29/02/08

Até breve...

Grande entrevista do nosso eterno capitão hoje n' O Jogo. O nosso Manel abre o coração e revela-nos os seus projectos futuros, onde está como não podia deixar de ser o nosso Sporting.
É uma entrevista a não perder de um grande leão, que sente realmente o clube, que faz falta ao nosso Sporting e que todos esperamos em breve voltar a vê-lo vestir a nossa camisola, de leão ao peito.
Algumas frases enigmáticas do nosso eterno capitão:

"Voltarei ao Sporting mais tarde ou mais cedo. Não é uma obsessão, mas sim uma grande ambição, que nunca escondi."

"Ninguém adora mais o Sporting do que eu! Pode haver quem goste tanto, mas mais é que não! Tenho mantido alguns contactos no sentido de voltar, já conversei com algumas pessoas, cujos nomes obviamente não citarei, e creio que se trata apenas de uma questão de tempo."

"...eu é que devo tudo ao Sporting. Posso ter sido alvo de algumas decisões injustas no passado, mas foram atitudes que partiram de pessoas, não da instituição. O meu amor pelo Sporting é tal que jamais poderia confundir as coisas."

"Ganhei títulos, vivi muitas alegrias e algumas tristezas, mas nunca me esquecerei de que o meu melhor momento foi quando vesti pela primeira vez aquela camisola."

Modalidades Leoninas

Andebol: Taça da Liga
SPORTING - 32 x Belenenses - 31
O Sporting, ao bater o Belenenses, por 32-31, após prolongamento (28-28 no tempo regulamentar e 10-13 ao intervalo) em jogo disputado na noite de quinta-feira, 28 de Fevereiro, no Portimão Arena, qualificou-se para as meias-finais da V edição da Taça da Liga que, até domingo, decorre naquele recinto do Barlavento algarvio.
O Sporting vai agora defrontar o ABC nas meias finais da competição.
Sob a arbitragem de Eurico Nicolau/Ivan Caçador, alinharam e marcaram pelo Sporting -- Humberto Gomes; Pedro Cruz (3), Tiago Silva (7), João Pinto (6), Mitja Lesjak (5), Fernando Nunes (3), Márcio Cardoso, Nuno Roque (6), Hugo Canela, Vladimir Bolotskih (1) e Ruben Pacheco (1).

28/02/08

Com estrelinha...

O Sporting realizou ontem mais uma partida ao nível do que nos habituou esta época, jogando 45" de forma apática, sem velocidade e sem ideias e depois outros 45" correndo atrás do prejuizo, tentando sair vitorioso do encontro, o que nem sempre acontece. Ontem a sorte esteve do nosso lado e quando já se pensava em prolongamento, eis que um golo de Purovic às 3 tabelas deu para cumprir o objectivo principal, seguir em frente na Taça.

Apesar de jogar mal, o Sporting criou ocasiões suficientes para não ter de sofrer até final. Sobretudo em lances de bola parada o perigo rondou várias vezes a baliza amadorense, com Pedro Alves a efectuar um par de boas defesas, adiando o golo leonino.
O Estrela ia respondendo como podia, sobretudo através de remates de longe e lances rápidos de contra ataque, embora sem criar grande perigo para Rui Patricio.
A terminar a 1ª parte, lance duvidoso na baliza do Estrela, Liedson cabeceia, Pedro Alves está batido e é Rui Duarte a salvar em cima da linha, embora a imagem não seja esclarecedora, fica a sensação que o corte é efectuado já dentro da baliza.
Na 2ª metade, Izmailov entrou por troca com Abel no sentido de dar maior profundidade atacante à equipa, mas o desperdicio leonino continuava.
O Sporting controlava e mandava no jogo, mas não conseguia criar desiquilibrios para alcançar a vantagem, e pior ficou com a lesão de Liedson que teve de sair com queixas na coxa esquerda.
O jogo caminhava para o final e o prolongamento pairava no ar, assim como algumas (poucas) ameaças do Estrela que procurava aproveitar o adiantamento do Sporting no terreno.A 10" do final o Estrela marcou, mas o lance foi anulado e bem por fora de jogo, suspirou-se de alivio...
Quando já tudo se preparava para o prolongamento, eis que um golpe de sorte dá a vitória ao Sporting. Purovic remata, Pedro Alves defende, a bola ressalta para Moreno que corta de cabeça contra a cabeça do montenegrino e golo...!!!
A estrelinha da sorte desta vez estava do nosso lado.
O objectivo principal foi cumprido, estamos nas meias finais da Taça, agora é tempo de pensar no jogo de domingo cujo resultado vai ditar muito da nossa classificação final. Só a vitória interessa.

27/02/08

Rumo ao Jamor

O Sporting joga mais logo frente ao Estrela uma autêntica final da Taça, pois é nesta competição que todos esperamos salvar alguma coisa duma época que não está a correr de feição, sendo que também somos os detentores do troféu e procuramos repetir o êxito.
Apesar do resultado ser o mais importante no jogo de hoje, seria também bom sinal a equipa apresentar um futebol com qualidade como ocasionalmente acontece, para elevar a moral não só do plantel como também dos adeptos, até porque no domingo temos um derby para vencer e subir na classificação.
Uma derrota e consequente eliminação mais logo seriam o caus em Alvalade, por isso vamos apoiar a equipa rumo ao Jamor.


Força LEÕES

Lista de convocados:
Guarda-redes: Rui Patrício e Stojkovic.
Defesas: Anderson Polga, Ronny, Tonel, Grimi, Gladstone e Abel.
Médios: Adrien, Izmailov, Farnerud, Miguel Veloso, Pereirinha, João Moutinho e Romagnoli.
Avançados: Purovic, Rodrigo Tiuí e Liedson.

