20/05/08

Definições

Chegou o final da época e surge a temporada das dispensas e novas contratações. O Sporting não foge à regra e segundo consta Purovic e Gladstone irão abandonar Alvalade, sendo certo que em breve a lista será mais extensa.
Purovic nunca se adaptou ao esquema táctico utilizado pelo Sporting, ele que tendo sido a escolha precisamente para servir de alternativa a esse esquema. Assim não se compreende bem o investimento feito no avançado, um dos maiores na última temporada, para alternar entre o banco de suplentes e a bancada. Resta esperar que consiga colocação e nos permite recuperar o investimento.
Gladstone por seu lado, chegou emprestado pelo Cruzeiro, mas nunca se impôs. É um central sem classe, que basicamente só sabe destruir, sendo o preço para exercer a compra do seu passe no minimo absurdo. O Sporting precisa de um central de qualidade e com classe, pelo que esta noticia é sem dúvida uma boa opção.

Em sentido inverso parecem estar Grimi e Izmailov, jogadores que o Sporting pretende manter e que se encontram emprestados por Milan e Lokomotiv de Moscovo com cláusulas de opção elevadas.
Se no caso do argentino o Sporting tenta novo empréstimo ou a aquisição parcial do passe do atleta, já no caso do russo, o seu clube parece intransigente no valor a pagar, pelo que os leões terão mesmo de desembolsar 4,5 milhões de euros para a sua permanência.

Se em relação às saídas não me parece haver qualquer inconviniente, desde que o Sporting recupere o investimento em Purovic, já em relação às entradas e apesar de considerar ambos os jogadores bastante úteis ao clube, parece-me que os valores em causa são demasiado elevados tendo em conta o seu valor.
Izmailov é um jogador interessante, bom tecnicamente e tacticamente, mas algo inconstante. Já Grimi é um lateral razoável, bastante superior a Ronny, mas não é nenhuma estrela para ser cotado desta forma.

6 rugido(s):

Peyroteo disse...

Análise ás equipas 2007/2008

(+) Setúbal (1 Título)
Foi a melhor surpresa deste campeonato, pois com o mais baixo orçamento e entrando para não descer, andou sempre nos lugares da frente e garantiu a Europa.
Esteve bem na Taça e excelente na nova Taça da Liga, que conquistou aos penalties ao Sporting. Foi a equipa mais interessada nesta competição.
Na parte final, com a Europa garantida e com o treinador já sem a cabeça no clube, desceu de rendimento, caso contrário poderia fazer bem o 4º lugar e não o 6º.
Ponto Alto: Venceu a 1ª Taça da Liga.
Ponto Baixo: o desligar na parte final.

(+) Guimarães
Vindo da 2ª divisão, o Guimarães fez uma excelente época ao obter o 3º lugar batendo um dos grandes, apesar de claramente apostar tudo no campeonato.
Praticou um futebol bonito, mas no entanto teve algumas lacunas, como o facto de entrar na última jornada com um saldo nulo entre golos marcados e sofridos, o que mostra que o ataque não era por ai além. Seria um pouco estranho o 2º classificado do campeonato e candidato à LC ter um Ball Average nulo!
Pecou também porque falhou redondamente na prova de fogo, no jogo mais importante, acabando por perder 0-5 em casa.
Apesar de tudo não me espantou a época do Guimarães, pois tem condições logísticas idênticas aos 3 grandes e é claramente a 4ª equipa em massa adepta.
Ponto Alto: Manteve-se sempre no topo do campeonato.
Ponto Baixo: goleado em casa no jogo em que não podia falhar.

(+) Marítimo
É uma equipa com dinheiro para ser habitual na Europa, mas raramente o consegue.
Este ano conseguiu o 5º lugar muito à custa do que costuma ser o seu calcanhar de Aquiles, os jogos fora, mas como desta vez conseguiu 19 pontos fora de portas (4ª equipa do campeonato), naturalmente ficou em posição Europeia.
Peca pelo seu jogo excessivamente rendilhado e abrasileirado. Cometeu um grande erro ao vender Makukula, e quiçá uma possível ida à LC, pois acredito que se não saísse poderia fazer mais 7 pontos.
Ponto Alto: Pontuação nada habitual fora de casa.
Ponto Baixo: venda de Makukula que lhe custou certamente muitos pontos.

