05/05/08

Um Pa(ç)o Importante

O Sporting alcançou ontem um precioso triunfo na luta pela Champions League, os leões que tinham pela frente a tarefa mais difícil em relação aos seus directos perseguidores, não só conseguiram uma importante vitória, como ainda ganharam terreno à concorrência, estando agora a 1 ponto de garantir o acesso directo à prova milionária.

Os leões conscientes da importância do jogo e ao contrário de grande parte da temporada, entraram em jogo a todo o gás, procurando resolver cedo o encontro a seu favor, tendo 20" de domínio total, exibindo bom futebol e dispondo de 2/3 boas ocasiões de golo que não foram aproveitadas.
Depois deste período inicial de domínio leonino, o Paços respondeu, equilibrou o jogo e teve também 2 ocasiões claras de golo, uma salva sobre a linha por Tonel e outro remate a raspar a trave de Patrício.
Foi após este período de maior índice ofensivo pacense que o Sporting chegou ao golo, através de um livre na esquerda com Veloso a cruzar, Peçanha a falhar a intercepção, Simon a amortecer e Yannick a concluir em remate acrobático, dando seguimento ao bom período que atravessa.
O Sporting chegava a vencer ao intervalo, justificando o triunfo pela entrada no jogo.
No 2º tempo, acentuou-se o jogo ofensivo do Paços, muito por culpa do recuo leonino, que procurou acima de tudo defender o magro resultado ao invés de tentar o ataque e resolver a partida mais cedo.
Foi uma 2ª parte mal jogada, sem ocasiões de golo, salvo um cabeceamento pacense ao lado da baliza leonina e uma arrancada de Vukcevic que desamparado permitiu o corte pacense já no interior da área.
O Sporting conseguiu resguardar a vantagem, perante uma equipa que faz da sua entrega ao jogo a principal arma.
Os leões ficam assim a 1 ponto de marcar presença pela 3ª vez consecutiva na Liga dos Campeões.
Nota:
Lamentável que com todas as tecnologias disponiveis, as 3 partidas que envolviam equipas a lutar por objectivos diferentes tenham começado com cerca de 6" de diferença. Mais uma situação que para uma Liga que se auto denomina de profissional pouco o é.

10 rugido(s):

Krugul disse...

Caro Visconde,

Não percebo bem esta euforia com o segundo lugar. Desculpem destoar, mas o campeonato é para ganhar e não para ser o primeiro dos últimos. Ainda ontem, mais uma vez se viu como Paulo Bento é um treinador medroso, com falta de ambição. Passámos o jogo quase todo a tentar controlar ..Isso não existe! Não se controla um jogo com uma vantagem de 1-0. Basta um lance furtuito e depois ficamos todos a chorar porque o paulo paraty fez isto ou o bruno paixão aquilo. Temos é que ser competitivos e tentar chegar pelo menos ao 2-0. Pelo menos eu vejo assim o futebol.

Com esta quipa técnica, o entusiasmo (e consequentemente a venda de bilhetes de época) vai ser muito baixo. Nunca vi o sporting jogar um futebol tão feio como agora.

É claro que fico contente por termos ganho, mas acho que a época no seu global foi muito fraca.

Parabéns aos Júniores e ao Futsal!

Saudações Leoninas

PSN disse...

Caro Visconde,

Apesar de estarmos perto daquilo que eu considero o "menos mau", temos de ter consciência que o futebol continua a ser sofrível e pobre.

A conseguirmos este objectivo será mais por demérito de terceiros do que por mérito próprio...

Que o sucesso deste objectivo e, eventualmente, da taça, não nos faça pensar que está tudo bem...

Visconde disse...

Caros PSN e Krugul

A época do Sporting será sempre má, mas neste momento há que torná-la o menos ruim possivel e aí é importante segurar o 2º lugar pelos milhões no acesso à Champions e ganhar a Taça porque é de titulos que o clube precisa.

Todos estamos de acordo que o futebol leonino é do pior que já assistimos nos últimos anos, que falta ambição não só ao treinador, mas também à direcção e que é necessária uma mudança.
O problema é que na próxima época a direcção mantém-se, assim como o treinador, por isso resta-nos que seja feita uma preparação adequada e que os reforços sejam de qualidade inequivoca, para que haja sucesso e não estejamos a discutir a demissão de PB ou assuntos semelhantes logo no inicio da época.

Saudações Leoninas

Krugul disse...

Caro Visconde,

Percebo perfeitamente o seu ponto de vista, e eu claro que também prefiro ficar em 2ª do que em 3º ou 4º, mas como disse muito bem o psn, o 2º lugar e a eventual conquista da taça, não podem servir para nos pormos em bicos dos pés, porque sem o mínimo de espectáculo cada vez vamos ter menos espectadores em alvalade.

O grande problema é que já vamos começar a época com um grau de descrédito muito grande relativamente ao Paulo Bento, o que no caso de um mau começo de época pode dar mau resultado..

Mas enfim..vamos ver no que dá o congresso e eventual assembleia geral.

Saudações Leoninas

Anónimo disse...

Má época?