26/02/08

O Rui e mais 10

Amanhã no jogo frente ao E. Amadora Paulo Bento deve continuar a aposta no jovem de Marrazes, retirar a titularidade a Rui Patricio neste momento seria cortar-lhe as pernas.
Apesar do erro, que o próprio fez questão de assumir logo após o jogo revelando neste particular grande maturidade, coisa que por exemplo Ricardo nunca conseguiu fazer, a continuidade do jogador não pode ser posta em causa, se o valor está lá, porquê deixá-lo de fora? Só porque é novo e inexperiente? Só porque para chegar ao topo vai ter de cometer vários erros? Que cometa, só assim vamos ganhar um valor seguro.
Quem não se lembra do triste final de época 2004/05 e inicio da época de 2005/06, onde Ricardo esteve simplesmente desastroso, tendo mesmo de requerer a Peseiro "baixa médica" para ultrapassar essa fase. Não é o mesmo que no inicio da presente temporada saiu do clube, deixando os adeptos a suspirar de saudades e a insultar a SAD por vender um activo tão importante?
Quem se não se lembra das frangalhadas de um dos herois do titulo passados 18 anos, um dos melhores que já vestiram a camisola do leão, sim, refiro-me ao gigante dinamarquês Peter Schmeichel. Quantos foram? E quantos anos tinha de experiência ao mais alto nível?
Todos os grandes GR mundiais cometem erros, mesmo os mais maduros e experientes, faz parte do jogo, faz parte da posição que ocupam no terreno, onde as hipoteses de errar são reduzidas, é o encanto do futebol (quando acontece na baliza do adversário...).
Ainda no passado domingo vimos o Chelsea perder a Final da Taça da Liga Inglesa devido a um erro de Petr Cech que até então era talvez o melhor em campo.
Pessoalmente penso que o Sporting tem 2 grandes GR, com um largo futuro pela frente, claro que vamos ter de pagar algumas vezes por essa inexperiência, mas isso faz parte do percurso e da evolução do jogador.
A meu ver o grande problema de Paulo Bento foi não ter apostado nos 2 em simultaneo, um no campeonato e outro nas taças de forma a rentabilizar melhor os activos do clube. Com o grande número de jogos que temos feito, teriamos 2 GR em condições de discutir a titularidade e ao mesmo tempo em actividade permanente.
Em relação ao Stojkovic tenho dúvidas se voltará a vestir a camisola leonina devido às declarações do seu irmão e ao clima criado com Paulo Bento. É pena, tem futuro.
Já em relação ao Rui Patricio deve continuar a ser uma aposta firme do clube, continuará a cometer erros é certo, mas o futuro nos dirá se não valeram a pena.

25/02/08

Sporting 3G

O Sporting lançou hoje o seu novo cartão de sócio de nominado de S3G. Apesar do momento não ser o mais indicado devido aos maus resultados que a nossa equipa nos tem oferecido, o cartão de sócio traz algumas vantagens para todos, isto para além de ser a única forma de termos alguma (pouca) voz activa no clube.
O lançamento do novo cartão é acompanhado pela campanha de angariação de novos sócios, cujo objectivo segundo Soares Franco é chegar aos 150.000 mil sócios. Num momento em que o Sporting tem cerca de 90.000 associados, mas só cerca de 60.000 são pagantes e numa fase em que a equipa desilude e o futebol que pratica salvo raras excepções é pouco mais que deprimente, dificilmente esta operação terá resultados práticos. Para isso acontecer é necessário que a equipa pratique um futebol empolgante e seja capaz de somar troféus (diga-se campeonatos) consecutivamente e isso não acontece.
Consulte tudo relacionado com o novo cartão S3G AQUI.

Miserável

V. Setúbal - 1 x SPORTING - 0
Regresso ao campeonato, regresso às exibições mediocres. É certo que o Olarápio mais uma vez nos roubou à descarada, é certo que sofremos um golo numa fifia que não estava no programa, mas onde andou a equipa nos restantes 89"?
Que futebol é aquele?
O Paulo Bento que me explique porque consegue inventar daquela forma e dar cabo das melhorias que a equipa vinha apresentando?
Porquê o Farnerud se ele não ataca e só joga para trás?
Porquê o Purovic se neste esquema ele não rende, estando o Tiui a revelar bom introsamento com Liedson?
Porquê o Pedro Silva que esteve 6 meses parado, quando o Pereirinha está em grande forma e temos o Celsinho no banco?
Não era um jogo importante para o Sporting? A continuarmos com este brilhante pecúlio fora de Alvalade arriscamo-nos a fazer um brilharete na história do clube...
Em noite de óscares este foi um filme já muito rodado em Alvalade no presente ano.

Futebol Formação

INICIADOS:

Loures - 0 x SPORTING - 5

JUVENIS:
Belenenses - 0 x SPORTING - 0

JUNIORES:
Oeiras - 1 x SPORTING - 1

Modalidades Leoninas

ANDEBOL
S. Bernardo - 25 x SPORTING - 29
O Sporting, ao ganhar no burgo do São Bernardo, por 29-25 (16-13 ao intervalo), em jogo disputado na tarde de domingo, 24 de Fevereiro, concluiu a fase regular do Campeonato da Liga Halcon no quinto lugar, defrontando, seguidamente, nos quartos-de-final do «playoff», o quarto classificado (provavelmente, o Belenenses).
Triunfo justo dos «leões», fundamentalmente pela boa prestação anotada na primeira parte. Sem falhas, quer defensivas, quer atacantes. O segundo tempo, todavia, já enfermou de «altos e baixos», face a alguns ciclos minados pela intranquilidade e desacerto. O sector recuado perdeu, por vezes, a «agressividade» e coesão, enquanto o ataque pecou por falhas na finalização. De qualquer modo, a equipa tremeu mas não caiu, ou seja, soube preservar, com maior ou menor dificuldade, a vantagem de seis golos amealhada quando o opositor ficou reduzido a quatro unidades de campo.
Alinharam e marcaram pelo Sporting – Humberto Gomes e Ricardo Correia; Hugo Canela (2), Pedro Cruz (5), Tiago Silva (3), Nuno Roque (3), Márcio Cardoso, Ruben Pacheco (3), João Pinto (9, 6 de sete metros), Mitja Lesjak (4) e Fernando Nunes.
Jogos do «play-off»:
ABC - ISAVE
Benfica - Madeira
FC Porto - S. Bernardo
Belenenses – Sporting
ATLETISMO
12 titulos e 2 recordes nacionais
Seis títulos individuais masculinos e outros tantos femininos, três mínimos para os mundiais e dois novos recordes nacionais resumem a participação «leonina» durante a competição. No sábado, Francis Obikwelu e Elisabete Tavares garantiram os mínimos para os mundiais de Pista Coberta, a realizar entre 7 e 9 de Março, em Valência, com o velocista a conseguir fazer 6,66 segundos na meia-final dos 60 metros, prova que viria a ganhar, enquanto que a saltadora da vara ultrapassou os 4,40 metros de altura e venceu o concurso, superando a melhor marca nacional de sempre (4,35) – que lhe pertencia desde Janeiro – e garantindo presença em Valência. A Elisabete Tavares falta agora conseguir superar os 4,45 metros, para garantir o passaporte para Pequim 2008.
No domingo, o destaque vai para Sandra Teixeira que, poucos dias após conseguir os mínimos nos 1500 metros para os mundiais, reforçou a ideia de estar em grande forma ao correr os 800 metros em 2.03,59, alcançado o direito de participar também nesta distância no Campeonato do Mundo a realizar em solo espanhol. Susana Costa, que melhorou em 27 centímetros o seu recorde nacional de triplo salto – saltando 13 metros e 77 centímetros – esteve igualmente em grande plano , num dia em que Marco Fortes, de regresso à competição no lançamento do peso após «carimbar o passaporte» para os Jogos Olímpicos de Pequim, venceu o seu concurso sem problemas.
Todos resultados aqui.

22/02/08

Festival Leonino

O Sporting parece finalmente ter encontrado o rumo certo. A equipa demonstra maior maturidade, tranquilidade, capacidade de sofrimento e uma grande eficácia.
Os leões tinham 2 golos para gerir e tinham também no pensamento marcar um golo no campo do adversário o que permitiria maior tranquilidade, e o jogo não podia ter começado de melhor forma, logo aos 2" passe magistral de Moutinho e Pereirinha a inaugurar o marcador com o remate colocado. O Sporting colocava um ponto final na eliminatória.
Com o golo, o Basileia tentou salvar a honra e o orgulho da equipa e partiu em busca do golo, foi neste periodo que a equipa leonina revelou maturidade e capacidade de sofrimento, e foi também nesta fase que assistimos à melhor exibição de Rui Patricio com a camisola leonina, o jovem keeper esteve em destaque com 3 intervenções de grande nivel permitindo ao Sporting sair da Suiça com um nulo na bagagem.
Ainda antes do intervalo, Liedson aumentava a contagem para os leões, um chapéu de medida certa a aproveitar erros defensivo do adversário e a mostrar a eficácia leonina.
Na segunda metade foi novamente o Sporting a entrar melhor marcando logo aos 5" por Liedson, já depois de ter desperdiçado uma boa ocasião, o Levezinho fazia o 0-3 num lance de oportunismo e tornava-se assim um dos melhores marcadores do Sporting nas competições europeia alcançando o eterno capitão Manuel Fernandes e Lourenço.
Com a eliminatória resolvida com uma goleada, até final assistiu-se a um banho de bola do Sporting que dominou como quis o jogo, podendo ainda ter marcado por mais ocasiões.
Os leões deram assim um belo presento aos vários milhares de adeptos e emigrantes que se deslocaram ao estádio.
Agora é preciso continuar com esta atitude e vontade de vencer e esperar pelo Bolton, equipa inglesa que eliminou o Atl. Madrid, mas que está perfeitamente ao alcance do Sporting.
Positivo:

- A exibição de Rui Patricio mostrando que está a evoluir jogo após jogo, revelando maior maturidade, temos GR;
- Pereirinha está finalmente a "soltar-se" e a mostar o seu futebol, a passagem pela lateral direita deu-lhe confiança, o Sporting parece ter encontrado uma solução bastante válida;
- Liedson está de regresso aos velhos tempos, o levezinho semeia o pânico pelas defesas contrária e ontem escreveu mais uma página na história centenária do clube;
- O meio campo leonino que tantas alegrias nos deu no passado parece estar de regresso e isso nota-se no futebol leonino;
- Apoio dos adeptos e emigrantes leoninos;

21/02/08

O Sporting joga hoje em Basileia a sua continuidade na europa do futebol. Com uma vantagem de 2 golos e uma equipa superior, não restará aos leões outra coisa senão seguir em frente, mas convém que os jogadores se lembrem de lutar e suar a camisola porque ainda há 90" pela frente até à próxima paragem nesta caminhada.
Os suiços são uma equipa forte em casa e o Sporting este ano não tem primado por grandes resultados nas suas deslocações, logo será necessário grande concentração e vontade em ganhar o jogo para não sofrermos qualquer dissabor.


Força Leões

Modalidades Leoninas

Andebol
SPORTING - 30 x belenenses - 27
O Sporting bateu o Belenenses, por 30-27 (16-10 ao intervalo), na partida referente à 21.ª jornada do Campeonato da Liga Halcon, disputada, na noite de quarta-feira, 20 de Fevereiro, no Pavilhão do Casal Vistoso.
Com este triunfo, os pupilos de José Tomaz desalojaram o Madeira/ACF do quinto posto da fase regular, dependendo, somente, de si próprios para concluírem a primeira «etapa» da prova na referida posição.
Nada há a objectar ao triunfo dos «leões», cuja prestação anotada no decurso da primeira parte agradou em cheio ao muito público presente no Casal Vistoso. A defesa 5:1 e o guarda-redes Humberto Gomes assumiram-se como um sério obstáculo para a sistematização ofensiva dos «azuis» do Restelo, enquanto o ataque organizado funcionou em pleno, quer na primeira, quer na segunda linha. Um «período de ouro» que se prolongou até aos sete minutos do segundo tempo.
Todavia, a partir daqui e durante cerca de dez minutos, foi a vez dos visitantes recuperarem no marcador, aproveitando não só as falhas técnicas atacantes cometidas pelos anfitriões, como, também, as duas exclusões assinaladas à representação vestida de verde e branco, reduzindo o atraso no «placard» para três golos de atraso.
Na parte derradeira do embate, porém, tudo regressou à primeira estaca, ou seja, o Sporting readquiriu a estabilidade, equilibrou a contenda e segurou a vantagem até ao «cair do pano», amealhando uma justíssima vitória e rubricando uma agradável exibição.