(+ou-) Nacional, Naval, Académica e Estrela
Épocas tranquilas e portanto normais.

(+ou-) Boavista
Época tranquila a meio da tabela, o habitual desde que os Loureiros desistiram do clube após o sugar completamente. Sem dinheiro e com os “arquivos limpos” chega a sentença que os condena à descida, onde são manifestamente o bode expiatório que serve para dar o exemplo e desviar as atenções, quando seria já enevitável a ruptura do clube.
Ponto Alto: apesar de muito fraco continua a bater o pé aos 3 grandes no Bessa.
Ponto Baixo: uma equipa profundamente banal.

(+ou-) Leixões
Safou-se da descida mesmo no fim; cumprindo os seus objectivos.
Tem dimensão para ser uma equipa da 1ª divisão.
Ponto Alto: tal como o Boavista, em casa bate-se de igual para igual com os 3 grandes.
Ponto Baixo: empata muitos jogos, o que a 3 pontos por vitória lhe trará sempre grandes dificuldades.

(+ou-) Sporting (2 Títulos)
Um clube como o Sporting não pode fazer uma época positiva quando não consegue discutir o campeonato. Perdeu-o e com um grande fosso.
A explicação surge pelo curto plantel para todas as frentes, pelas muitas lesões em jogadores importantes e pelas teimosias do treinador.
Mas é indesculpável perder 7 jogos fora, sendo apenas a 8ª equipa fora!
Se bem que o orçamento só obrigasse a equipa a ficar em 3º lugar, a verdade é que acabou por fazer o 2º mas não conseguiu apresentar um futebol tão bonito como o habitual.
Com este FCP era impossível ser campeão, mas exigia-se luta e menor distância; apesar do objectivo financeiro da Champions ser atingido.
Na Taça da Liga cumpriu, mas perdeu mal a final a penalties para o Setúbal.
Na Taça foi onde esteve melhor esmagando o Benfica com um recorde de 5 golos em 25’ e levando a melhor na final sobre o violento FCP.
Na Europa esteve razoável, cumprindo na LC e UEFA, se bem que mal eliminado pelo Rangers, como foram todas as equipas que os Escoceses eliminaram. Ainda assim foi eliminado pelos finalistas da LC e UEFA.
Pontos Altos:
- Conquista da Taça depois de esmagar o Benfica na meia-final.
- Conquista da Super Taça perante o FCP.
- Superioridade perante o FCP em 4 jogos num ano.
- Melhor do que o Benfica em todas as provas.
- Mostrou capacidade para se bater de igual para igual com equipas como a Roma e principalmente o Manchester, provavelmente a mais forte do mundo.
Pontos Baixos:
- Derrotas fora, com destaque para um miserável 4-1 em Leiria (lanterna vermelha) e um 3-0 em Braga sem motivação.
- A forma como encarou a final da Taça da Liga com o Setúbal.
- A execução de penalties, onde apresenta apenas 50% de rendimento! Deve ser um recorde mundial.

(+ou-) Porto (1 Título)
Com um orçamento gigantesco e um plantel forte e completo, cedo limpou o campeonato, mas nas outras provas não esteve bem.
Acho que não tem um treinador à altura. Será equilibrado para o nosso campeonato, mas a nível Europeu não “calça”.
Ponto Alto: fosso pontual.
Ponto Baixo: Eliminação na Taça da Liga pelo Fátima e goleada em casa com o Nacional. Nos jogos mesmo a doer, falhou (Liverpool, Shalke, Sporting x3).

(+ ou -) Belenenses
Esta época foi ligeiramente abaixo da anterior, e desta vez não vão à Europa por causa de 6 pontos estúpidos de castigo pela má inscrição de um jogador que actuou 14 minutos.
Ponto Alto: conseguiram mais pontos fora do que em casa, depois de em casa terem este ano derrotado Sporting e Benfica.
Ponto Baixo: no final do campeonato Jorge Jesus já estava com a cabeça noutro lado.

(-) Braga
A maior desilusão do campeonato. Tinha claramente o 4º melhor plantel do campeonato e nos últimos anos tinha-se afirmado como a 4ª equipa do campeonato; mas andou sempre no meio da tabela.
Nas outras provas não fez nada de realce.
Ponto Alto: vitória inequívoca em casa sobre o Sporting.
Ponto Baixo: derrota em casa com o lanterna vermelha.

