11/04/08

Azar vs Eficácia

Terminou o sonho europeu do Sporting.
Apesar de superiores ao adversário, de dominar o jogo durante a sua quase totalidade, de criar as melhores ocasiões, o Sporting provou na pele a eficácia adversária. A equipa leonina estava avisada para a forma como os escoceses viriam actuar em Alvalade, e no 1º lance de contra ataque digno de registo o Rangers marcou e tornou a missão leonina quase impossivel, como se veio a confirmar.
O Sporting entrou em jogo algo nervoso, permitindo ao Rangers fazer circulação e posse de bola, tendo os leões algumas dificuldades em pegar no jogo. Só após os 15" iniciais, a equipa leonina começou a acentar o jogo e a procurar a baliza adversária, tendo pouco depois uma das melhores oportunidades do encontro, com Liedson a acertar no poste sem que McGregor pudesse evitar o golo leonino. Começava aqui o desacerto do leão...
Apesar de dominar e controlar sempre o jogo, o Sporting não conseguia criar grande perigo, excepção a 2 remates de longe que levaram a bola a passar perto da baliza escocesa.
Do Rangers nem sinal, autocarro estacionado em frente à área, limitando-se a defender e a distribuir fruta.
No segundo tempo, o Sporting entrou com maior agressividade e velocidade, pois necesitava de marcar para seguir em frente. Os leões encostaram os protestantes às cordas, mas não conseguiram o tão ambicionado golo.
O Sporting estava balanceado para o ataque e quando todos pensavamos que o golo estaria perto, uma perda de bola, seguida de uma fifia de Gladstone resulta num contra ataque perfeito e em golo para o Rangers. O que se temia aconteceu, o Sporting teria de correr atrás do prejuizo e tentar marcar 2 golos.
Paulo Bento mexeu na equipa, o Sporting atirou-se deliberadamente ao ataque e dispôs de 2 grande chances de golo, 1º Yannick não se revelou tão eficaz e desperdiçou uma grande ocasião no coração da área quando tinha tudo para fazer o golo e depois Tonel a cabeçear na sequência de um canto com a bola a passar a centimetros do poste. Não era dia de sorte em Alvalade...
Como o Sporting não marcou, aproveitou o Rangers uma perda de bola de Abel em zona proibida para fazer o 2-0, num lance em que a defesa leonina se mostrou frágil demais.
O Sporting diz assim adeus às competições europeias, numa eliminatória onde foi bastante superior ao adversário, mas onde se revelou muito perdulário, ao contrário do Rangers que marcou praticamente nas oportunidades que teve.
Os leões foram infelizes e mereciam seguir em frente, resta o consolo de termos sido a equipa nacional que mais tempo permaneceu na Europa e que se bateu de peito aberto com todos os adversários.
Agora é tempo de assegurar o 2º lugar e marcar lugar no Jamor. Não vamos desistir.

Filme do jogo

8 rugido(s):

Anónimo disse...

Excelente análise caro Visconde.

Estive em Alvalade e fiquei satisfeito com a prestação do Sporting. Boa atitude, empenho, empolgou os adeptos, mas a jogar com 10 (Romagnoli não esteve e até atrapalhou) não conseguimos!

O Rangers fez o jogo que nós fizemos lá...defender! Não os podemos condenar por isso.
E no contra-ataque foram mortiferos. Polga fez falta...como já se esperava e a (não) renovação do Gladstone penso que ficou definida.

Custa um pouco perder assim porque fomos a equipa mais forte na eliminatória...

Já agora...sei que existe um site aí pela net sobre petições...poderimaos fazer uma à FIFA para aumentar a largura das balizas uns 20 cm...é que tinhamos ganho 4-2!!!

Saudações leoninas

Krugul disse...

Caro Visconde,

Só não concordo com uma coisa na sua análise e na de Paulo Bento: não há jogos com resultado 0-0 que estejam controlados. O jogo estava tão controlado, que na primeira vez que eles foram à nossa baliza marcaram..

Não gostei da maneira como, em meu entender, demos 45´de avanço, algo que já sucedeu muitas vezes no campeonato. Acho que o Paulo Bento teve demasiado medo do Rangers e deviamos ter sido mais afoitos logo desde o início do jogo, e não apenas depois de estarmos a perder.

Eu continuo a dizer que não me revejo nesta mentalidade do Paulo bento de querer os jogos controladinhos, e arriscar pouco e etc. Somos o Sporting porra! Desculpem a expressão, mas não compreendo como numa eliminatória 0-0 a jogar em casa não vamos logo para cima deles...

Abusámos nos cruzamentos altos para a grande área, onde as torres deles resolveram quase sempre sem problemas.

Claro que os jogadores deram tudo, isso não está em causa, mas o que me preocupa é que parece que não sabem como dar a volta a uma situação adversa.

Ok, também tivemos azar, mas se vamos falar nisso estamos tramados. Temos que jogar o suficiente para não nos preocuparmos com o azar e com os erros do árbitro. Serei eu que estou demasiado exigente? Se calhar estou mal habituado e hoje em dia não temos equipa para jogar assim. Não sei, mas parece-me que vai ser o ano do quase taça da liga, quase taça uefa, quase taça de portugal e quase 2º lugar.

Desculpem o tamanho do comentário

Saudações Leoninas

David Caetano disse...

Foi pena :( Vocês, corram com aquele Gladstone! Mandem-no para o outro lado da circular fazer dupla com o grande Edcarlos.

Anónimo disse...

ESTÁ NA HORA DAS PRÓXIMAS DERROTAS:ASSEGURAR O 5º LUGAR É AGORA O OBJECTIVO!

Armando Silva disse...

Mais uma desilusão... Este é o Sporting do costume, chega a hora H e ...... nada de nada... Tivemos azar? Muito, mas acima de tudo não soubemos "matar" o jogo em tempo opurtuno...

Grande abraço amigo

" R y k @ r d o " disse...

Sinceramente também achei inglória a eliminação do Sporting.
O Sporting é muito mais equipa que o Glasglow.
Penso que, o LIedson não anda bem, ou melhor, não foi neste jogo o jogador que costuma desiquilibrar. Também, cá como lá, lhe deram logo uma pantufada que o limitou para o resto do jogo.
Enfim. Para o ano há mais.

Cozinheiro Sueco disse...

Caro Visconde,

É esse o espírito! Não vamos desistir!

Abraço Leonino!

Visconde disse...

Ah grande SUPERMINHOCA como tu conheces tão bem o teu clube...
Mas cuidado com o Setúbal e Belenenses, é que ainda jogam com eles e até o 5º lugar pode estar em risco...

MUHH AHAHAAHUHUHUH