20/02/08

Ecos de uma entrevista

Aqui ficam algumas das ideias chave de uma entrevista de Ribeiro Telles ao jornal do Sporting.

Projecto Desportivo

"Para ser um projecto desportivo consolidado com maiores probabilidades de sucesso, o Sporting precisa de investir mais e gastar mais, sem precisar de se colocar ao nível dos seus adversários directos. Há aqui duas soluções: para se gastar mais pode encontrar-se um investidor que compre a maioria da SAD, a exemplo do Chelsea, ou então aumentam-se receitas por forma a aumentar custos."
"Entre aumento de receitas e redução de custos, em outras áreas que não o futebol, precisamos de atingir sete milhões de euros [por época] para termos vida saudável. Precisamos assim de aumentar receitas em dois milhões de euros e a opção mais viável passa pelo aumento de quotização. Se nos apurarmos para a Liga dos Campeões, teremos mais sete milhões de valor suplementar."
Taça da Liga

"Se olharmos para o retorno financeiro e o prestígio de uma prova jogada pelos três grandes, essa história da desvalorização da Taça da Liga é um bocado forçada e encomendada."
SAD

"Tivemos a sorte de ter um Carlos Freitas que nos permitia abordar o mercado, como ele dizia, 'com uma mão cheia de caramelos e outra cheia de nada'. Ficámos sem um elemento válido, com excelente conhecimento do mercado e com qualidades humanas difíceis de encontrar. Vamos procurar as melhores soluções, sem prejudicar a preparação da próxima época, já em curso."
Bufos

"Numa Academia onde trabalha muita gente, é difícil identificar a origem. Se soubéssemos que alguém fomenta a intriga de dentro, essa pessoa teria de ir imediatamente para rua."
Paulo Bento

"Paulo Bento excedeu expectativas. A sua saída não se coloca e o presidente até já disse que conta com ele até ao final do mandato do Conselho Directivo, que só termina na próxima época."




19/02/08

Boletim extenso...

Informação Clínica: 19 de Fevereiro de 2008

Adrien:
Contraiu uma entorse pós-traumática no jogo do passado dia 9 em Alvalade. Realiza treino no ginásio e terreno. Prevemos a sua integração na presente semana.
Derlei:
Submeteu-se ontem de manhã a uma artroscopia ao joelho esquerdo. Já teve alta, encontra-se na sua residência, e amanhã iniciará a recuperação na Academia.
Desde a sua integração no programa regular de treino que o jogador referia dores após o esforço. Como resultado da avaliação clínica e dos exames complementares realizados e após ponderação entre os benefícios do tratamento conservador nesta fase e a realização de uma "artroscopia de limpeza", optou-se por esta segunda solução. Os exames não revelaram qualquer problema no âmbito da ligamentoplastia, mas sim e apenas a presença de algumas fibroses residuais que impediam o completo e eficaz desempenho desportivo.
Por sugestão do atleta, por ser esta a sua vontade, e após conversa com o Director Clínico, obteve o jogador a respectiva autorização e concordância para realizar a referida artroscopia por um Ortopedista por si seleccionado e com o qual já havia realizado, anteriormente, uma intervenção cirurgica ao joelho.
A artroscopia teve lugar na cidade do Porto e correu bem. Este procedimento terapêutico, inevitável, prolonga a recuperação do jogador por um período não inferior a quatro semanas.
Izmailov:
Apresenta mialgia localizada à coxa esquerda, resultante de um traumatismo ocorrido em competição. Realiza treino individualizado no ginásio e terreno. Não estará apto para a deslocação à Suiça.
Luiz Paez:
Realiza treino condicionado no ginásio e terreno. Prevemos a reintegração na presente semana.Polga: Esteve ausente do treino de hoje por ser ter considerado como mais ajustado para este atleta a realização de treino condicionado no ginásio e terreno. A sua inclusão na deslocação à Suiça não está em risco.
Simon:
No jogo do passado dia 14 sofreu uma luxação traumática do ombro direito. Cumpre programa de tratamento e treino específico em ginásio. A sua integração no programa regular de treino está prevista para o fim deste mês.
Stojkovic:
Não incluiu hoje o programa regular de treino por referir lombalgia. Foi submetido a exames complementares. Realizou treino condicionado e não consideramos que esta situação seja impeditiva da sua integração na equipa que viaja amanhã para Basileia.
Tiago:
Mantém programa de reabilitação dentro dos prazos previstos (oito semanas após a cirurgia artroscópica do joelho realizada a 11 de Janeiro). Iniciou ontem treino condicionado no terreno.
Yannick:
Realiza treino condicionado no ginásio e terreno. Prevemos a reintegração na presente semana.
José Gomes PereiraDirecção Clínica - Sporting,SAD
In www.sporting.pt

Modalidades Leoninas

Na canarinha
O ala da equipa de futsal do Sporting, Café, foi convocado para o estágio que a selecção brasileira vai cumprir entre hoje e o próximo dia 29, na Eslovénia, e que contempla a realização de três jogos particulares.
O jogador dos leões é o único representante do campeonato português no lote dos 12 eleitos do seleccionador Paulo César Oliveira. Café, de 23 anos, chegou ao Sporting esta época e tem-se revelado uma mais-valia na equipa de Paulo Fernandes, onde é um dos melhores marcadores, com 19 golos.


Taça de Portugal
O sporting irá defrontar pelo 5º ano consecutivo a equipa do Freixieiro, um dos adversários mais complicados ainda em prova.
Nas palavras de Paulo Fernandes: "É mais um adversário que esperamos ultrapassar e queremos que se repita o sucesso dos últimos dois anos."

18/02/08

A meio gás...

