29/05/08

Futuro

Foi ontem a Assembleia Geral que ditou o futuro imediato do Sporting, uma Assembleia algo conturbada, mal organizada, embora pacifica. Da noite longa do Pavilhão Atlântico, a proposta teve a votação de 63,71% votos a favor e 36,29% votos contra, dos quais resultaram as seguintes decisões:
- Aprovação da passagem da Academia do Sporting para a Sporting SAD;
- Aprovação do Projecto de Reestruturação Financeira, através de um empréstimo obrigacionista no valor de 60 milhões de euros, cujos títulos, serão obrigatoriamente convertíveis em acções da SAD num prazo de cinco anos;
- Reprovação da passagem da Sporting, Comércios e Serviços para a Sporting SAD;
Posto isto só no futuro saberemos se foi positiva ou negativa a posição tomada ontem, pois o seu impacto só será visivel a curto/médio prazo, mas quer-me parecer que o Sporting tal qual todos nós conhecemos está a caminhar para o seu fim. O Sporting seguirá um caminho mais empresarial, deixará de exercer uma posição maioritária na SAD, a opinião dos sócios será cada vez menos válida, existirá um investidor a comandar os nossos destinos e uma das nossas bandeiras e imagens de marca caminhará para a extinção, o ecletismo passará a ser uma recordação na sua quase ou toda a globalidade, sendo o futebol o único motor do clube. Soares Franco já o havia mencionado na passada semana, no fórum da Associação de Adeptos Sportinguistas, quando disse que as modalidades não são auto sustentáveis e o futebol é suporta esses custos deixando de investir no seu projecto desportivo.
Assim sendo, gostava que isto fosse uma visão pessimista, mas parece-me que é o futuro do Sporting. Vamos ver o que o tempo dirá.
Viv'ó SPORTING

4 rugido(s):

Armando Silva disse...

Amigo Visconde,

Confesso que não estou tão pessimista quanto ao futuro do nosso Sporting, sei que já vivemos tempos melhores e piores, mas o nosso Sporting e assim mesmo, tanto vive momentos auspiciosos como vive momentos de grande frustração!!! Quanto à perda de identidade do clube, com a perda da maioria na SAD, acredito que manteremos sempre o controlo sob o nosso clube e que o Sporting nunca deixará de ser dos seus adeptos...

Grande abraço caro amigo

Anónimo disse...

Partilho da mesma opinião, será um Sporting à Inglesa, dominado por um grande capitalista Europeu.

Pumba disse...

Penso que é um caminho inevitável nos dias de hoje. Se for para melhor ou para pior, como diz o artigo...só mesmo o futuro a médio/longo prazo dirá.

Virgílio disse...

Amigo Visconde:

Eu que sou um optimista por natureza, deveria contrariá-lo neste post. Mas, infelizmente, no que concerne ao futuro do clube e depois de ter ponderado e reflectido tudo o que se vem passando com o Sporting nos ultimos tempos, tenho que lhe dar total razão... A coisa está NEGRA!

A incerteza e os riscos são reais e gravissimos. Se apesar de não ter obtido os 2/3 dos votos, (percentagem bem mais equilibrada em termos de sócios votantes), o CD avançar com a proposta que foi sufragada na passada AG de 28 de Maio, o Sporting, enquanto associação desportiva caminha a passos largos para o abismo!

A minha esperança, neste preciso momento, mora numa nova palavra: IMPUGNAÇÃO!

POR UM SPORTING DOS SÓCIOS E NÃO DE ACIONISTAS!

SL!