Supertaça
2º no Campeonato (espero!)
Liga dos Campeões - razoável para os adversários que nos calharam em sorte!
Quartos da UEFA
Final da Taça da Liga
Final da Taça de Portugal

É o que eu digo...se quiserem sempre ganhar tudo, então nunca estarão satisfeitos!!!

O acesso directo à LC é importantissimo. O Sporting este ano tem bastantes pontos na UEFA o que nos deverá permitir ficar no pote 2 ou 3. Assim sendo, supostamente teremos 1 ou 2 adversários mais fracos no nosso grupo.

Força Sporting...estou aqui para te ver ganhar.

E para ver bons jogos...temos sempre o MU!

Saudações Leoninas

Virgílio disse...

Caro Visconde:
Valeu pelos 3 pontos... Aquela 2.ª parte foi mesmo mázinha...

Rui Patricio não serve para o SCP... Parece que desaprende de jogo para jogo. Está feito numa arara...

Polga esteve um desastre.

Abel, está gasto. Não "dá" mais que aquilo... Pereirinha vei ajudar muito nas tarefas defensivas.


Grimi regular e Tonel salvador num dos lances cruciais do jogo. Glad éntrou para aguentar o golinho de vantagem.


Izma, à semelhança da equipa: boa 1.ª parte, desaparecimento na 2.ª.
Moutinho pouco participativo...

Roma uma autentica nulidade...

Vuk ganhou de cabeça no lance do golo e pouco mais...

Valeu a excelente exibição de M Veloso, finalmente a bom nivel nesta fase final de época e o golo do Yannick, que desde que cortou a "trunfa" parece MESMO outro...

SL!

Peyroteo disse...

Vamos puxar pela memória…

Pelo facto do Sporting ter sido ao longo da história o “Bombo da Festa” dos “erros” de arbitragem em Portugal, de cada vez que aparece um lance favorável ao Sporting que suscite a mínima dúvida, logo as carpideiras rosas e azuis aparecem em todo o lado a destilar veneno! E de lance dúbio, passa logo por decreto a roubo de Igreja.
Custa-lhes, magoa-os, não estão habituados, querem só para eles!

A propósito do último Paços de Ferreira – Sporting, aparecem logo as carpideiras e os Calimeros a choramingar que houve lá um lance e tal… foi um roubo e não sei que mais; quando até por exemplo o Rosa Santos acha que é falta. Lance, que diga-se de passagem até nem era um livre perigoso.

Mas importa trazer à memória os jogos de Benfica e Porto este ano no mesmo estádio da Mata Real em Paços de Ferreira

Paços de Ferreira, 1 – Benfica, 2 (apitado por Bruno Paixão)
Perto do final, o Benfica ganha o jogo (e mais 2 pontos) num “livre” impossível:
http://www.indiscutivel.com/noticia?id=9962
De tão roubadinho, que foi, o Tribunal de O Jogo considerou errado e até a capa do Jornal foi esta:
Até o nosso colega “Preto” escreveu isto na altura:
“Podem dizer que o BENFICA chegou ao golo através de uma falta tirada pelo Léo (e muito bem), mas acho nem se precisam de preocupar com os encarnados, porque esta equipa ainda é muito nova e só muito dificilmente ganhará alguma coisa este ano.”
http://bola-na-trave.blogspot.com/2007/11/paos-de-ferreira-1-2-benfica.html
Visionário sem dúvida, mas pouco desportista! “tirada e muito bem!!!”

Paços de Ferreira, 0 – Porto, 2 (apitado pelo Benquerença)
No 1º golo Bruno Alves ajeita a bola com o braço direito quando assiste Lisandro. (Vê-se nas imagens de ângulo inverso).
No 2º golo Lisandro está fora de jogo.

Posto isto… realmente a memória é curta!
Mas espero que durante esta semana não se branqueie mais uma vergonha do nosso futebol: houve tentativa de batota na 29ª Jornada ao serem iniciados jogos muitos minutos da hora legal estipulada por lei.


Visitem:
http://bola-na-trave.blogspot.com/

Gnitrops disse...

Vitória importante do Sporting rumo ao objectivo Champions! Num terreno tradicionalmente difícil, o Sporting conseguiu vencer, mesmo não jogando bem.

Venha de lá o pontito que falta!

Peyroteo disse...

Ontem tinha esperança de ver no resumo alargado, um golo de cabeça anulado ao Wagnão do Estrela; porque como é sabido, este atleta é um deficiente com mutações genéticas, tem uma 3ª mão na testa.

Mas parece que o Pedro Proença não tem um olho de Abutre com tão boa visão como a do Duarte Gomes.

Renata A. disse...

Foi um bom resultado que nos deixou só a um ponto de garantir o segundo lugar.
Ao chegarmos à vantagem no marcador, Bento optou por segurar a vantagem (que era o que interessava) do que aumentá-la. Isso tirou dinâmica ao jogo mas os três pontos vieram na bagagem e era esse o objectivo. Além do mais, no final da época já quase nem se pede que se jogue bonito. Pede-se que se ganhe!

Saudações Leoninas