Em noite de temporal na capital, o Sporting teve uma exibição razoável, conseguiu resolver o jogo sem ter de correr em alta velocidade, geriu o esforço do jogo da passada 4ª feira e cedo começou a pensar na viagem á Suiça, talvez cedo demais, embora o Estrela nunca tenha importunado a baliza leonina, o Sporting tinha obrigação de marcar mais cedo (outra vez uma grande penalidade desperdiçada, não percebo o porquê de não ser Romagnoli a marcar...) e gerir de outra forma o tempo restante.
O Sporting entrou em jogo de forma apática, sem conseguir segurar a bola, sem capacidade de sair para o ataque com a bola jogável, ao contrário do Estrela que era prático e mantinha a posse de bola afastada da sua baliza e ia tentando criar perigo.
Aos poucos os leões equilibraram o jogo e passaram a dominar os acontecimentos a partir do momento em que a equipa começou a circular e a fazer posse de bola, deixando o Estrela na rectaguarda na expectativa. Embora sem o justificar o Sporting chega ao golo através de um lance mágico do seu capitão, Moutinho ganha uma bola fora da área e disfere um remate cruzado e em arco ao angulo superior esquerdo do guardião Nelson, o ex-leão nada podia fazer, era um golaço de Moutinho, o momento mais alto da noite.
Com o golo os leões reduziram ainda mais a velocidade ficando o jogo ainda mais enfadonho e sem grandes motivos de interesse. Até final da 1ª parte registo para uma defesa atenta de Rui Patricio e para a expulsão de Helder Cabral após derrube a Liedson que se escapava.
No reatar da partida Paulo Bento trocou Romagnoli pelo desinspirado Celsinho e o Sporting apareceu com vontade de resolver o jogo. Aos 55" Tiui isola-se e é derrubado por Nelson na grande área, grande penalidade assinalada e expulsão para o guarda redes. Chamado a marcar, Polga voltou a falhar e aquilo que podia ter sido o inicio da uma goleada deu em mais alguns assobios desnecessários.
O 2º golo do leão tardava em chegar, pois o recém entrado Pedro Alves e o desperdicio leonino iam adiando esse momento. Só aos 76" minutos, Liedson oportuno como sempre, aproveitou uma fifia do keeper adversário para regressar aos golos no campeonato e dar o golpe final no jogo.
Até final ainda houve tempo para desperdiçar mais alguma ocasiões, tamanhas foram as cerimónias em atirar à baliza.
O Sporting ganhou bem usando apenas os serviços minimos, procurando guardar energias para a deslocação a Basileia, embora pudesse e devesse ter feito mais sem ter necessidade de acelerar muito o ritmo à partida.
Positivo:
- Regresso de Liedson aos golos, parece que o periodo de crise já lá vai;
- Golaço de Moutinho;
- Regresso de Pedro Silva à competição;
- Tiui mostrou poder entender-se bem com Liedson, sem ser um finalizador ainda pode ser útil à equipa;
Negativo:
- Quem é o marcador de grandes penalidades? Porquê Polga? Romagnoli tinha dado bem conta do recado, porquê voltar a mudar? Resultado à vista...Não se compreende!!!
- Assobios a Farnerud, por muito que não se goste do rapaz ele não merece este tratamento, a culpa não é dele, quem é que a jogar contra nove tira um avançado para colocar um médio? Não estava Purovic no banco?
- Fraca assistência em Alvalade, o que vem sendo uma constante, a chuva e os muitos jogos em casa não justificam tudo;

Futebol Formação

Iniciados:
Estoril - 1 x SPORTING - 2

Juvenis:
Ac. Santarém - 0 x SPORTING - 2

Juniores:
SPORTING - 7 x Louletano - 0

Modalidades Leoninas

Andebol
Águas Santas - 20 x SPORTING - 21

O Sporting venceu o Águas Santas, por 21-20 (11-14 ao intervalo), no embate que encerrou a 20.ª jornada do Campeonato da Liga Halcon, disputado, na tarde de domingo, 17 de Fevereiro, no pavilhão do emblema nortenho. Triunfo merecido dos «leões», sobretudo pelo rendimento anotado na segunda parte, durante a qual somente sofreram meia dúzia de golos e melhoraram a eficiência atacante, chegando a usufruírem da vantagem de quatro golos à entrada dos derradeiros nove minutos.
De referir a infelicidade de Vladimir Bolotskih – cuja acção nos lances ofensivos estava a ser fundamental – forçado a abandonar o encontro ainda no primeiro tempo na sequência de uma ferida profunda no nariz. De notar, ainda, a ausência de Ricardo Dias e Fernando Nunes, ambos lesionados.
Alinharam e marcaram pelos «leões» – Humberto Gomes; Hugo Canela (1), Vladimir Bolotskih (4), Pedro Cruz (1), Tiago Silva (5), Nuno Roque (5), Márcio Cardoso, Ruben Pacheco, João Pinto (5, 3 de sete metros) e Mitja Lesjak.

Futsal
Alpendorada - 8 x SPORTING - 1

O Sporting perdeu, por 8-1 (5-1 ao intervalo), frente ao Alpendorada, na partida da 17.ª jornada do Campeonato Nacional FUT/Sagres, disputado, na tarde de sábado, no Pavilhão da Escola EB 2, 3, em Alpendorada.
Os «leões» perderam pela terceira vez na prova e só se podem queixar de si próprios, sobretudo pelo que produziram na primeira parte.
No segundo tempo, o Sporting bem procurou inverter o rumo dos acontecimentos, mas a maior posse de bola revelou-se ineficaz ante a boa organização defensiva do adversário. Paulo Fernandes ainda tentou o 5x4 (jogar com o guarda-redes adiantado), porém, também esta estratégia falhou. Todas as grandes equipas têm um jogo mau, tendo sido o que aconteceu ao Sporting.

