uma escolha no mínimo controversa de um senhor que por obra do acaso prejudica insistentemente o Sporting e cuja relação com os portista é feita por portas travessas (a imagem prova-o).
Esta época apitou o Sporting apenas por uma vez e voltou a meter água, foi em Setúbal anulando um logo a Tonel por pretenso fora de jogo logo nos minutos iniciais da partida.
O facto de ser o único representante da arbitragem lusa no próximo Europeu (será um dos 4os árbitros nomeados) diz bem do estado do apito nacional.
É caso para dizer tenham medo, muito medo...

13/05/08

Welcome back

Está encontrado o 1º reforço leonino para a próxima época. Fábio Rochemback chegou a acordo com o Sporting para assinar um contrato válido para as próximas 3 temporadas.
Dando seguimento a conversas estabelecidas em Dezembro, o jogador brasileiro viajou para Portugal logo após o términus da Premier League, tendo reunidos com os responsáveis leoninos e selado o acordo, realizando já hoje os habituais testes médicos, podendo ser anunciado em breve como reforço para a época 2007/08.
Rochemback pode ser um importante reforço para o Sporting, as suas características emprestam ao meio campo leonino maior poder de choque, experiência e poder de remate, espero é que mantenha a forma física e o nível exibicional dos primeiros tempos em Alvalade.

A caminho do Euro

Anunciados os 23 jogadores que Portugal vai levar ao Europeu, poucas foram as surpresas da lista de convocados de Scolari, a maior será a ausência de Maniche e a ida de Jorge Ribeiro no lugar de Caneira. O Sporting contribui com 3 atletas, Rui Patricio, João Moutinho e Miguel Veloso.
Esta é sem dúvida uma grande montra para os jogadores e não será dificil perceber que o Sporting irá perder mais uma das suas joias da coroa após o certame.
Rui Patricio não terá oportunidade de jogar, esta chamada significa uma clara aposta no seu futuro, sendo por isso importante que aprenda rapidamente e ganhe maturidade suficiente para o ano exigente que se aproxima.
João Moutinho será a solução/alternativa a Deco, mas não deverá ser 1ª escolha, passando por ele uma das 1as opções quando Scolari olhar para o banco. O capitão voltará a mostrar-se à Europa, mas deverá permanecer no Sporting, para nosso bem. O negativo será o acumular de jogos e esforço fisico, que poderá resentir-se no inicio da nova época.
Miguel Veloso será uma das principais escolhas de Scolari e dificilmente continuará no Sporting. O propalado interesse no jogador, irá agora disparar com a sua inclusão no torneio Europeu, o que tornará a sua transferência num dado quase certo. Resta ao Sporting acautelar essa perda o quanto antes e saber investir os 30 milhões que irão entrar nos cofres leoninos.

12/05/08

Fair Play

Gostava de prestar aqui uma pequena homenagem a um grande jogador que ontem deixou os relvados nacionais mais pobres. Apesar de defender outras cores, ninguém é perfeito Rui, o "Maestro" foi um jogador que deixou o seu perfume no futebol, e para os bons amantes da modalidade, foi um prazer vê-lo jogar e defender sobretudo as cores do meu País.

O adeus de mais um jogador da geração dourada, deixa-nos também uma alegria, um dos nossos rivais perdeu de uma assentada os 3 seus melhores jogadores, o Rui, o Manuel e o Costa.

Milhões garantidos

O Sporting garantiu ontem o acesso directo há Liga dos Campeões. Perante um boa moldura humana em Alvalade, os leões realizam um exibição qb que lhes permitiu garantir esse objectivo, uma exibição como tantas outras, sendo que o público merecia mais, sobretudo no segundo tempo onde o jogo foi uma autêntica monotonia. Um pouco de espectáculo para a despedida não ficava mal.

