19/05/08

Nas asas de um passarinho

O Sporting conquistou a Taça de Portugal 2007/08, a 15ª do seu historial. Os leões foram uns justos vencedores, foram a equipa que mais fez por vencer num jogo difícil, com muitos casos, com um grande golo e com um herói improvável.
O Sporting realizou uma 1ª parte de grande nível, entrou melhor no jogo perante um adversário nervoso e que não conseguia criar qualquer lance de perigo. A equipa leonina dispôs de várias ocasiões de golo, com Derlei em evidência no ataque leonino, ele que substitui Vukcevic de inicio, e Nuno Espírito Santo a cotar-se como o elemento em foco na partida, negando por 3 vezes situações de golo eminente.
A equipa portista ia sacudindo a pressão como podia e só por uma ocasião criou perigo à baliza leonina, com Patrício a resolver bem a situação. Após este calafrio, a equipa leonina voltou à carga e comandava o jogo a seu belo prazer. Perto do final da 1ª metade, 1º lance polémico do encontro, Romagnoli a combinar bem e depois a rematar para o fundo da baliza de Nuno, com o auxiliar a marcar um pretenso fora de jogo. Um lance muito duvidoso que me parece mal anulado e que daria uma justíssima vantagem ao Sporting ao intervalo.
Na segunda parte foi novamente o Sporting a entrar melhor e a dispor das melhores situações, contudo o Porto foi equilibrando a partida e foi nesse sentido que o jogo decorreu até a meio da etapa complementar surgir nova polémica, Lisandro é derrubado dentro da área por Polga, ficando uma grande penalidade por assinalar com o Sporting. No lance seguinte uma entrada bárbara de João Paulo ditou a sua expulsão mais do que justa, ficando eu a aguardar pelo castigo que lhe será aplicado depois dos encontrões de peito e cabeça ao árbitro da partida e sabendo que Derlei apanhou 3 jogos por muito menos.
Com mais uma unidade, o Sporting voltou a tomar conta do jogo, tentando o Porto sair em contra ataque, mas o jogo perdeu qualidade e arrastou-se até ao prolongamento.
Nos derradeiros 30" o Sporting arriscou mais, Tiui entrou para o lugar de Abel e o Sporting passou a ser mais ofensivo, mas durante a 1ª metade do prolongamento só registo para 2 situações, um remate de Tiui a rasar o poste e a conclusão da mesma por parte do árbitro aos 6"...!!!!
Na 2ª metade surgiu a emoção, os golos, os casos, as agressões, etc. O Porto queixa-se de uma falta, fora da área, sobre Lisandro, o Sporting pode queixar-se das agressões de Quaresma, Lisandro e Fucile. Quanto ao golos, eles saltaram do banco e o Sporting teve o herói improvavél na final da Taça, Rodrigo Tiui vestiu a pele de Liedson e fez os 2 golos da vitória leonina. Se no 1º teve alguma sorte à mistura com o ressalto de bola, já o 2º é de grande execução, um golaço.
O Sporting foi um justo vencedor, foi a melhor equipa, a que criou oportunidades para vencer e não é por um lance faltoso fora da área que essa vitória possa ser posta em causa, isso é falta de fair play shôr Jesualdo, saiba antes reconhecer os seus erros de casting.
É claro que o pior elemento em campo foi o árbitro, mas também é unânime que errou para ambos os lados e isso não retira qualquer mérito e emenda justiça há vitória leonina.
Terminamos a época em grande, espero que a próxima seja assim durante toda a época.
Até morrer SPORTING allez...

5 rugido(s):

Renata A. disse...

Foi um bom jogo de futebol digno de uma final da Taça. Houve futebol bem jogado e muita emoção e, melhor ainda, golos para o Sporting. Tiuí surpreendeu tudo e todos ao tornar-se o herói do jogo. Fica indiscitivelmente ligado à conquista da Taça de Portugal.
Após época difícil, esta vitória frente ao Porto veio conferir um final feliz à temporada.

Saudações leoninas

António Lopes da Costa disse...

H� muita inveja um pouco por todo o pa�s. Porque h� quem n�o tenha sequer estado nesta final, porque levou com 5 batatinhas em Alvalade. E depois h� por a� certas pessoas que pensavam que j� tinham ganho a Ta�a, talvez da mesma forma que t�m ganho tantos t�tulos nos �ltimos 20 anos.
O Sporting, para estar nesta final, teve que ser muito melhor que o Benfica. Na final, foi bastante melhor que o Porto. Essa � que � essa!
Ao contr�rio do apito dourado, no relvado do Jamor, mesmo com um juiz fracote (para os dois lados), fez-se justi�a.
Agora ser� necess�rio acalmar os �nimos para n�o corrermos os riscos de cometer os erros do passado.
Um abra�o e parab�ns pelo blogue, viva o Sporting.

Gnitrops disse...

A taça é nossa!

Tiuí Resolve! :)

Armando Silva disse...

Titulo mais justo do que este era difícil!!! Derrotamos o benfica, depois derrotamos o porto e levantamos o caneco... Grande jogo.

Abraço

Peyroteo disse...

A azia de Augusto Inácio

A final da Taça de Portugal foi este ano transmitida pela SIC, sendo o habitual homem dos 7 instrumentos (José Augusto Marques) o locutor, Nuno Luz o repórter de campo e como comentador, o treinador Augusto Inácio.
Se Ricardo Sá Pinto foi até ao final da adolescência adepto do FCP, clube da sua cidade, não é segredo para ninguém que se converteu totalmente ao Sportinguismo, sendo hoje um grande, um enorme Leão. Doente pelo seu Sporting.
Comprendo pois que o inverso se tenha passado com Inácio, mas já não entendo que depois de ter sido campeão no Sporting, seja tão ingrato, pois se é verdade que nos proporcionou um campeonato (muito importante por sinal), não é menos verdade que o Sporting também lhe deu oportunidade para tal, pois como treinador não era ninguém e após abandonar o Sporting, nunca mais foi ninguém, andando aos biscates em programas de TV.
Por isso repudiu os seus comentários parciais durante o jogo e a sua “voz de choro” quando se apercebeu que o Sporting ia vencer.
Inácio: devias ter vergonha! Lembra-te do teu Pai, um grande Homem, que foi enterrado com a bandeira do Sporting no caixão.
Ou será que o Sporting te ficou a dever alguma coisa?

http://bola-na-trave.blogspot.com/