14/02/08

Marian Had prepara-se para abandonar o Sporting, o eslovaco contratado por empréstimo ao Locomotiv de Moscovo no inicio da temporada vinha ocupar a vaga deixada em aberto por Tello mas nunca se conseguiu impor em Alvalade.
Apesar de ter algumas atenuantes como o facto de ter chegado mais tarde que os companheiro e se ter lesionado logo na fase inicial da temporada, a verdade é que mesmo depois de recuperar fisicamente nunca foi claramente opção para o treinador, mas também não mostrou que o poderia ser das vezes em que foi chamado.
Had que foi olhado com desconfiança por muitos dos adeptos leoninos aquando da sua chegada, confirmou que não era jogador para um clube como o Sporting, sendo por isso natural a sua dispensa, que só aconteceu agora com a chegada de Grimi e devido à prolongada lesão de Pedro Silva.
O eslovaco deixa assim Alvalade com a sensação de nunca ter chegado realmente e sem grandes saudades, embora este deva ter sido o momento mais alto da sua carreira.

Tango de leste

O Sporting regressou em grande à Taça Uefa, com excepção para os primeiros 15" da partida, vimos na minha opinião o melhor Sporting da temporada. Uma equipa dominadora, atacante, desiquilibradora, rematadora, uma verdadeira equipa, pena que não seja sempre assim.

Os leões não entraram bem em jogo e acusaram de alguma forma a pressão alta exercida pelo Basileia que comandou o jogo nos minutos iniciais, dispondo de uma boa ocasião que resultou de uma falha de marcação na grande área leonina.
O Sporting ia tentando sacudir a pressão e pegar no jogo, mas essa tarefa revelava-se dificil, embora no 1º ataque digno de registo os leões tenham mostrado enorme eficácia embora com alguma sorte à mistura. Uma boa jogada colectiva que termina com o remate de Vukcevic no fundo da baliza suiça, decorriam 8" de jogo.
Embora em vantagem no marcador a tendência inicial do jogo mantinha-se e novamente de bola parada o Basileia podia ter chegado ao empate, valeu Rui Patricio com uma grande defesa (a única...) a manter o resultado. Este lance foi como que um alarme que suou em Alvalade, o Sporting acordou, pegou no jogo e não mais cedeu qualquer hipotese ao adversário.
Até ao intervalo a avalanche leonina produziu várias situações de golo, Romagnoli esteve endiabrado, mas o resultado teimava em não alterar-se, o GR suiço e alguma ineficácia iam adiando o 2º golo leonino.
No 2º tempo o Sporting não permitiu qualquer tipo de reacção ao adversário e cedo voltou a impor o seu ritmo forte, atacante e em busca do golo. Os leões criavam e desperdiçavam ocasiões atrás de ocasiões, até que ao minuto 57" numa jogada sublime entre Romagnoli/Moutinho/Vukcevic, o montenegrino entra na área e fuzila autenticamente o guardião adversário, um pontapé indefensável que colocava alguma justiça no resultado.
Há muito que não via um Sporting assim, 2-0 no marcador e a equipa continuava balanceada no ataque em busca de mais golos, e esteve perto de o conseguir por diversas vezes mas com algum azar e desperdicio à mistura não atingiu esse objectivo (ou melhor atingiu, mas em offside bem assinalado).
O Baliseia passou o 2º tempo a tentar suster os ataques leonino e a tentar respirar um pouco as poucas vezes que o Sporting deixou.
Foi um grande Sporting que regressou à Taça Uefa, no jogo 200 do clube na europa do futebol e na estreia de Paulo Bento na competição. Um jogo que orgulhou o historial do clube e que mostrou à equipa que quando quer pode fazer coisas boas, pena que não queiram sempre.
Embora a superioridade do Sporting tenha ficado bem evidente, a eliminatória ainda não está decidida e na próxima semana será necessário atitude semelhante para continuarmos a nossa caminhada.
Positivo:

- Grande exibição colectiva da equipa, embora Romagnoli e Vukcevic tenham sido os que mais se destacaram na minha opinião;
- Regresso do velho Veloso, será para manter???
- Grimi confirma que é reforço, espero que a direcção esteja atenta;
- Apoio à equipa por parte dos adeptos;
Negativo:

- Ausência de público em Alvalade;
- Lesão de Vukcevic que o impedirá de competir 2/3 semanas, num lance perfeitamente evitável;

13/02/08

Road to Manchester

O Sporting tem hoje frente ao Basileia um jogo histórico, não pela eliminatória em questão, mas porque se trata do jogo 200 dos leões nas competições da UEFA.

Os leões recebem hoje os suiços em jogo para os 16 avos de final da Taça Uefa, competição onde o Sporting tem algumas tradições e onde tem de se assumir como potencial candidato à conquista do troféu, o historial do clube assim o exige, por isso espero ver mais logo em Alvalade uma equipa com atitude, ambição e vontade de vencer, sabendo que do outro lado estará uma equipa complicada e que tem feito uma época de grande nivel, mas o Sporting é favorito e tem de o provar dentro das 4 linhas.

Lista de convocados
Guarda-redes: Rui Patrício e Stojkovic
Defesas: Abel, Polga, Pedro Silva, Paulo Renato, Ronny, Tonel e Grimi
Médios: Farnerud, Miguel Veloso, Pereirinha, Moutinho, Romagnoli, Izmailov e Vukcevic
Avançados: Purovic, Tiuí, Celsinho e Liedson

12/02/08

Taça de Portugal: Q. Final

O sorteio de hoje ditou que o Sporting voltasse a jogar em Alvalade a sua caminhada na Taça de Portugal, desta vez o adversário é o E. Amadora que havia ficado isento na eliminatória anterior.
Os leões são francamente favoritos à passagem às meias finais, pois para além do valor colectivo das equipa, o Sporting é o detentor do troféu e joga em casa.
Não há espaço para falhar rumo ao Jamor.