Os leões tiveram nova falsa partida, algo que começa a ser preocupante, e sofreram um golo aos 5", tendo por alguns momentos ocorrido alguns pesadelos nas mentes leoninas, mas a equipa leonina reagiu bem ao golo adversário e logo foi em busca do empate, que viria a conseguir poucos minutos volvidos, depois de Izmailov ter sido rasteirado em plena área quando se preparava para rematar. Romagnoli não desperdiçou e fez o empate.
O Sporting continuou a pressionar o Boavista e 12" após o empate, na melhor jogada do encontro Rodrigo Tiui fez o 2-1 estreando-se a marcar com a camisola leonina. Um golo de belo efeito iniciada pelo mesmo, com Simon a cruzar, Izmailov a amortecer de peito e Tiui de primeira a fuzilar Peter Jehle. Estava feita a reviravolta no marcador.
Até final da 1ª parte, os leões ainda desperdiçaram algumas situações de golo, pudendo ter levado uma margem mais confortável para o intervalo.
No segundo tempo, o jogo foi mal jogado, com o Boavista a equilibrar muito por culpa do Sporting que preferiu gerir o resultado, do que procurar ampliá-lo e depois gerir pensando no próximo jogo.
Assim assitiu-se a 45" monótonos, sem motivos de interesse e onde foram poucas as situações de golo, todas elas bem anuladas pelas defesas e GR de ambas as equipas.
Com esta vitória o Sporting foi a única equipa imbativel em casa, tivessemos mantido o nível das últimas épocas extra muros e estariamos propalvelmente a festejar algo mais.
O Sporting consegue assim o objectivo da entrada directa na Liga dos Campeões, assegurando um importante encaixe financeiro para o clube e que servirá para reforçar a equipa no futuro. Embora tenha sido um objectivo curto face à dimensão do nosso clube, tendo em conta a época decepcionante realizada acaba por ser um mal menor. Agora há uma Taça de Portugal para ganhar e acabar a época em festa.

Futebol Formação

Juvenis (Fase Final):

SPORTING - 1 x Porto - 1
Classificação
1º Benfica - 3
2º Porto - 1
3º Sporting - 1
4º Boasvista - 0
Juniores
Torneio de Monthey - Final
Tottenham - 2 x SPORTING - 1

Modalidades Leoninas

Futsal
SPORTING - 2 x Freixieiro - 2
O Sporting empatou (2-2) com o Freixieiro, o jogo da 25.ªjornada do Campeonato Nacional da I Divisão Fut/Sagres, disputado, na tarde de sábado, dia 10 de Maio, no Pavilhão Paz e Amizade, em Loures e perdeu a oportunidade de chegar perto do 3º lugar.
Os visitantes abriram ao activo, aos três minutos, por Júlio César, mas os «leões» reagiram marcando dois golos de enfiada (aos 10m, por Alex e aos 11 através de Deo). O resultado ficou definido no último minuto da primeira parte, por Nené, a concluir uma situação de contra-ataque dos visitantes.
Alinharam e marcaram pelo Sporting – Cristiano Parreiro; Evandro, Bibi, Davi, Jorge Fernandes, Zezito, Nenê, Deo (1), Alex (1) e Café.
Classificação

1º Belenenses -61
2º benfica - 60
3º Freixieiro - 53
4º Sporting - 49

09/05/08

E alguém esperava outra coisa...!!!

Castigos decorrentes do Apito Final
FC Porto: 6 pontos; 150 mil euros.
Pinto da Costa: 2 anos suspensão; 10 mil euros.
Boavista: Descida divisão; 180 mil euros.
João Loureiro: 4 anos suspensão; 25 mil euros.
União de Leiria: Menos 3 pontos; 40 mil euros.
João Bartolomeu: 1 ano suspensão; 4 mil euros.
Martins dos Santos (árbitro): 3 anos suspensão.
Augusto Duarte (árbitro): 6 anos suspensão.
Marinho Santos Silva (árbitro assistente): 2 anos e meio suspensão.
Jacinto Paixão (árbitro): 4 anos suspensão.
José Chilrito (árbitro): 2 anos e meio suspensão.
Manuel Quadrado (árbitro): 2 anos e meio suspensão.
Sinceramente, a sentença que foi agora tornada pública mas há muito era conhecida, satisfaz em toda a linha os prevaricadores, ou seja, depois de todo o alarido à volta do apito dourado/final, de toda a corrupção e do que se chegou a pensar ser a limpeza necessária no futebol nacional, estes castigos só vêem confirmar que tudo se manterá igual, é certo que alguma caras novas irão surgir, mas as de sempre continuarão a fazer o seu trabalho de casa, agora ainda mais camuflados.
Relativamente aos castigos em si, só dão vontade de rir, então castigar 6 árbitros com suspensões, onde 5 dos quais já estão retirados é pura idiotice e paródia. O Leiria perde 3 pontos quando já estava condenado à descida, o Boavista desce de divisão quando o iria fazer por outra forma (dividas e ordenados em atraso) e o Porto perde 6 preciosos pontos terminando com possivelmente 14 de vantagem quando estes castigos diziam respeito a épocas passadas.
João Loureiro, João Bartolomeu e Pinto da Costa são condenados a suspensão quando um deles não exerce cargo algum e os outros não precisam de os exercer para continuarem a tomar decisões.
Posto isto onde é que existe castigo?
Porque a decisão não foi tomada na época passada? Não dava jeito aos acusados era?
Quem é que sai beneficiado com tudo isto para além dos corruptos?
A liga que amealheia uma grande quantia monetária...
Enquanto esta corja de dirigente se mantiver, não há credibilização possível para o futebol nacional.