(-) Benfica
Para um grande e tendo o 2º orçamento, o 4º lugar é sempre mau.
Não se destacou em nada, pois não ganhou um único jogo grande esta época, nem em Portugal nem na Europa, onde foi igualmente discreto.
Mandar embora um treinador na 2ª jornada é errado, ir buscar um “Messias” também, ainda para mais porque depois roeu a corda e saiu também.
Ponto Alto: empate em Alvalade de braço dado com o amigo Paraty (atente-se aos festejos)!
Ponto Baixo: os pontos perdidos em casa. O Benfica foi a 8ª equipa em casa!

(-) Paços
Desceu de divisão no campo, mas poderá manter-se por causa do castigo ao Boavista.Continua a praticar futebol suficiente para estar na 1ª divisão, mas o modelo de Zé Mota começa a cansar e desceu porque fora de casa foi uma porcaria.Pagou cara a ida a uma eliminatória da UEFA.
Ponto Alto: continua a fazer do seu (mau) campo a sua maior arma, pois em casa é sempre uma equipa difícil.
Ponto Baixo: este ano foi a pior equipa do campeonato fora, fazendo uns miseráveis 5 pontos.

(-) Leiria
Cedo se percebeu que desceria, andando sempre em último.
O que é estranho, pois tinha plantel para ficar nos lugares cimeiros e quiçá ir à Europa, mas como acabou o acordo com o FCP, pagou caro!
Tal como o FCP é um clube presidencialista, pelo que se o “Bartolas” andar mal e assustado, não tem hipótese.
Ponto Alto: depois de condenado e já sem pressão, conseguiu resultados surpreendentes como o empate na Luz, vitória em Braga e o 4-1 ao Sporting em casa.
Ponto Baixo: época miserável, cujos pontos altos foram a excepção à regra.

http://bola-na-trave.blogspot.com/

A MAGIA DO FUTEBOL disse...

O Izmailov está emprestado pelo Lokomotiv não pelo Spartak. Tenho essa convicção pelo menos.

Armando Silva disse...

Quanto ás saidas nada a dizer, seria um pecado manter o Purovic e o próprio Gladston não parece ter hipóteses em Alvalade... Quanto a Grimi a Izmailov, espero mesmo que fiquem... Grimi baixou muito de rendimento nos últimos jogos, mas na final esteve bem e parece ser mesmo uma boa alternativa para a lateral esquerda... Mesmo jogando menos bem, não compromete e parece reçudo. Quanto ao Izmailov, acho que na próxima época ele vai mesmo rebentar, pois acabou esta em grande forma...

grande abraço caro amigo

Cozinheiro Sueco disse...

A entrevista de hoje de Paulo Bento faz alguma luz sobre essas questões. Admitiu até, um 4-4-2 mais clássico (presumo que com extremo(s)) para a próxima época. E Stojkovic é para sair e o próximo GR não virá da formação.

Abraço Leonino e parabéns pela Taça!

Visconde disse...

Ogirdor

Obrigado pelo reparo em relação ao Lokomotiv.

Abraço

António Lopes da Costa disse...

Gladstone e Purovic parecem-me saídas inevitáveis. Julgo que outros seguirão o mesmo caminho. O que o Sporting não pode fazer é deixar que jogadores saiam como o João Alves, por quem fizemos um investimento elevado e depois "doámos" ao Vitória de Guimarães. Não me parece que fosse impossível se tivesse saído emprestado. Por exemplo, o Ronny deve ser emprestado e não vendido.
Opiniões de lado, começou a corrida ao mercado e o Sporting tem, porque precisa muito, de se adiantar aos adversários e, com coragem, trazer para Alvalade jogadores que sejam verdadeiros reforços. Não houve coragem (ou dinheiro!) para Anderson (que foi vendido por 35M ao Man Utd), para Paulo Assunção, e tantos outros.
Confiando na audácia dos responsáveis pelo reforço do plantel, resta-nos esperar para ver quem aí vem, sendo que é certo que é possível ir buscar bom e barato...e que mente quem diz o contrário!