11/02/08

Rumo ao Jamor

Objectivo cumprido em mais um jogo deprimente do meu Sporting.
O jogo do Sporting foi igual a tantos outros, um filme já demasiado rodado em Alvalade, uma espécie de futebol que não entusiasma ninguém, não há ideias, não há fio de jogo, não há nada...
O Sporting até teve 5" iniciais que indiciam algo positivo, mas após o golo de Tonel rapidamente chegou o marasco que habitualmente vimos, ou seja, quase nada.
Apesar de marcar cedo nem isso incentivou a equipa em ir em busca de uma boa exibição, cedo marcamos e cedo começamos a controlar o jogo, resultado disso, mais um golo consentido em mais uma falha de marcação grave.
Valeu o regresso do velho Liedson para que o objectivo fosse alcançado.
O 2º tempo foi mau demais, houve futebol ??? Sinceramente só vi um lance de perigo do Maritimo a abrir e 2 remates do Sporting a fechar, em 45" não tá mau...
Apesar de alguns, poucos, aspectos positivos que se viram no jogo custa-me perceber que porcaria de futebol é aquele que o meu clube pratica e custa-me ainda mais ouvir o Paulo Bento no final dizer que jogamos bem sobretudo na 1ª parte e depois controlamos o jogo (!!!!!!!).
A clara falta de ambição do Sporting neste momento é inconsebivel. O Sporting tem de mandar no jogo os 90" e procurar sempre a baliza contrária, já chega de mediocridade...
Notas:

- estreia positiva de Grimi, parece que temos lateral, ainda não está a 100% fisicamente, mas será uma mais valia para a equipa;
- Stojkovic é claramente carta fora do baralho para PB, o que não devemente os interesses do Sporting;

Modalidades Leoninas

Futsal: Taça de Portugal
SPORTING - 10 x Ereira e benfica - 1

O Sporting qualificou-se para a quarta eliminatória da Taça de Portugal, ao vencer o Ereira e Benfica, por 10-1 (5-0 ao intervalo), na partida disputada, ao fim da tarde de domingo, 4 de Fevereiro, no Pavilhão Paz e Amizade, em Loures.
Um jogo fácil para os «leões» que não precisaram «carregar a fundo no acelerador» para construir uma «goleada» ante um adversário pertencente à série «C» do «Nacional» da III Divisão.
Alinharam e marcaram pelo Sporting – Cristiano Parreiro; Deo (2), Davi, Alex, Café (3), Evandro (2), Zezito, Diogo Santos (2), Bibi, Jorge Fernandes e Dionísio (1).
O sorteio da quarta eliminatória realiza-se no dia 18, no Auditório «Manuel Quaresma», na sede da Federação Portuguesa de Futebol.

Futebol Formação

Iniciados:

SPORTING - 3 x Odivelas - 0

Juvenis:
SPORTING - 3 x Oeiras - 0

Juniores:
U. Leiria - 2 x SPORTING - 3

08/02/08

Um pontapé na crise...

...é o que esperamos amanhã em Alvalade. Com o campeonato perdido, esperemos que os jogadores leoninos saibam desta vez honrar a camisola do leão, mostrem atitude e muita vontade de vencer.


Lista de convocados:
Guarda-redes: Rui Patrício e Stojkovic.
Defesas: Abel, Polga, Ronny, Tonel e Grimi .
Médios: Adrien, Farnerud, Miguel Veloso, Pereirinha, Moutinho e Romagnoli.
Avançados: Purovic, Vukcevic, Tiuí, Celsinho e Liedson.

As pérolas d'A Bola













O jornal ao serviço do galinheiro tem esta semana tentado superar tudo aquilo que é "admissivel" do ponto de vista jornalistico, se é considerar jornalismo a alguns trabalhos do pasquim vermelho.
Depois de uma capa onde o jornal ia finalmente revelar os problemas para a crise leonina e onde afinal tudo o que se lia não era nada mais nada menos do que o todos nós já sabemos, acompanhado por algum delirio jornalistico e material fantasista, hoje o pasquim vermelho supera toda a estupidez apresentando-nos Makukula como o novo Eusébio, tudo isto depois de um exaustivo trabalho cientifico (duração aprox. 10") onde é possivel verificar que ambos rematam de forma semelhante.
A isto é que se chama de rigor jornalistico, pois para além de não saber visualisar a "crise" no galinheiro como faz em Alvalade, embora o clube do recreativo da luz tenha gasto só mais 24 milhões de euros em reforços para estar num patamar semelhante, ainda conseguem vislumbrar um novo Eusébio pela simples forma de rematar pois para além de Makukula só mais 99754 jogadores o conseguem...

Isenção jornalistica made in Jornal A Bola.

06/02/08

Modalidades Leoninas

Taça Portugal: Andebol
Ac. Amadora - 24 x SPORTING - 33

O Sporting, ao ganhar, no burgo da Académica da Amadora, por 33-24, em jogo disputado ao fim da tarde de terça-feira, 5 de Fevereiro, qualificou-se para os oitavos-de-final da Taça de Portugal.
Um jogo totalmente dominado pelos pupilos de José Tomaz e cujo resultado final poderia ser muito mais dilatado se não fossem as muitas oportunidade de golo desperdiçadas no decurso do segundo tempo.
Um ciclo onde o sector defensivo se exibiu em grande plano (apenas oito golos sofridos), rectificando, deste modo, o facilitismo observado nos primeiros 30 minutos.
Alinharam e marcaram pelos «leões»: Humberto Gomes e Ricardo Correia; Hugo Canela, Vladimir Bolotskih (3), Pedro Cruz (4), Tiago Silva (6), Nuno Roque (3), Márcio Cardoso (1), Ruben Pacheco, João Pinto (4), Mitja Lesjak (8), Welsau Bungué e Fernando Nunes (4).
Atletismo
Sporting conquista nacionais de atletismoAs equipas masculina e feminina de atletismo do Sporting sagraram-se, novamente, campeãs nacionais de pista coberta. A formação masculina venceu o 13.º título consecutivo, enquanto que a feminina sagrou-se campeã nacional pela 14.ª vez consecutiva.De destacar que Edi Maia, no salto com vara, estabeleceu um novo recorde nacional de sub-23, alcançando a marca de 5,15 m. Nos dois dias de provas e no que diz respeito à equipa masculina, o Sporting ficou classificado na primeira posição por 10 vezes, enquanto que a formação feminina alcançou o primeiro posto em 11 provas.
Classificação final Masculinos:
1.º Sporting, 74 pontos;
2.º SL Benfica,58;
3.º FC Porto, 58;
Classificação final Femininos:
1.º Sporting, 78 pontos;
2.º FC Porto,58;
3.º JOMA, 48;

04/02/08

Uma espécie de equipa...