O reforço do dia

Esta semana, onde curiosamente se discute o futuro "milionário" de alguns clubes, o Sporting tem sido inundado de reforços e pseudo propostas por alguns jogadores (segundo o Record, Miguel Veloso é reforço prioritário para Chelsea, M. United, Arsenal, Tottenham e Newcastle que fez já uma proposta de 20 milhões de euros).
Depois de Pauleta, Ramires, Renatinho, Rochemback e Caneira, eis que hoje é Hugo Viana que se apresta para reforçar a equipa leonina na próxima temporada, segundo A Bola, o jogador que em Janeiro esteve perto de regressar já terá sido abordado nesse sentido. Hugo Viana embora ligado contratualmente ao Valência, está emprestado ao Osassuna que corre o risco de descer de divisão, mas não se encontra satisfeito por não ser opção constante e vê com bons olhos este retorno á casa mãe.
O Sporting aguarda agora pelo final da temporada para negociar com o Valência o internacional português que até pode rescindir com o clube ché e chegar a Alvalade a custo zero. Na minha opinião seria um bom reforço, á semelhança do que fez em 2004/05, podendo actuar no lado esquerdo e no centro do ataque.
Espero que se confirme a sua vinda na companhia de Caneira.

Para nunca esquecer

"Este comentário pode parecer um pouco fora do contexto, no entanto tem a ver com aquilo que eu considero um crime e que foi provado em sede própria, refiro-me ao caso very light na final da taça de portugal no ano de 1996. Um criminoso (hoje a monte) retirou a vida a um adepto do nosso clube que apenas desejava vivenciar a festa do futebol e a vitória do seu clube do coração na disputa de um troféu que viriamos a perder, facto irrelevante quando estão em causa outros valores maiores como é o da vida humana e o respeito por esta.
Este trágico acidente ocorreu no dia 18 de Maio de 1996, doze anos depois voltamos a jogar uma nova final da taça frente a um adversário diferente precisamente no dia 18 de Maio. Seria de bom tom no caso de vitória do nosso Sporting dedicar a mesma à família de Rui Mendes (salvo erro era o nome do senhor) nunca o esquecendo a ele e outros "ruis mendes" adeptos de qualquer equipa de futebol. Que os dirigentes do Sporting o relembrem e o homenageiem, façamos com que ninguém se esqueça dele, só é preciso ir passando a palavra. Que o dia 18 de Maio de 2008 seja em tudo diferente do dia 18 de maio de 1996 (o dia em que deixei de frequentar estádios de futebol e passei a dar mais valor à vida)."
Autor:
Pedro Ferreira

08/05/08

Contradições

Dois dos diários desportivos nacionais trazem hoje à capa uma questão lateral, qual o defesa/lateral esquerdo que o Sporting pretende assegurar para a próxima temporada?
O Jogo diz-nos que Grimi é uma das principais prioridades leoninas, dá-nos conta do acordo já feito com o jogador e que o valor da cláusula de opção cifrado em 3,5 milhões de euros pode ser negociado segundo Ariedo Braida, director-desportivo do AC Milan.
A Bola diz que a prioridade leonina é a contratação de Marco Caneira, apostando na forte ligação do jogador ao Sporting e ao facto do Valência estar a lutar para não descer de divisão.
Certamente que a grande maioria dos sportinguistas gostariam de ver o regresso de Caneira, mas esta contradição de noticias no mesmo dia, será só casual? Ou será que não é mais uma tentativa de destabilização do balneário leonino, no caso Grimi, na véspera de um jogo importante para o clube há semelhança do que vem acontecendo nos últimos dias?

