14/02/08

Tango de leste

O Sporting regressou em grande à Taça Uefa, com excepção para os primeiros 15" da partida, vimos na minha opinião o melhor Sporting da temporada. Uma equipa dominadora, atacante, desiquilibradora, rematadora, uma verdadeira equipa, pena que não seja sempre assim.

Os leões não entraram bem em jogo e acusaram de alguma forma a pressão alta exercida pelo Basileia que comandou o jogo nos minutos iniciais, dispondo de uma boa ocasião que resultou de uma falha de marcação na grande área leonina.
O Sporting ia tentando sacudir a pressão e pegar no jogo, mas essa tarefa revelava-se dificil, embora no 1º ataque digno de registo os leões tenham mostrado enorme eficácia embora com alguma sorte à mistura. Uma boa jogada colectiva que termina com o remate de Vukcevic no fundo da baliza suiça, decorriam 8" de jogo.
Embora em vantagem no marcador a tendência inicial do jogo mantinha-se e novamente de bola parada o Basileia podia ter chegado ao empate, valeu Rui Patricio com uma grande defesa (a única...) a manter o resultado. Este lance foi como que um alarme que suou em Alvalade, o Sporting acordou, pegou no jogo e não mais cedeu qualquer hipotese ao adversário.
Até ao intervalo a avalanche leonina produziu várias situações de golo, Romagnoli esteve endiabrado, mas o resultado teimava em não alterar-se, o GR suiço e alguma ineficácia iam adiando o 2º golo leonino.
No 2º tempo o Sporting não permitiu qualquer tipo de reacção ao adversário e cedo voltou a impor o seu ritmo forte, atacante e em busca do golo. Os leões criavam e desperdiçavam ocasiões atrás de ocasiões, até que ao minuto 57" numa jogada sublime entre Romagnoli/Moutinho/Vukcevic, o montenegrino entra na área e fuzila autenticamente o guardião adversário, um pontapé indefensável que colocava alguma justiça no resultado.
Há muito que não via um Sporting assim, 2-0 no marcador e a equipa continuava balanceada no ataque em busca de mais golos, e esteve perto de o conseguir por diversas vezes mas com algum azar e desperdicio à mistura não atingiu esse objectivo (ou melhor atingiu, mas em offside bem assinalado).
O Baliseia passou o 2º tempo a tentar suster os ataques leonino e a tentar respirar um pouco as poucas vezes que o Sporting deixou.
Foi um grande Sporting que regressou à Taça Uefa, no jogo 200 do clube na europa do futebol e na estreia de Paulo Bento na competição. Um jogo que orgulhou o historial do clube e que mostrou à equipa que quando quer pode fazer coisas boas, pena que não queiram sempre.
Embora a superioridade do Sporting tenha ficado bem evidente, a eliminatória ainda não está decidida e na próxima semana será necessário atitude semelhante para continuarmos a nossa caminhada.
Positivo:

- Grande exibição colectiva da equipa, embora Romagnoli e Vukcevic tenham sido os que mais se destacaram na minha opinião;
- Regresso do velho Veloso, será para manter???
- Grimi confirma que é reforço, espero que a direcção esteja atenta;
- Apoio à equipa por parte dos adeptos;
Negativo:

- Ausência de público em Alvalade;
- Lesão de Vukcevic que o impedirá de competir 2/3 semanas, num lance perfeitamente evitável;

4 rugido(s):

Mário Silva disse...

Mais um golo era o ideal e atenção porque o Basileia tinha 6 jogadores lesionados e 5 desses são titulares.

Visconde disse...

Tb concordo com isso, mas uma coisa é certa, somos superiores e só temos de o demosntrar.

SL

Cozinheiro Sueco disse...

Meus amigos, acredito que isto agora engate. Finalmente (ao que parece) passamos a jogar 11 para 11.

David Caetano disse...

Parabéns pela vitória. O caminho para a fase seguinte está aberto bastando não se desconcentrarem no jogo da 2ª mao.

Lamento a lesão do Vukcevic e espero que recupere a tempo de jogar contra o Benfica porque, contra uma defesa daquelas, iria com certeza fazer miséria.

Aquele abraço