27/05/08

Quem diz a verdade?

Nos últimos dias temos assistido a um verdadeiro frente a frente entre estes 2 senhores, antigo e actual presidentes do Sporting, tudo por causa do Project Finance elaborado em 2005 por Dias da Cunha e do novo projecto de Soares Franco. Dias da Cunha diz que o passivo é invenção de Soares Franco e Soares Franco diz que o passivo existe e é da responsabilidade de Dias da Cunha.
Na minha modesta opinião, o Project Finance de Dias da Cunha falhou, assim como a reestruturação que Soares Franco pretende levar a cabo me deixa muitas reticências e dúvidas que ainda não consegui esclarecer. Nessa medida e porque me parece ser fundamental, acho que o projecto deveria ser chumbado na AG de amanhã, e deveria ser feita uma auditoria externa ao clube para de uma vez por todas se acabar com a especulação e sabermos o real passivo do clube, só depois se deveria tomar decisões, decisões muito importantes porque afinal o que está em jogo é o futuro do SPORTING CLUBE DE PORTUGAL e nada mais.

6 rugido(s):

PSN disse...

Caro Visconde,

A meu ver, o problema vem muito de trás. Anos e anos de gestão populista e de despesismo irracional, tornaram o deficit num buraco sem fundo.

Apesar de ter de se dar mérito a Dias da Cunha e a FSF pela tentativa de por as coisas em ordem, a verdade é que a falta de transparência, as contradições e as mentiras que propagaram, fazem-me não ter saudades de Dias da Cunha e ansiar pela saída de FSF.

De facto, foram inúmeros os planos de restruturação em cima da mesa. Foram inúmeras as medidas, entre elas o fim do ecletismo, que se destinavam a equilibrar as contas.

Contudo, até hoje, o deficit mantém-se, tal como se manteem os planos de restruturação que parecem não ter fim.

Para segundo lugar, ficou o mais importante e que é, apenas, a máquina que faz girar o Sporting: o Futebol.

Armando Silva disse...

Os adeptos do sporting já estão cheios deste passivo... Incrível como já andamos há uns anos largos a poupar por causa do passivo e mesmo assim este parece não parar de crescer, ou pelo menos, parece não diminuir rigorosamente nada... Este assunto está a tornar-se cada vez mais preocupante, e a verdade é que nem um nem outro parece ter capacidades para melhorar a nossa situação...

Grande abraço caro amigo

Gil Lopes disse...

Sinceramente, e dando a minha opinião acerca desta situação num clube que não é o meu.

Julgo que o Sporting tem que se lembrar que é um clube de Futebol, e não uma empresa, pode parecer antiguado, mas esta é a principal caracteristica de um clube e dos seus adeptos, é claro que é necessário equilibrar as contas, mas colocar esse objectivo á frente da conquista de um titulo não é algo bom para o futuro do Sporting, pois corre o risco de andar mais 10 anos a equilibrar o passivo e sem grandes conquistas.

Abraço Visconde.

Gnitrops disse...

As contas do Sporting são regularmente auditadas. A presença na bolsa assim o obriga.

Estou espectante em relação à assembleia geral mas penso que a proposta vai ser aprovada.

Abraço

António Lopes da Costa disse...

Aquilo que mais me preocupa é a possibilidade de extinção de muitas modalidades e que o Sporting se resuma cada vez mais ao futebol, o que acaba com o ecletismo do nosso clube.
Hoje, o Sporting não tem sequer uma pista de atletismo nem um pavilhão para as modalidades.
Relativamente à Academia, partilho a opinião do Presidente. É indiferente ter uma academia em Alcochete ou vendê-la, dentro de alguns anos, para fazer igual noutro sítio, ganhando dinheiro com isso.
Julgo que acabar com a obrigação de fazer mais-valias de 5,5 milhões de euros é "porreiro, pá", mas não tenho ainda a certeza de que sejam mais os prós que os contras dessa decisão.
Tenho exame amanhã e não vou poder participar na AG de hoje e o sentido do meu voto seria decidido conforme o debate que nela for feito. Apesar das minhas dúvidas e preocupações, este pode ser um dia decisivo para o futuro do Sporting e a obrigação de todos os sócios é estar lá.
Por motivos académicos não vou participar, mas peço a todos os sócios que ajudem o Sporting a decidir o seu futuro.

Um abraço

Renata A. disse...

Mais importante que estas picardias é mesmo o futuro do clube. O Sporting é que interessa e o que é certo é que o clube está numa situação insuportável, com grandes dificuldades, e é preciso tomar medidas urgentes para solucionar o problema, porque senão o Sporting enfrentará ainda mais problemas no futuro que comprometerão a sua sobrevivência.

Saudãções leoninas