Futebol Formação

Craque à experiência
Chega hoje a Lisboa aquele que é apontado como o sucessor de Ronaldinho Gaúcho (não, não é Celsinho a regressar de férias) no Brasil, Thiago Sebastian tem apenas 12 anos, mas é seguido por vários colossos europeus e os seus representantes pretendem colocá-lo na Europa, dando prioridade ao Sporting, devido às condições da Academia Leonina, à sua reputação mundial e à questão cultural.
Thiago Sebastian é um médio de ataque e vem treinar à experiência na equipa de infantis do Sporting.
Com Thiago Sebastian chega outro médio (defensivo). Gabriel Santos, de 15 anos, também treinará à experiência na equipa de juvenis.
Juniores
Frankfurt - 1 x SPORTING - 0
A equipa de juniores do Sporting está na Suíça a disputar o torneio Internacional de Monthey. No primeiro encontro, os «leões» perderam pela margem mínima frente à equipa alemã do Frankfurt.
Este torneio decorre até domingo. A prova é dividida em dois grupos, sendo o Sporting acompanhado pelo Monthey, clube organizador, pelo Frankfurt e pelo Flamengo. O outro grupo é composto pelas equipas do Múrcia, Sevilha, Sion e Totthenam. No jogo de quinta-feira, os «leões» defrontam a equipa do Monthey. No final da fase de grupos, são apurados os dois primeiros classificados para disputarem as meias-finais e final do Torneio.

Modalidades Leoninas

Futsal
Benfica - 2 x SPORTING - 1
O Sporting perdeu por 2-1 na deslocação à Luz, onde disputou o encontro da 24.ª jornada do Nacional de futsal.
O derby foi equilibrado, muito táctico e com a posse de bola a ser alternada por ambas as equipas. A formação da casa chegou primeiro ao golo, mas os «leões» conseguiram chegar ao empate, por intermédio de Café, resultado que se manteve até ao intervalo. Na segunda parte, a toada do jogo manteve-se, mas pouco antes do final, a formação «encarnada» chegou ao tento da vitória. Os «leões», mais uma vez, reagiram bem e podiam mesmo ter chegado ao empate, pelas oportunidades que criaram.

Classificação
1º Belenenses - 61
2º Benfica - 60
3º Freixieiro - 53
4º Sporting - 49

07/05/08

Vergonhoso...

A LPFP está a investigar o gesto de Yannick Djaló aquando da celebração do golo que deu a vitória ao Sporting em Paços de Ferreira, por alegadamente Yannick ter "mandado calar" os adeptos pacenses que se encontravam na bancada atrás da baliza, os mesmo adeptos que passaram largos minutos a insultar o jogador e a dirigir-lhe manifestações racistas (insultos racistas e sons imitando macacos), mas que curiosamente não estão aguardando esclarecimentos sobre o seus actos.
O observador da LPFP autor desta autêntica palhaçada que tem como única e possível justificação a destabilização dos jogadores leoninos impedindo-os a qualquer custo que alcançar os seus objectivos, não foi capaz de ouvir esses mesmos cânticos racistas, como muito menos ligar para os seus colegas que se encontravam na Amadora e Lisboa para lhes comunicar que o jogo estava prestes a iniciar-se permitindo uma disparidade de 7" entre o começo das partidas que colocavam em jogo objectivos importantes do ponto de vista financeiro e desportivo.
Esta liga que de profissional só mesmo o nome, é uma autêntica vergonha, não me lembro do Nuno Gomes ser castigado por insinuar que os jogadores do Braga se drogavam, nem de ver aberto nenhum inquérito ao Pepe por festejar golos de forma a incentivar à violência, depois vêem certos e determinados senhores falarem em transparência, isto é demais.
Só espero que o Sporting tome uma posição e imponha a sua voz.