Foi um Sporting igual ao que tantas vezes já vimos esta época, uma equipa sem agressividade, lenta, sem ideias, ausente do jogo e que insiste em dar 45" de vantagem aos adversários.
Quando se pensaria que a pior fase da equipa estava ultrapassada, eis que voltamos à estaca zero. Não se percebe que raio de equipa é aquela, que futebol é aquele, qual o motivo para tanta irregularidade exibicional...

A equipa leonina durante o 1º tempo foi uma autêntica nulidade, apenas dispondo de um lance de algum perigo criado e finalizado por Vukcevic.
O meio campo leonino não funciona e a equipa não consegue produzir o que quer que seja, Izmailov que vinha somando pontos e grandes actuações foi um corpo ausente durante todo o tempo que esteve em campo, Romagnoli fez mais uma exibição apagada, Veloso continua lento, pesado e não consegue sair a jogar, Moutinho é o único que consegue ter algum descernimento, mas num tão grande deserto de ideias é dificil fazer melhor.

No segundo tempo deu-se a estreia de Tiui e apesar de algumas (poucas) melhorias em termos exibicionais, o Sporting conseguiu acercar-se mais da baliza do Belenenses, embora esse maior dominio fosse consentido por parte dos homens da cruz de cristo que procuravam o contra-ataque.
Durante estes 45" apenas de bola parada os leões conseguiram criar perigo com 2 bolas nos ferros da baliza adversária, azar ou falta de sorte? Também, mas o Sporting nada fez por procurar ou merecer-la acabando o resultado por ser justo.

Para grande mal dos que tanto gostam do Sporting, esta temporada arriscamo-nos a fazer um brilharete, mas pela negativa, de tão mal que esta equipa joga e representa as nossas cores.
Nas 10 deslocações fora de Alvalade o Sporting apenas venceu 2 jogos e marcou 6 (!!!!!) golos, menos que o último classificado da liga, estes indicadores deverão querer dizer alguma coisa. É certo que Liedson anda arredado dos golos e dos velhos tempos, mas não é menos certo que a equipa não produz ofensivamente nem um pouco do que deveria.
O Sporting tem de jogar sempre ao ataque e a dominar o jogo e o que nós assistimos é precisamente o inverso. Se a equipa não rende, é necessário alterar alguma coisa, Celsinho e Adrien estão cheio de vontade de correr e mostrar serviço ao contrário de alguns que semana após semana continuam a passear a camisola verde e branca...

Modalidades Leoninas


Futsal
SPORTING - 6 x Boavista 1
Sporting bateu o Boavista, por 6-1 (3-1 ao intervalo), na partida referente à 16.ª jornada do «Nacional» da I Divisão Fut/Sagres, disputada, na tarde de sábado, 2 de Fevereiro, no Pavilhão Paz e Amizade, em Loures.
Vitória inatacável da formação capitaneada por Zezito sobre um opositor cuja estratégia incidiu, especialmente, em defender logo à saída do meio-campo, procurando, deste modo, retardar, o mais tempo possível, que a superioridade dos anfitriões se materializasse em golos.Os «leões» somam e seguem no principal evento do futsal luso. Depois do sucesso adregado ante o SL Olivais um folgado triunfo frente ao Boavista. Que começou a ser construído logo aos cinco segundos, por Alex, e acabou com três golos de rajada (32, 33 e 35 minutos), o 4-1 a cargo de Davi e os dois últimos tendo a maravilhosa chancela do pé esquerdo de Café. De permeio, os «leões» capricharam em anotar uma prestação de boa qualidade, quer a defender – podem contar-se pelos dedos de uma só mão os erros defensivos cometidos – quer a atacar – privilegiando, nesta capítulo, uma contínua circulação da bola sempre com o objectivo de criar desequilíbrios no «coração» do extremo reduto forasteiro.
Não foi fácil abater a resistência contrária; todavia a paciência, a serenidade e a concentração – desta vez não se viu a «atracção pelos abismo, ou seja, colocar, em perigo, no «cair do pano», a vantagem anteriormente conseguida – reveladas pelos pupilos de Paulo Fernandes acabaram por ser determinantes na consumação da «goleada». Uma nota curiosa a referir: o Sporting terminou o embate com cinco unidades portuguesas em campo: João Benedito, João Matos, Jorge Fernandes, Diogo Santos e Bibi. Este, o único que não foi formado em Alvalade. Uma «bofetada sem mão» para aqueles que apregoam, aos sete ventos, que o Sporting só joga com brasileiros...
Andebol
Madeira/ACF - 29 x SPORTING - 29
O Sporting empatou a 29 golos (16-15 ao intervalo), no Pavilhão do Marítimo, frente ao Madeira/ACF, no embate referente à 18.ª jornada do Campeonato da Liga Halcon, disputado ao fim da tarde de sábado, 2 de Fevereiro.
Madeirenses e «leões» protagonizaram um duelo equilibrado. Desde o abrir e até ao fim das hostilidades, conforme explica a evolução do marcador, sem vantagens folgadas para qualquer dos emblemas. Todavia, os comandados de José Tomaz estiveram muito mais precipitados na finalização, falhando 26 remates contra 19 dos visitados. A causa primordial para não terem regressado a Lisboa com o triunfo na bagagem.
Alinharam e marcaram pelo Sporting – Humberto Gomes e Ricardo Correia; Hugo Canela (1), Vladimir Bolotskih (3), Pedro Cruz (3), Tiago Silva (3), Nuno Roque (3), Márcio Cardoso, Ricardo Dias (1), João Pinto (5, 4 de sete metros), Mitja Lesjak (8) e Fernando Nunes (2).

01/02/08

Vamos a eles...


Domingo, 19.30h (Sport tv 1)