O regresso de Roca

A imprensa tem noticiado diáriamente o regresso de Rochemback ao Sporting na próxima temporada, isto depois do Middesbrough não ter accionado a cláusula de opção para a permamnência do jogador.
O pai do próprio declarou à rádio renascença que a sua preferência seria o regresso a Portugal e ao Sporting onde passou os melhores tempos da sua carreira. No entanto hoje surgem noticias que desmetem o pré-acordo com os leões, bem como algumas declarações pouco condizentes com o desejo que tinha de regressar (ver aqui e aqui).
Eu sempre mostrei alguma ponderação em relação ao regresso do brasileiro, que foi perdendo "qualidades" desde a sua 1ª época em Alvalade, para além disso Roca também foi causador de alguma disciplina e algum mal estar no balneário leonino.
Assim, que Roca poderiamos esperar para a próxima época, o desiquilibrador e influente da 1ª temporada ou o pesadão e indisciplinado?
Na minha opinião, penso que o Sporting ficaria a ganhar com a contratação de Pedro Mendes (Portsmouth) que se encontra de saída do clube inglês.

06/05/08

Futebol pouco sério

"Na jornada de domingo, dia 4 de Maio, e no que respeitava aos desafios decisivos para a atribuição de lugares da competições da Uefa, apenas o Paços de Ferreira-Sporting começou à hora regimental.
Nos demais, houve batota.
Na Reboleira as equipas entraram tarde. No Restelo, a igual atraso, juntou-se uma baliza pretensamente rompida, como se o árbitro não tivesse a obrigação de, muito antes, verificar se tudo estava em ordem para o inicio do espectáculo.
Aqui entra também a responsabilidade da Liga de Clubes.
O que fazem os Delegados daquele Organismo, -bem pagos diga-se-, se não fiscalizar para que os regulamentos sejam integralmente cumpridos, e a verdade seja respeitada? Não seria curial manter em contacto permanente os Delegados dos três campos para que nenhum jogo tivesse inicio em tempo diferente?Em relação ao Sporting-Paços de Ferreira, o EAmadora-Benfica começou cinco minutos depois, e o Belenenses-VGuimarães cerca de sete e meio após o apito inicial na Mata Real.
Truques velhos e gastos de um futebol que teima em não ter juízo.
Depois espantam-se com os Apitos Dourados…"
Autor:
Ribeiro Cristóvão

05/05/08

Um Pa(ç)o Importante

O Sporting alcançou ontem um precioso triunfo na luta pela Champions League, os leões que tinham pela frente a tarefa mais difícil em relação aos seus directos perseguidores, não só conseguiram uma importante vitória, como ainda ganharam terreno à concorrência, estando agora a 1 ponto de garantir o acesso directo à prova milionária.

Os leões conscientes da importância do jogo e ao contrário de grande parte da temporada, entraram em jogo a todo o gás, procurando resolver cedo o encontro a seu favor, tendo 20" de domínio total, exibindo bom futebol e dispondo de 2/3 boas ocasiões de golo que não foram aproveitadas.
Depois deste período inicial de domínio leonino, o Paços respondeu, equilibrou o jogo e teve também 2 ocasiões claras de golo, uma salva sobre a linha por Tonel e outro remate a raspar a trave de Patrício.
Foi após este período de maior índice ofensivo pacense que o Sporting chegou ao golo, através de um livre na esquerda com Veloso a cruzar, Peçanha a falhar a intercepção, Simon a amortecer e Yannick a concluir em remate acrobático, dando seguimento ao bom período que atravessa.
O Sporting chegava a vencer ao intervalo, justificando o triunfo pela entrada no jogo.
No 2º tempo, acentuou-se o jogo ofensivo do Paços, muito por culpa do recuo leonino, que procurou acima de tudo defender o magro resultado ao invés de tentar o ataque e resolver a partida mais cedo.
Foi uma 2ª parte mal jogada, sem ocasiões de golo, salvo um cabeceamento pacense ao lado da baliza leonina e uma arrancada de Vukcevic que desamparado permitiu o corte pacense já no interior da área.
O Sporting conseguiu resguardar a vantagem, perante uma equipa que faz da sua entrega ao jogo a principal arma.
Os leões ficam assim a 1 ponto de marcar presença pela 3ª vez consecutiva na Liga dos Campeões.
Nota:
Lamentável que com todas as tecnologias disponiveis, as 3 partidas que envolviam equipas a lutar por objectivos diferentes tenham começado com cerca de 6" de diferença. Mais uma situação que para uma Liga que se auto denomina de profissional pouco o é.

Modalidades Leoninas

Futsal Final da Taça de Portugal
SPORTING - 4 x Fundação J. A. - 1
O Sporting conquistou a segunda Taça de Portugal do seu historial, ao bater, na final da 11.ª edição da prova, a Fundação Jorge Antunes, por 4-1 (2-1 ao intervalo), em jogo disputado, na tarde de domingo, 4 de Maio, no Pavilhão Municipal Desportivo São Miguel, na Guarda.
Depois de, na véspera, terem vencido, pela primeira vez, esta temporada, o Belenenses, os «leões» também acabaram com a «mala-pata» nos confrontos com a FJ Antunes, superando o adversário através de uma prestação de excelente qualidade.
Quando foi necessário dominar, o Sporting dominou. Quando se tornou necessário controlar, os pupilos de Paulo Fernandes controlaram. Até aos 3-1, os futsalistas de Alvalade foram uns mestres na pressão alta logo à saída da defesa vizelense, «matando» as aspirações contrárias em partir rápido o ataque.
Aquando da posse da bola, os «leões» raramente cometeram erros, quer jogando em 3:1, quer em 4:0. Alex de calcanhar, inaugurou o marcador; Divanei empatou praticamente a seguir, mas Davi, após uma assistência de Café, fez o 2-1 ainda antes do intervalo.
No segundo tempo, a partir do 3-1 (mais um vistoso golo de Bibi), os «leões» colocaram em prática o «plano «B», ou seja, baixaram, ligeiramente, o «pressing» sobre o portador da bola e passaram a defender mais recuados.
A FJ Antunes, como lhe competia, arriscou no 5:4, mas saiu-se mal, pois Melão perdeu a bola para Alex, este foi por ali abaixo e, já no interior da área contrária, «ofereceu» o golo a Bibi. Estava encontrado o vencedor, até porque a FJ Antunes nunca encontrou soluções de perigo iminente capazes de desmoronar a sólida organização defensiva sportinguista.
Alinharam e marcaram pelo Sporting -- João Benedito; Evandro, Bibi (2), Nenê, Café, Deo, Davi (1), Alex (1) e João Matos.

Futebol Formação

Juniores (Fase Final):
Leixões - 3 x SPORTING - 4


1º Sporting - 6 Pts
2º Benfica - 3 Pts
3º Porto - 3 Pts
4º Leixões - 0 Pts

02/05/08

Uefa Football Fantasy

A um jogo de terminar a Liga do Visconde a equipa da casa continua imparável, não dando qualquer hipóteses aos adversários. O titulo está praticamente assegurado sem recorrer à fruta da época, tudo com a maior transparência.
Pratiquem que para o ano há mais.

Futebol Formação

Juvenis (2ª Fase):
SPORTING - 4 x Estoril - 1
1º Sporting - 16 Pts

2º Estoril - 10 Pts
Juniores (Fase Final):

SPORTING - 2 x Benfica - 1
1º Porto - 3 Pts

2º Sporting - 3 Pts
3º Benfica - 0 Pts
4º Leixões - 0 Pts

Modalidades Leoninas

Andebol
Santana - 20 x SPORTING - 38
O Sporting qualificou-se para a «final four» da Taça de Portugal, ao derrotar a formação do Santana, por 38-20 (17-12 ao intervalo), no embate realizado, ao princípio da noite de quinta-feira, 1 de Maio, no Pavilhão de Gueifães.
Um jogo fácil de resolver por uma equipa «leonina» que apresentou os juniores Miguel Peralta e Pedro Jorge, numa louvável opção de José Tomaz, em lançar atletas jovens.
Alinharam e marcaram pelos «leões» - Humberto Gomes e Ricardo Correia; Hugo Canela (3), Vladimir Bolotskih (6), Miguel Peralta (1), Pedro Cruz 1), Tiago Silva (5), Pedro Jorge (1), Nuno Roque (4), Márcio Cardoso (3), Ricardo Dias (3), João Pinto (6), Mitja Lesjak (3) e Welsau Bungué (2).